sábado, 25 de setembro de 2010

NAS ESCOLAS, MCCE E SINTEP SUBSEDE DE CUIABÁ DISCUTEM ‘LEI FICHA LIMPA’


“Quem vota com pleno conhecimento sobre fatos da vida de seu candidato erra menos, porque conhece o passado, os projetos e as intenções do pretendente a cargo público.” (Ceará)

Ceará do MCCE dando palestras para alunos na escola Cesário Neto

Em vista do processo eleitoral, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e Sintep Subsede de Cuiabá, vem discutindo com alunos de escolas públicas e particulares sobre a importância de fiscalizar a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/010) nas eleições deste ano. E vem se impressionando com o nível de envolvimento dos discentes e professores com o assunto.

Além das universidades, neste ano foram realizadas palestras nas escolas Cesário Neto, Siqueira Caldas, Liceu Cuiabano, Almira Valadares, Ana Maria do Couto, Pascoal Moreira Cabral, Ferreira Mendes, Zelia de Almeida, Antonia Tita, André Avelino, Dione Augusta, e Marcelina de Campos entre outras. Em todas elas o assunto ‘eleição’ e ‘ficha limpa’ chama a atenção da juventude, ao contrário do que pensam (equivocadamente) alguns políticos.

“Queremos despertar a consciência pública da defesa da Lei Ficha Limpa, procurando explicar a importância de sua observação pelos candidatos e gestores públicos, estes últimos depois de eleitos. Na medida em que o eleitor conhece a lei, certamente o seu voto é mais seletivo e ele cobrará futuramente os compromissos de seu escolhido” revela Antonio Cavalcante, o Ceará, coordenador estadual do MCCE.

A estratégia de conversar com os alunos sempre foi trabalho desenvolvido pelo MCCE, que tem como parceiro na empreitada o SINTEP Sub Sede Cuiabá. Durante as palestras o MCCE e Sintep distribuem um impresso com “Os Dez Mandamentos do Voto Consciente”, um ‘check list’ a ser seguido pelo eleitor.

Segundo Ceará “Quem vota com pleno conhecimento sobre fatos da vida de seu candidato erra menos, porque conhece o passado, os projetos e as intenções do pretendente a cargo público.”

“O TCE de Mato Grosso está dando um exemplo de abertura que a maioria dos órgãos públicos não faz. Estamos tendo a oportunidade de falar sobre um tema para um publico muito importante, que são os gestores públicos. A Lei da Ficha Limpa já faz parte da pauta do dia a dia da sociedade”. (Vilson Nery)

Advogado Wilson Neri do MCCE no Ciclo de capacitação dos jurisdicionado, em Sinop


Neste ano o MCCE participou de atividade em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), durante curso de capacitação de gestores públicos e de Seminário promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), e nas ocasiões explanou sobre a Lei Ficha Limpa, aspectos constitucionais controvertidos. Também foram realizadas reuniões em igrejas e associações de moradores.

O Movimento está preparando o ‘Plantão da Ficha Limpa” no dia da eleição (03/10) e, com o auxilio de colaboradores, pretende fiscalizar e denunciar os abusos e crimes eleitorais. O site do MCCE na internet (www.mcce-mt.org)  vem recebendo denúncias em áudio, vídeo, fotografia e texto. Após checadas, são dirigidas aos órgãos de investigação e punição.

Alunos do Liceu Cuiabano participando da palestra do MCCE e Sintep subsede de Cuiabá


Visite a pagina do MCCE-MT
 www.mcce-mt.org