sábado, 23 de agosto de 2014

FICHA LIMPA TSE sorteia "ministro neutro" para relatar recurso de Riva


CIDADÃOS MATO-GROSSENSES VAMOS ABRIR OS OLHOS: CANDIDATOS FICHA-SUJAS PODEM ATÉ ESTAREM LIBERADOS PARA CONCORREREM SUB JUDICE... POREM O MEU VOTO ELES NÃO LEVAM! FICA A DICA
 



FICHA LIMPA 

TSE sorteia "ministro neutro" para relatar recurso de Riva 

Ministro João Otávio Noronha evita declarações sobre Ficha Limpa



 
Da Redação  

O ministro João Otávio Noronha será o relator do recurso ordinário protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo candidato ao governo de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PSD).

O parlamentar busca reformar decisão unânime do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que negou registro de candidatura com base em quatro condenações colegiadas aplicadas pelo Tribunal de Justiça referente à improbidade administrativa, o que automaticamente o torna inelegível conforme prevê a lei da Ficha Limpa.

Noronha é um dos ministros mais antigos do STJ (Superior Tribunal de Justiça), integrando a Corte Especial. Em relação à lei da Ficha Limpa, sempre se mostrou bastante precavido quando questionado a respeito do tema, evitando assim qualquer tipo de polêmica. 

Em entrevista ao jornal paranaense Gazeta do Povo, em outubro de 2013, Noronha foi questionado a respeito da lei da Ficha Limpa e evitou tecer comentários críticos ou favoráveis.

“Não temos que adjetivar se vamos aplicar a lei de forma mais forte ou mais fraca, nós temos de aplicar a lei. O que eu posso dizer é que o STF decidiu que para as próximas eleições a Ficha Limpa incidiria com toda a sua eficácia. Ou seja, não teria mais problema de retroatividade. Então, a Ficha Limpa já está valendo, já está sendo aplicada, obedecida pelos partidos e há de ser aplicada pelo TSE e por toda a Justiça Eleitoral”, disse. 

Inicialmente, o recurso ordinário vai para a Procuradoria Eleitoral que dará parecer contrário ou favorável. A partir daí, será produzido um relatório pelo ministro João Otávio Noronha, que encaminhará para votação em plenário. 

O pleno do TSE é composto pelos seguintes ministros: José Dias Toffoli (presidente), Gilmar Mendes (vice-presidente), Luiz Fux, Laurita Hilário Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva e Luciana Christina Guimarães Lóssio. 

A defesa de Riva é composta pelo advogado José Antônio Rosa e pelo renomado Rodrigo Mudrovitsch. A alegação para obter o registro de candidatura é que não houve a somatória de dolo, dano ao erário e enriquecimento ilícito nas decisões do Tribunal de Justiça. Por isso, entendem que a Justiça Eleitoral atuou como instância revisora da Justiça Comum, o que estaria em desacordo com a conduta do Judiciário. A defesa acredita que o julgamento deve ser concluído em até 15 dias.

Fonte Folha Max

Leia mais


Escolhido relator do recurso de Riva no TSE; aberta vista para MP 



blog do Antero

por  

O recurso interposto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela coligação Viva Mato Grosso, do candidato a governador José Riva (PSD), foi distribuído para o ministro relator João Otávio de Noronha.
 
Na Corte Superior, será definido se José Riva poderá disputar as eleições ou não. A situação dele é das mais complicadas, por ter sido uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que o considerou “ficha suja”.

A Coordenadoria de Registros Partidários, Autuação e Distribuição (CPADI) confirmou a distribuição do processo na tarde desta sexta-feira (22). De acordo com andamento processual eletrônico, foi aberto vista para Ministério Público Eleitoral se posicionar acerca da matéria.

Por unanimidade, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de José Riva, por considerar que ele possui os requisitos para ser enquadrado pela Lei da Ficha Limpa, criada para moralizar a política brasileira impedindo condenados por Tribunais de disputar as eleições.

No caso em questão, José Riva teve o registro indeferido por possuir quatro condenações no TJ por improbidade administrativa. A Justiça considerou que houve, sim, enriquecimento ilícito e dano ao erário público.

Fonte blog do Antero


https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante

Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org