sábado, 16 de julho de 2016

UM GOVERNO DE "PUXADINHOS"


Há salvação para esse restinho de “governo de puxadinhos” que apoiou o golpe contra a democracia, dá calote nos servidores públicos, chama os nossos professores de mentirosos e tenta privatizar a educação? 





Por Antonio Cavalcante Filho 



Hoje, fui surpreendido com a notícia de que o Governo de Mato Grosso está “empacando” a conclusão das obras do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, simplesmente porque a Secretaria de Cidades (SECID) almeja, desde janeiro de 2015, licitar a execução e contratação do prédio, mas não conseguiu concluir essa tão singela tarefa.

O novo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) é vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e conta com servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A participação federal já foi concluída pela presidente Dilma Roussef, inclusive firmado o compromisso de contratação de pessoal, mas Pedro Taques não cumpriu a sua parte.

Essa incompetência é de doer. O novo Hospital (HUJM), prevê uma área construída de 43 mil metros quadrados, destinada a atender às demandas de alta complexidade, ampliando a oferta de leitos, com reflexos na qualidade do atendimento à população mato-grossense (e vizinhos) necessitada.

E o que é urgente para o Governo Taques?

Ora, instituir a “Caravana da Transformação”, que nada mais é do que a institucionalização da demagogia, a banalização de um populismo matraqueado e ultrapassado. Sem falar que, em um ano de eleição municipal, tal “projeto” facilmente se transformará em “palanque” eleitoreiro de candidatos oportunistas, apoiados pelo governador.

De acordo com o Decreto nº 408 (de 22 de janeiro de 2016), o governo criou um pomposo “Programa de Ações Governamentais, emergenciais e estratégicas, denominado “Caravana da Transformação”, a ser desenvolvido pelo Poder Executivo, para os fins que especifica além de suprir a carência de leitos e com reflexos positivos na qualidade de ensino e na formação dos profissionais”.

Para isso, liberou diárias para aos servidores da “Caravana da Transformação”, permitiu contratação de pessoal sem concurso público para algumas finalidades que o governo entende ser desejo da sociedade mato-grossense: levar saúde, ações de cidadania e oficinas em todas as regiões do estado, inclusive efetuar cirurgias oftalmológicas.

Mas o caso é que o tal “programa” está no parque de exposições do município de Barra do Bugres por esses dias, e de acordo com o governo, os serviços oferecidos são “consultas e orientações sobre a hanseníase, doença com alto índice de incidência no estado”.

Nada de ampliar leitos hospitalares.

Não seria mais adequado construir o hospital universitário? Ou conveniar com unidades de saúde de Barra do Bugres para atender aos pacientes daquela região? É justo atender pacientes (pessoas doentes) dentro do parque de exposições, local onde os fazendeiros locais comercializam gado?

Creio que, a tal “Caravana” é mais um arremedo de política pública, que beira a politicagem e mostra o desrespeito do atual governo para com os cidadãos. Enfim, é um “puxadinho” e mais um golpe contra o povo. Esse tipo de “atendimento” já é feito por emissoras de televisão da capital de Mato Grosso há muito tempo.

A TV Centro América (TVCA) e o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) realizam uma atividade semelhante que se chama Multiação. Oferece gratuitamente à população serviços de saúde, educação, empreendedorismo, cidadania, orientação jurídica e cultura.

Já o Grupo Gazeta de Comunicação tem o projeto “Viva o Seu Bairro”, e, em 2016, lançou suas ações a partir do bairro CPA 2, com o mesmo conteúdo da emissora concorrente, mas levou um show da artista funkeira Valesca Popozuda. Será que também levarão o funk para a “Caravana da Transformação”? Há salvação para esse restinho de “governo de puxadinhos” que dá calote nos servidores públicos, chama os nossos professores de mentirosos e tenta privatizar a educação?

Antonio Cavalcante filho, cidadão, escreve às sextas-feiras neste blog. E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News


ESTA DENÚNCIA FOI FEITA PELO MUVUCA POPULAR ATENDENDO PEDIDO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO DE MT (SEGES):



O governo de Mato Grosso gastou no primeiro semestre de 2016 nada menos que R$ 24,5 milhões em passagens. Os custos estão incluídas passagens aéreas e terrestres, nacionais e internacionais.

Valor daria para o governador dar mais de 3 mil voltas ao mundo




Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org