terça-feira, 16 de julho de 2013

Trabalhadores da Educação asseguram continuidade da Lei de Gestão


Mais uma vitória dos Trabalhadores da Educação. 

João Custódio, presidente do Sintep Cuiabá, lembra que todos os itens da lei e o artigo que reza apenas uma eleição e reeleição foram debatidos e aprovados em novembro de 2007, em plenária da Secretaria Municipal Educação, onde professores, funcionários, diretores decidiram por um mandato contínuo, de, no máximo, seis anos em caso de reeleição.

Na manhã desta terça-feira, dia 16 de julho, algumas dezenas de trabalhadores da educação da rede municipal de ensino, mobilizados pelo Sintep Subsede de Cuiabá, ocuparam as galerias da Câmara Municipal para acompanharem a sessão que debateu a proposta modificativa da Lei de Gestão Democrática, construída pela categoria em uma Conferência Municipal com representantes de professores, funcionários, pais e alunos. 

Dissociado da vontade soberana dos profissionais da educação, sem ouvir sequer o sindicato, a proposta do vereador Adevair Cabral feria de morte a Lei conquistada à duras penas. 

Após algumas horas de acirrado debate na sessão plenária e intensas manifestações dos profissionais da educação, o autor do projeto, convencido por alguns dos seus pares, decidiu pela retirada da sua proposta de mudança da nossa Lei de Gestão Democrática. 

Portanto, as eleições gerais na rede municipal de ensino estão asseguradas para este ano e serão normatizadas pela Lei de Gestão Democrática de 2007. 

Clima esquenta na Câmara de Cuiabá 

Professores e sindicalistas protestam contra proposta de vereador que quer acabar com eleições democráticas de diretores em escolas e creches. Assista o video da TV record aqui

Saiba mais

Pressionado, Adevair retira projeto que perpetuaria reeleições 

Após debate onde vereadores rejeitaram proposta, e presssionado pelas galerias, autor do projeto recua da proposta de mudar lei

 HiperNotícias

O vereador Adevair Cabral (PDT), pressionado pelas galerias repletas de professores, servidores e diretores de escolas municipais e creches, retirou da pauta o Projeto de Lei número 018/13, cujo objetivo era o de permitir aos diretores que já foram eleitos e reeleitos possam se candidatar ao terceiro, quarto e a quantas eleições quiserem.

A proposta alteraria a redação do artigo 49 da lei 5.029/2007, que trata das diretrizes para gestão democrática nas escolas municipais e creches de Cuiabá.

Ocorre que o vereador não percebeu o fato, dizem sindicalistas do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), que a lei acaba com a farra das eleições já foi aprovada em 2007 e votada e ratificada em assembleia geral dos profissionais e comunidade escolar. 



https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante




Visite a pagina do MCCE-MT

www.mcce-mt.org