sexta-feira, 7 de março de 2014

Neste sábado, Marcha Mundial das Mulheres levará para as ruas a luta pela reforma política


As mobilizações acontecerão neste sábado em diversos estados do Brasil. Confira: 


Em nota, movimento diz que “radicalizar a democracia” é essencial para destravar pautas feministas

Da Redação

Comemorado neste sábado (08), o Dia Internacional da Mulher, mais do que uma data festiva, é um dia de luta para todas as mulheres no Brasil e no mundo. Neste ano, além de promover atos em defesa dos direitos feministas, a Marcha Mundial das Mulheres defenderá nas ruas a realização do plebiscito popular por uma Constituinte Exclusiva sobre a reforma política.

Em nota, o movimento alertou que para "despatriarcalizar" e destravar pautas importantes para as mulheres, como a descriminalização e a legalização do aborto, é preciso construir espaços efetivos para a participação popular e radicalizar a democracia.  A Marcha lembra também da pouca representatividade das mulheres no Senado e na Câmara: menos de 10% e 9%, respectivamente, apesar delas já serem 51% do eleitorado no país.

Também será alvo de críticas o PL 4.211/2012, conhecido como Gabriela Leite, do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). Na nota, o movimento disse que “repudia” a mudança do discurso feminista de “meu corpo me pertence” para “meu corpo é meu negócio” e acusa o projeto de legalizar a cafetinagem e aprofundar a exploração das mulheres.

Protestos pelo país

As mobilizações acontecerão neste sábado em diversos estados do Brasil. Confira:

São Paulo: a concentração será às 9 horas no vão Livre do Masp e seguirá até a Praça Roosevelt, no centro da capital.

Belo Horizonte: acontecerá o bloco “Desobedientes do ritmo, mulheres na rua”, que se concentrará às 8 horas na Praça Afonso Arinos.

Amazonas: em Parintins, com o tema “Mulheres invisíveis também tem direitos”, a Marcha irá até o presídio da cidade onde haverá um debate sobre as origens do 8 de Março com as presidiárias.

Pernambuco: acontecerá uma panfletagem na Praça do Derby, em Recife, das 7 às 15 horas.

Fonte Brasil de Fato


Leia mais


Em Cuiabá Dia Internacional da Mulher será marcado por atividade na praça Alencastro


A programação se estende durante todo o mês de março

A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e várias entidades que compõe o  Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT) realizarão neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher, várias atividades de mobilização, na Praça Alencastro, das 07h30 às 12h.

Segundo informações da diretora da CUT/MT e secretária de organização sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller,  a atividade está sendo organizada pelas entidades que participam do FAMMT e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para à luta das mulheres trabalhadoras. 

"Queremos dialogar com a sociedade sobre os problemas enfrentados pelas mulheres como: a falta de creches públicas, desigualdade salarial, a participação na reforma política e o alto índice de violência contra as mulheres que ainda acontece, principalmente em casa, nas ruas e no ambiente de trabalho", ressalta Marli Keller, que coordena o Coletivo de Mulheres do Sintep/MT e representa o Coletivo Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

A atividade na Praça Alencastro, no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, terá várias tendas com atendimento jurídico da Defensoria Pública do Estado de MT,  FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA , organizada pelo Centro de Comercialização (Ecosol), danças e serão montadas diversas tendas para distribuir material sobre o Plebiscito da Reforma Política, a Campanha de Prevenção ao Tráfico Humano e  Trabalho Escravo.

A Praça também será o ponto de Concentração da 1ª Marcha Rosa em defesa dos direitos da mulher pela saúde das mamas, organizada pelo MT MAMA.   A recomendação da organização é que todas/os vistam camisetas brancas e lenços rosa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO

08/03
MOBILIZAÇÃO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso - FAMMT

07:30h às 12:00h na Praça Alencastro
08/03
Encontro das Mulheres das comunidades camponesas de
Nossa Senhora do Livramento
07h às 16h na Comunidade Cachoeirinha
08/03
Celebração Ecumênica do Dia Internacional da Mulher
19h na Sede do CEBI/MT em Cuiabá


CUT/MT

https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante

Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org