quarta-feira, 2 de novembro de 2016

KIM KATAQUIRI, DO MBL, É O NOVO CHEFE FASCISTA


Os Kataguiris do MBL são loucos por holofotes; querem ser reconhecidos como heróis do retrocesso. Contam com a impunidade e com o silêncio absoluto de seus aliados na mídia. Nesse ponto, vejam só, estamos pior ainda do que estávamos na ditadura passada. 


Brasil 247

Por Luis Felipe Miguel

Um traço característico da cosmovisão fascista é a exaltação da força. O próprio Mussolini era um brutamontes, mas muito de seus seguidores não – e fica aquela coisa caricata, do chefete fascista mirrado falando da superioridade dos fortes, tipo o Plínio Salgado.

No Brasil atual, isso sempre me vem à mente quando vejo o impagável astrólogo Olavo de Carvalho prometendo que vai dar porrada em todo mundo, com seu fôlego bronquítico de velho fumante inveterado.

Mas agora o exemplo máximo é Kim Kataguiri. É verdade que ele é "atlético": é um dos golden boys da Atlas Foundation no Brasil. (Desculpem o péssimo trocadilho.) Está lá, franzino, anunciando invasões a escolas, retiradas a força. É o novo chefete fascista, comandando a escalada de violência do MBL.

Foi Sylvia Moretzsohn quem me chamou a atenção para a semelhança com o CCC, o "Comando de Caça aos Comunistas" da época da ditadura. As forças de repressão do Estado, judiciário incluído, fazem uma parte do serviço - com desenvoltura cada vez maior, como mostra a incrível decisão do juiz brasiliense autorizando o uso de tortura contra estudantes. A outra parte vem de grupos da extrema-direita, que usam a violência para intimidar a resistência. Essas novas milícias, tudo indica, estão formadas pelo MBL e grupelhos que o orbitam.

O CCC, no entanto, sempre viveu meio nas sombras. Até hoje, Boris Casoy faz de tudo para apagar sua vinculação com o grupo. Já os Kataguiris do MBL são loucos por holofotes; querem ser reconhecidos como heróis do retrocesso. Contam com a impunidade e com o silêncio absoluto de seus aliados na mídia. Nesse ponto, vejam só, estamos pior ainda do que estávamos na ditadura passada.

Fonte Brasil 247


Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org