quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A FILA ANDA


"Vagas que Mariano Travassos, Ferreira Leite e Tadeu Cury não souberam honrar serão preenchidas dia 5. Maria Aparecida Ribeiro, José Zuquim e Rondon Bassil despontam como favoritos para compor Tribunal de Justiça".(Pagina do E)



Maria, Rondon e Zuquim serão eleitos no dia 5

Antonielle Costa

Os juízes Rondon Bassil, Maria Aparecida Ribeiro e José Zuquim serão eleitos desembargadores em sessão extraordinária no próximo dia 5, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A informação foi confidenciada ao Mato Grosso Noticias, por uma fonte ligada ao Poder Judiciário.

As vagas estão abertas em decorrência da aposentadoria dos desembargadores Mariano Travassos, José Ferreira Leite e José Tadeu Cury. No mês de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a eficácia da liminar do ministro Celso de Mello, que mantinha os magistrados nos quadros do TJ.

Rondon Bassil e José Zuquim serão escolhidos pelo critério de antiguidade. Já na disputa por merecimento deve ser eleita a juíza Maria Aparecida Ribeiro. Ela ficou na segunda colocação na disputa realizada no mês de julho.

Com a eleição, o quadro do Pleno do TJ fica completo, uma vez que dois desembargadores estão afastados por decisão do Superior Tribunal de Justiça, José Luiz de Carvalho e Evandro Stábile.

Tiveram as inscrições deferidas para a disputa Rondon Bassil Filho, José Zuquim, Adilson Polegato, Sebastião Barbosa, Elinaldo Veloso, Nilza Maria de Carvalho, Helena Maria Bezerra, Flávia Catarina de Amorim Reis, Serly Marcondes, Cleuci Terezinha Chagas, Maria Aparecida Ribeiro, Maria Aparecida Fago e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

Mulheres no Poder

A juíza substituta de 2° grau, Marilsen Addario, foi eleita desembargadora no mês de julho. Ela disputou uma vaga por merecimento aberta com a aposentadoria de Teomar de Oliveira, que completou 70 anos – idade limite para permanência no serviço público.

Marilsen foi a quarta mulher a compor o Pleno do Tribunal de Justiça. Atualmente ocupam cadeiras no tribunal as desembargadoras Maria Helena Póvoas, Clarice Claudino da Silva e Maria Erotides Baranjak.
Sendo eleita, Maria Aparecida será a 5º mulher a integrar a Corte.

FONTE MATO GROSSO NOTICIAS

Saiba Mais:

TJ escolhe desembargadores dia 5; três juízes são cotados



 Maria Aparecida, Rondon Bassil e José Zuquim são cotados para as três vagas no TJMT


LAÍCE SOUZA
DO MIDIAJUR

A escolha dos três novos desembargadores para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e que vão ocupar vagas abertas com as aposentadorias compulsórias, impostas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a Mariano Alonso Ribeiro Travassos, José Tadeu Cury e José Ferreira Leite, vai ocorrer no dia 5 de outubro. 

As vagas estão abertas desde junho deste ano. 

Os dados referentes aos candidatos já foram encaminhados pela Corregedoria Geral da Justiça para a presidência do Tribunal, responsável por conduzir o processo de escolha.

As três vagas serão ocupadas levando em consideração os critérios de antiguidade e merecimento. 

Duas vagas são destinadas aos mais antigos e uma será por merecimento. A eleição é aberta e o voto tem de ser fundamentado.

Os dois magistrados mais antigos e que estão aptos a participar da disputa são Rondon Bassil Dower Filho e José Zuquim Nogueira. 

Ambos não têm nenhum ato funcional que desabone a sua aprovação. 

Assim, eles devem ser escolhidos para ocupar a função sem nenhum tipo de rejeição.

Já para a vaga por merecimento a mais indicada é a juíza Maria Aparecida Ribeiro. 

Na última eleição para desembargador, ela figurou como segunda na lista tríplice que elegeu Marilsen Andrade Addário. 

Estão inscritos os seguintes juízes:

Rondon Bassil Dower Filho
José Zuquim Nogueira
Adilson Polegato de Freitas
Sebastião Barbosa Farias
Elinaldo Veloso Gomes
Nilza Maria Pôssas de Carvalho
Helena Maria Bezerra Ramos
Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis
Serly Marcondes Alves
Cleuci Terezinha Chagas
Maria Aparecida Ribeiro
Maria Aparecida Ferreira Fago
Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

Fonte: Mídia News

Visite a pagina do MCCE-MT