sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia Internacional Contra a Corrupção

"Mas se as fraudes da política causam indignação é porque a maioria dos brasileiros acha que vale a pena ser honesto. Então, este sentimento tem que ser utilizado como base para a construção de uma cultura ética, que certamente passa pela educação e pelo exercício pleno e diário da cidadania". (A impunidade contagia) Jornal Folha de Contagem

Caminhada Mato-grossense pela Ética, Cidadania e Transparência.

A corrupção não é um fenômeno que ocorre de forma isolada no Brasil, tampouco é característica da cultura brasileira. Com a intensificação das relações internacionais e fortalecimento da globalização, o problema atingiu escala mundial. Diante disso, para maximizar as ações de prevenção e combate à corrupção e acompanhar a evolução da sociedade internacional no combate a esse mal, o Governo Brasileiro vem ampliando e fortalecendo suas relações com outros países, visando à cooperação e à integração na prevenção e combate à corrupção.


Com esses objetivos, o Brasil já ratificou três tratados Internacionais que prevêem a cooperação internacional nessa área, inclusive a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, celebrada no dia 9 de dezembro, na cidade mexicana de Mérida.



Todos os anos a Controladoria Geral da União – CGU apóia as comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção, que será lembrado este ano em Mato Grosso com a realização da “Caminhada mato-grossense pela Ética, Cidadania e Transparência”, no dia 12 de dezembro, a partir das 08:00hs.



O início da caminhada será na Praça da República/Catedral Metropolitana, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas e finalizando no estádio de futebol do “Liceu Cuiabano”.



Neste local haverá um ato público com apresentação do Portal da Transparência e ações da Controladoria Geral da União na prevenção e estímulo ao combate à corrupção, além de pronunciamentos de representantes das organizações que coordenarão a caminhada.