domingo, 7 de outubro de 2012

PLANTÃO DO MCCE RECEBE NOTÍCIAS CRIMES ELEITORAIS DE TODO O ESTADO


“Não existe melhor controle da corrupção que o exercício diário da cidadania” ( Juíza Denise Frossard) 




Desde as primeiras horas deste domingo (07/10) diversas entidades estão reunidas para combater a compra de votos nessas eleições, por meio do “Plantão da Cidadania”. O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), a ONG MORAL, o Movimento “nas ruas” e a Comissão de Direito Eleitoral da OAB estão recebendo informações e denúncias pelos telefones (3623 9199/3624 1272) e pelo site do MCCE (www.mcce-mt.org).
Até agora chegaram notícias de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Jaciara e Nova Lacerda. As informações são repassadas de imediato ao Setor de Inteligência da Polícia Civil de MT, para as providências.
Acesse www.fb.com/nasruas.mt e clique no álbum do Plantão.

Saiba mais:

MCCE recebeu 40 denúncias de compra de voto no dia da eleição 

 Conforme coordenadores, número reduziu nesta eleição


JARDEL PATRÍCIO ARRUDA
ESPECIAL PARA A FOLHA DO ESTADO


O Movimento de Comba-te à Corrupção (MCCE) recebeu 40 denúncias de compra de votos na eleição de ontem. O número é pequeno e indica de modo paradoxal tanto as vitórias quanto os reveses da entidade, que atua nesse Estado há 12 anos. Se por um lado mostra a diminuição de uma prática antes corriqueira, por outro lado, pode ser indí-cio da evolução dos métodos utilizados para corromper o eleitor. “O volume (de denúncias), se comparado a eleições passadas, diminuiu. Mas se até o fim do dia o número de fichas sujas eleitos continuar alto, então eles fizeram algo que não pegamos”, disse um dos coordenadores do MCCE,Vilson Nery.
 
E fora qualquer novo método de compra de votos que possa ter surgido, outras formas de ganhar o eleitor com poderio econômico, já existem desde outras eleições. 

Segundo outro coordenador da entidade Antônio Cavalcante, o Ceará, depois das eleições de 2006, quando foi decretado o fim do showmício e dos brindes dados pelos candidatos, os políticos precisaram aper-feiçoar seus métodos. “Começou a contratação massiva de cabos eleitorais, e agora a compra também é feita através dos tickets combustível e das placas”.
 
E se isso for proibido nas próximas eleições? Bem, os candidatos devem encontrar nova forma de comprar votos. “Enquanto a população não se conscientizar, criar mais responsabilidade, isso vai continuar existindo”, disse Vilson Nery.

Assista a entrevista que o coordenado do MCCE-MT Antonio Cavalcante Filho deu ao programa SINTV do Sintep subsede de Cuiabá no dia 06/10/2012 às véspera da eleição municipal


Primeira parte


Segunda parte



Plantão da Cidadania - MCCE MT   

Veja as fotos do dia 07/10 onde o nasruas participa com o MCCE do combate à corrupção eleitoral. 












Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org