segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais três ações do MP acusam Riva de desviar milhões dos cofres da Assembléia Legislativa. Ações estão nas mãos do juiz José Zuquim, que quer ser dese


VEJA AQUI O INTEIRO TEOR DAS AÇÕES. AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO NA ASSEMBLÉIA SÓ FAZEM CRESCER! SÓ QUE OS PROCESSOS NÃO ANDAM!



José Geraldo Riva (PP-MT), o parlamentar mais processado por corrupção no Estado de Mato Grosso, em todos os tempos da história política deste Estado, a cada dia que passa é um parlamentar mais e mais processado. Esta semana, mais precisamente nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2009, o promotor de Justiça Célio Fúrio ingressou na Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, comandada, atualmente, pelo juiz José Zuquim, com três novas Ações de Ressarcimento de Danos ao Erário c/c Pedido Liminar de Indisponibilidade de Bens e Exibição de Documentos contra o deputado Riva, incluindo também na denúncia, como réus ao lado de Riva, o atual conselheiro do TCE Humberto Bosaipo (ex-deputado e ex-presidente da Assembléia) e um grupo de funcionários liderado pelo ex-tesoureiro da Assembléia, o economista Guilherme Garcia. Será que a lentidão com que estas ações estão sendo analisadas tem algo a ver com o fato do juiz Zuquim disputar, atualmente, uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça? Eis um belo tema para a nossa grande imprensa mato-grossense investigar!

O Ministério Público Estadual, ainda comandado pelo procurador Paulo Prado, não mantém um sistema de informações, em seu saite, que permita à imprensa ou ao cidadão interessado, acompanhar o montante de ações civis já protocoladas contra Riva e seus parceiros. Os processos já seriam mais de 80. O montante que o MP acusa Riva de ter desviado já passa da casa dos 100 milhões de reais. Só as seis novas ações que o MP ingressou nesta semana apontam um rombo de mais de R$ 10 milhões de reais. Só que o poderoso esquema montado por Riva sobre a própria Assembléia, não tem permitido que essas ações sejam debatidas e discutidas em plenário. O deputado Otaviano Piveta (PDT), que, ao se eleger prometia uma atuação anti-Riva, emudeceu-se, calou-se, acomodou-se. O deputado e radialista Roberto França, que tenta dar um tom moralizante a seu programa na TV, não fala de questões como essa e trafega com desenvoltura ao lado de Riva, dentro e fora do parlamento. O deputado petista Alexandre César que antes de virar deputado chegou a ser um dos líderes da "lavagem da Assembléia", promovida pelos movimentos populares, no sentido de denunciar a corrupção que existiria em nosso parlamento, hoje, para surpresa e espanto de todos, compõe a base de apoio a Riva, ao lado de outro petista, o deputado Ademir Brunetto. Recentemente, Riva foi empossada, pela quarta vez, como presidente da Assembléia - sendo que, desta vez, anuncia ter contado com a unanimidade dos votos dos seus pares.

A grande imprensa de Mato Grosso não prioriza o acompanhamento sistemático deste caso, até o seu desiderato, por razões que só contribuem (na modesta avaliação deste blogueiro) para o descrédito de emissoras e veículos como A GAzeta, Tv Centro América (afiliada da Rede Globo, SBT, Diário de Cuiabá, Tv Rondon, Resumo do Dia, etc, etc. Restam, então, essas pílulas de informação divulgadas por saites como esta deficiente mas renitente PÁGINA DO E. Claro que, a qualquer momento podem acontecer surpresas - e a grande imprensa, se liberando das atuais amarras, mostrar todos os ângulos desta notícia atualissima que é a luta do Ministério Público Estadual contra a corrupção no comando da Assembléia!

Confira, nos links abaixo, com seus próprios olhos, o inteiro teor das três novas ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal contra Geraldo Riva

http://www.scribd.com/doc/12458099/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Granprix

http://www.scribd.com/doc/12457957/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Comilao

http://www.scribd.com/doc/12457814/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Brindes

Confira, nos links abaixo, o inteiro teor das três ações divulgadas pela PÁGINA DO E na sexta-passada.

http://www.scribd.com/doc/12345210/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Luti

http://www.scribd.com/doc/12345254/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Baronia

http://www.scribd.com/doc/12346222/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Locadora


****************************************************************

RELEIA, AGORA, MATÉRIA QUE A PAGINA DO E DIVULGOU EM 1/2/2009:

Para se defender, Riva diz que sofre "perseguição política". Ele tenta se fazer vítima de promotores e juízes. E os muitos que o aplaudem?!

O juiz Agamenon Moreno, então titular da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular determinou, em junho de 2008, o afastamento de Riva do comando da Assembléia. Os promotores Célio Furio e Roberto Turim (foto) deram coletiva para explicar que é preciso que Riva seja afastado para que cessam as manobras protelatórias que impedem que o MP tenha acesso a documentos importantes para esclarecer o desvio de enorme quantia (quase 100 milhões de reais!) dos cofres da Assembléia. A reação de Geraldo Riva, sem maiores novidades, foi emitir uma nota argumentando, novamente, que é vitima de "perseguição política". Sobre a grana que o MP diz que sumiu dos cofres da Assembléia, Riva não diz nada.

Este é um roteiro de idas e vindas que vem se repetindo há exatos 15 anos, com o MP tentando efetivar seus processos contra Riva e recuperar o dinheiro pretensamente desviado e Riva se mantendo no comando da AL aonde, pelo que se teme, e o juiz Gonçalo de Barros Neto deixou isso bem explicito na liminar que concedeu pelo afastamento do deputado do cargo de primeiro secretário da AL - novos escândalos e novos desvios podem estar sendo gerados. Gonçalo de Barros foi outro juiz que determinou o afastamento de Riva. Só que as duas sentenças foram derrubadas no Tribunal de Justiça.

O que voce acha: Riva é uma vítima ou é um homem hábil em se esquivar da ação da Justiça? O julgamento da opinião publica, neste caso, também é importante. Volto a reproduzir, abaixo, a nota divulgada, naquela oportunidade, pelo deputado Geraldo Riva:

“Tomei conhecimento da decisão absurda do juiz Agamenon Moreno através da imprensa. Quero ressaltar que considero essa decisão esdrúxula, principalmente pela fragilidade de seus argumentos e pelo nítido cunho político que foi utilizado. Mesmo assim, respeito tal decisão e a combaterei na esfera judicial, através de recurso adequado. Como cidadão, creio ser fundamental o fato de que a Justiça oportuniza, através do duplo grau de jurisdição, o combate a decisões injustas como essa, que visa nitidamente desgastar a minha imagem perante a opinião pública. O juiz afirma em seu despacho que, como primeiro-secretário, eu teria o poder de influenciar os demais parlamentares. Ora, caso eu seja afastado da Mesa Diretora, continuarei exercendo meu mandato de deputado, com direito a voto e o mesmo relacionamento com meus colegas deputados. Por isso, tenho convicção de que o argumento do juiz não se sustenta em sua fragilidade. Tudo nos leva a crer que está havendo uma perseguição implacável do Ministério Público Estadual contra a minha pessoa. E que o MPE, através de muita pressão, vem obtendo liminares para expor minha imagem. Mas estou tranqüilo e tenho convicção de que os desfechos dessas ações irão evidenciar que não cometi quaisquer crimes. Retorno a Cuiabá nas próximas horas e estarei à disposição para ser notificado. Tão logo isso aconteça, meus advogados ingressarão com o recurso necessário contra a decisão do juiz no Tribunal de Justiça.”

Deputado José RivaPrimeiro-Secretário da Assembléia

*********************

CONFIRA AQUI O RELATO DOS PROMOTORES QUE INVESTIGAM A CORRUPÇÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. SÃO DOCUMENTOS OFICIAIS. São ações que também estão na Justiça esperando por decisão final.

http://www.scribd.com/doc/11530735/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Empresaantonelliturismo-r-425979679

http://www.scribd.com/doc/11531223/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Churrascaria-Franquini-r-198959405

http://www.scribd.com/doc/11531375/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Grafica-Viva-Cor-e-Outros-r-1224838041

http://www.scribd.com/doc/11531473/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Empresa-Dp-Quintana-r-286904479

***************************************************

Riva diz que não há provas contra ele e afirma: ''não roubei'' O deputado José Riva (PP) aproveitou (a entrevista coletiva de que participou, no dia de sua posse ) para afirmar que não teme aos mais de 70 processos de improbidade administrativo a qual responde e afirma: “não roubei”. Ele garante que não há provas contra ele e tem convicção de sua inocência.

“Tenho certeza das ações transparentes que realizamos e vou continuar trabalhando. Não houve desvio de dinheiro, se não essa casa não seria o que é hoje”, declarou em entrevista após ser empossado presidente da Assembléia Legislativa pela quarta vez.

Riva destacou que sua carreira política foi construída ao longo do tempo e por isso não se preocupa com as denúncias contra ele. O deputado também destacou as mudanças que ocorreram e o rigor cobrado pela Casa na contratação de empresas. “Não vamos cometer erros antigos. Hoje uma empresa para ser contratada tem que cumpri uma série de exigência”, explicou.
Fonte: Olhar Direto - 2.2.2009


Fonte:Pagina do Enock

www.paginadoe.com.br

Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org