sábado, 8 de outubro de 2016

ESCOLA SEM JUMENTO


E há uma outra certeza: graças a golpistas, como Aécio, Serra, FHC, Alckmin, Pedro Taques, Wilson Santos e o seu PSDB; Temer, Cunha, Renan Calheiros, Carlos Bezerra, Emanuel Pinheiro e o seu PMDB; inúmeros partidos de aluguel; Rede Globo e comparsas a frente, não mais teremos paz e concórdia. Parabéns! Plutocratas, corruptos e golpistas. Por enquanto, mas somente por enquanto, vocês estão vencendo. 





Por Antonio Cavalcante Filho


São assombrosas as más intenções dos usurpadores da República com a educação. Até um leigo percebe que são recheadas de sandices e sem nenhum fundamento científico, bem típico dos ultraconservadores que querem implantar no Brasil a tal “Escola sem Partido”, seja lá a baboseira que isso venha a significar. E o pior é que na esteira de uma proposta tão esdrúxula como essa, o governo golpista ainda resolve que vai mudar a grade curricular do ensino médio, retirando disciplinas fundamentais para a boa formação dos nossos jovens e crianças.

Mas o que esperar dessa velha oligarquia coronelesca, plutocrática, corrupta e golpista que mais uma vez surrupiou o poder no Brasil?

Chega a ser revoltante que tal proposta deseducadora e alienante tenha sido formulada por um desconhecido advogado que não tem a menor militância na área educacional. Isso prova que esse governo dos ricos não tem a mínima preocupação com uma educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores. Portanto, são merecedores de uma resposta à altura da idiotice que eles representam.

Em vez de uma “Escola sem Partido”, proponho uma Escola sem Jumento. E não me refiro aqui ao nosso simpático jumentinho, o “Equus africanus asinus”, esse animalzinho que lá no meu Ceará chamamos também de jegue ou jerico, que ao contrário do que se propaga, é um bichinho muito inteligente e de grande valia nas localidades secas e áridas do nordeste brasileiro.

O jumento que me refiro aqui é no termo pejorativo, que indica uma pessoa tola, estúpida, sem-noção, tipo os coxinhas midiotizados e nazi-doidos que foram às ruas pedir o golpe contra a democracia.

Pode ser também que essa asneira conservadora, que incentiva a supressão de parte importante de informações tão necessária ao aprendizado dos estudantes, seja parte de um projeto maquiavélico das elites sanguessugas que querem sucatear a educação para privatizar, como já estão fazendo com o nosso pré-sal. A ideia é manter o povo alienado e massa de manobra das classes dominantes, a exemplo da multidão militonta que foram às ruas bradando contra o Estado Democrático de Direito. Mas, nesse caso, não seria apenas mais uma tolice, uma estupidez, e sim, um projeto maquiavelicamente pensado.

O tal projeto já está tramitando no Congresso Nacional com o número 193/2016, tendo como um dos objetivos afastar da escola qualquer discussão de gênero e, ao mesmo tempo, inserir as disciplinas religiosas, de preferências pentecostais, na grade curricular. Isso significa impor na mente das crianças, desde a tenra infância, que deverão doar dez por cento de seus ganhos ao pastor, para deleite deste. E a igreja continuará deixando de pagar qualquer espécie de imposto ao Estado, mesmo aqueles que incidiriam sobre carrões e aviões dos pastores.

É mole?

O desmonte da educação defendido pelos usurpadores da República, deve durar pelo menos 20 anos, a teor do que desejam eles, uma vez que vão começar o congelamento dos recursos da educação (e da saúde também) a partir de 2017 ou no mais tardar em 2018, para vencer mais uma eleição e legitimar o golpe.

Dentro de pouco tempo, graças a esses espertalhões do maquiavelismo ladrão que não querem nosso jovens politizados, a população vai começar a sentir os efeitos do fim das verbas nos hospitais, escolas, habitação popular e uma queda vertiginosa na qualidade de vida. E tudo isso, sem se quer afetar o humor do eleitorado nas eleições gerais de 2018. Como diria Paulo Freire, “seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica”.

É plano dos golpistas fazer o congelamento sem dó, por vinte anos, com mudanças inclusive da Constituição para permitir tamanho retrocesso e, para isso, já contam com o apoio de três quintos dos votos na Câmara e no Senado. Isto é, 308 deputados e 49 senadores, um quórum alto mas que é fácil de ser alcançado se o governo distribuir verbas e cargos, o que sem dúvidas será feito.

Ou seja: graças a essa classe dominante, que não quer um povo debatedor e crítico, o deputado e o senador que você elegeu está tramando contra os interesses de uma boa educação e saúde pública, condenando você e sua família à miséria, porque a partir de então o acesso a remédios, tratamentos, exames e cirurgias só será concedido a quem tiver dinheiro no bolso. E escola será artigo de luxo, que somente filhos dos poderosos e da classe média terão acesso, acabando de vez com o sonho do filho do pobre se se tornar doutor.

O historiador Leandro Karnal disse que o tal programa (Escola sem Partido) é “uma asneira sem tamanho, uma bobagem conservadora, de gente que não é formada na área e que decide ter uma ideia absurda, que é substituir aquilo que eles imaginam que seja uma ideologia, por outra ideologia”. Foi a adjetivação utilizada por Karnal (asneira) que me inspirou a escrever esse texto intitulado “Escola sem Jumento”, para que as maldades preparadas por maus governantes possam ser entendidas, contestadas e combatidas pelos cidadãos conscientes e principalmente pelas atuais e futuras gerações de educadores e estudantes.

Mudar a grade escolar, manter os gastos em escolas e hospitais paralisados durante 20 anos é um escândalo, uma maldade, uma perversidade sem tamanho, que pode lançar o Brasil no rol de países como Haiti e Gabão, onde a guerra civil é uma realidade tão natural como o sol que nasce todos os dias.

E há uma outra certeza: graças a golpistas, como Aécio, Serra, FHC, Alckmin, Pedro Taques, Wilson Santos e o seu PSDB; Temer, Cunha, Renan Calheiros, Carlos Bezerra, Emanuel Pinheiro e o seu PMDB; inúmeros partidos de aluguel; Rede Globo e comparsas a frente, não mais teremos paz e concórdia.

Parabéns, plutocratas, corruptos e golpistas! Por enquanto, mas somente por enquanto, vocês estão vencendo.

Antonio Cavalcante Filho, cidadão, escreve às sextas feiras neste Blog. E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News 


ELEIÇÕES SEGUNDO TURNO (CUIABÁ - MT): 

EU NÃO VOTO EM GOLPISTAS! 


QUEM VOTA CONSCIENTE NÃO VOTA EM CANDIDATOS DE PARTIDOS QUE APOIARAM O GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA





Visite a pagina do MCCE-MT