domingo, 22 de novembro de 2009

VITÓRIA DE CLÁUDIO STÁBILE É VITÓRIA DA ADVOCACIA

Na foto abaixo Eduarti ao lado do amigo “ceará” durante as eleições da OAB/MT


"Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global". (Carlos Roberto Sabbi)

VITÓRIA DE CLÁUDIO STÁBILE É VITÓRIA DA ADVOCACIA

Por Eduarti Fraga


As eleições da OAB de 2009 acabaram quando foi depositado o derradeiro voto na urna eletrônica e qualquer opinião pessoal contrária a inequívoca voz das urnas nesse momento está eivada de cegueira e surdez e nesse momento é conjectura, falta de tato da situação, apenas para ficar nesses sentidos humanos básicos, já que o Dr. Cláudio sequer tomou posse, cujo ato será em 1º de janeiro de 2010, quando então começará a formatação da eleição da OAB de 2012.

Sua plataforma de trabalho foi amplamente exposta e debatida com a classe, nos quatro cantos de Mato Grosso e estaremos juntos colocando-a em prática, dentro do rumo traçado e aprovado pela classe e qualquer cobrança só será legítima, pertinente e oportuna no futuro, e esperamos contar com trabalho real dos interessados nas diversas comissões temáticas existentes mais as que serão criadas para abrigar mais de 1200 advogados interessados em participar e dar à classe sua contribuição pessoal, concreta; as idéias expostas e artigos escritos são importantes, contudo se legitimam mais ainda com trabalho real prestado.
Demos à sociedade mato-grossense um exemplo de democracia e pluralidade, nossas eleições se transformaram numa bela festa. Não se registrou um único incidente. A sede da OAB/MT ficou pequena para o tamanho da importância do pleito, nas próximas eleições da ordem ocuparemos, por certo, um dos centros de convenções da Capital para dar maior conforto aos eleitores e militância. O debate de idéias venceu e engrandeceu ainda mais a profissão que escolhemos.

Observo por último que outro grande vencedor desta eleição foi sem dúvida o Dr. Francisco Faiad, embora uns admitam e outros não, eleito Conselheiro Federal da OAB, que mesmo carregando o inevitável desgaste de duas administrações seguidas e objeto de um denuncismo jamais visto, teve contra sí unidas, em "balaio de gatos e lebres", todas as forças, raivosas ou ingênuas, contrárias, até pessoalmente, e fez com folga seu sucessor em chapa mais de 60% renovada.

A sociedade civil e suas entidades (a exemplo do MCCE) e a classe ganham pela gestão pró-ativa. Não nos surpreendamos que Mato Grosso tenha na nova gestão ainda mais destaque junto ao Conselho Federal da OAB, que já nos orgulha em termos um dos nossos atuais Conselheiros Federais, o Dr. Almino Afonso, emprestado como ministro do Conselho Nacional do Ministério Público. Quem viver verá.


Eduarti Matos Carrijo Fraga – Advogado em Cuiabá – Dir. Tesoureiro atual da Caixa de Assistência dos Advogados de MT, eleito Vice-Presidente da CAAMT.