sexta-feira, 24 de abril de 2015

OPERAÇÃO IMPERADOR: Em novo HC, Riva quer mais 2 deputados como testemunhas


Nono pedido é para incluir Gilmar Fabris e Ezequiel Fonseca




 
Da Redação

A defesa do ex-deputado estadual José Riva (PSD) ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ) para inserir como testemunhas de defesa o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) no processo criminal em que é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de desviar R$ 62 milhões dos cofres do Legislativo por meio de fraude na aquisição de material gráfico. Todo o esquema veio à tona com a Operação Imperador, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A ação motivou a prisão preventiva de Riva, detido no Centro de Custódia de Cuiabá desde o dia 21 de fevereiro. O pedido de habeas corpus tem como relator o desembargador Rondon Bassil Dower Filho. A assessoria jurídica de Riva assegura que não houve pedido de liberdade neste novo pedido encaminhado ao Judiciário.

O pedido já está no gabinete concluso para decisão. Conforme o advogado Rodrigo Mudrovitsch, os dois parlamentares são essenciais para colaborar com a investigação. “Essas duas testemunhas foram arroladas pela defesa e indeferidas pela magistrada. Nós estamos solicitando a inclusão porque as consideramos importantes para o esclarecimento do processo”, disse.

O advogado Valber Mello, que também assina o pedido de habeas corpus, explica que algumas provas foram indeferidas pela Justiça, o que inclui documentos e depoimentos de testemunhas. "Uma relação de co-réus foi indeferida. Entendemos que o Riva tem direito a ouvir testemunhas como o Ministério Público já está fazendo", disse.

A ação penal está sendo conduzida pela juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Rosane de Arruda. Já houve dois dias de depoimentos do qual já participou o empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, conhecido como Júnior Mendonça. 

Ele é suspeito de chefiar um banco clandestino, conforme revelado pela Operação Ararath da Polícia Federal, da qual é delator, confirmou que fazia empréstimos milionários a José Riva e ainda tem a receber R$ 6 milhões. Nesta sexta-feira (24), serão ouvidas nove testemunhas de defesa. Todas são servidores do Legislativo. Riva já sofreu nove derrotas no Judiciário na tentativa de ganhar liberdade.

Ainda estão pendentes de julgamento recursos protocolados no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que estão sob a relatoria da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que compõe a 6ª Turma. “Somente após o julgamento pelo STJ que faremos novas avaliações. Estamos confiantes que tenhamos um resultado favorável”, disse Rodrigo.

OUTRAS TESTEMUNHAS

No rol de testemunhas de defesa de Riva, existem outros com prerrogativa de foro que podem marcar data, horário e local para dar esclarecimentos a magistrada. São o conselheiro Sérgio Ricardo e ainda os deputados estaduais Mauro Savi (PR), Romoaldo Júnior (PMDB) e Dilmar Dalbosco (DEM), além dos ex-parlamentares Luiz Marinho (PTB0, Airton Português (PSD) e Antônio Azambuja (PP).

Fonte Folha Max


Visite a pagina do MCCE-MT