sábado, 1 de outubro de 2016

VAZA, TAQUES!


Há motivos de sobra para o impeachment do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), pois cometeu crime de responsabilidade mais de uma vez. Não foi ele o primeiro governador que orgulhosamente “peregrinava” pelo país a fora defendendo um golpe contra a democracia apelidado de “impeachment”? Para ele, Dilma que não cometeu nenhum crime de responsabilidade nem sequer foi citada nas investigações de corrupção ou nas delações premiadas, teria que ser cassada de qualquer jeito, se não fosse pelas “pedaladas” teria que ser pelo “conjunto da obra”. 





Por Antonio Cavalcante Filho 

Eu confesso a vocês que tenho pela democracia o respeito que se deve ter a uma criança impúbere, que merece toda a atenção e carinho, sob pena de não prosperar e ter uma fase adulta problemática. Uma analogia simples, mas que evidencia que a nossa jovem democracia é algo em movimento, e que devemos todos dedicarmos nossos esforços para que ela seja melhorada e aperfeiçoada dia a dia. Creio que a democracia seja o mais comum dos bens comuns, duramente conquistado pela humanidade.

Num momento como esse, quando a bandeira das privatizações do “Deus Mercado” se apropria de tudo, não apenas da máquina do Estado, do suor e sangue dos trabalhadores, mas até mesmo da democracia, a gente fica se perguntando: o que adiantou tantas lutas pela vida, pela liberdade, pela justiça, pelo bem comum? De que valeram tantos sacrifícios, se o que vem triunfando até agora são os interesses do “Deus” Dinheiro”, com suas Bolsas de Valores, seus Paraísos Fiscais e suas mídias mercenárias e golpistas? Bendito seja quem nesses momentos de desânimo cultivar a esperança e prosseguir lutando.

É por essa razão que, mesmo após o golpe branco das elites sanguessugas do Brasil, contrariadas nos seus mesquinhos interesses econômicos pelo projeto político da presidenta Dilma, (que seria o de servir aos interesses coletivos, promover o bem comum), que ainda insisto em votar, desde que os partidos apresentem propostas e candidatos que eu possa confiar. Nesta eleição municipal, sinto a inadiável necessidade de uma renovação geral, de não se reeleger ninguém, muito menos ainda votar nos candidatos dos partidos golpistas.

E vou dizer mais: tive enormes decepções com o voto que dediquei na eleição de 2014, porque uma coisa é você depositar a confiança em alguém que representa os valores tradicionais da política. Outra bem diferente é apostar em quem se apresenta como “o novo” e promete dar um trato diferente à gestão pública e à democracia, mas eleito, faz exatamente o contrário.

Quando aquelas promessas de campanha do atual governador foram rompidas, senti que fui roubado duplamente: no voto dado por confiança, e na minha esperança de um país melhor, de uma cidade mais acolhedora, de um Estado para o povo! Com isso, é natural que qualquer cidadão passe a ter medo de votar de novo. Ter a Esperança roubada como num assalto, me parece um crime tão grave quanto o de lesa-pátria, pois destrói o sonho das pessoas, nocauteando violentamente as suas crenças de cidadania, e isso, não pode ficar impune.

Digo isso porque o senhor José Pedro Taques foi para mim a maior decepção política que vivi nesses longos 60 anos de vida, dos quais, mais de quarenta envolvido nas lutas dos movimentos sociais, tendo nesse período, passado por diversas experiências, entre elas a da violência que nos foi imposta pelo golpe civil militar de 1964.

A gestão de Pedro Taques também é violenta!

O senhor Taques veio para o governo estadual depois de abandonar um mandato no Senado, e isso já não era um bom sinal, pois se revelava como mais um político carreirista, do tipo que mal acaba uma eleição e já pensa na próxima, e em nada se diferencia das “velhas raposas” que já estávamos cansados de tolerar. Se esqueceu bem rápido de que a eleição gera um mandato sagrado, o povo dá o poder, e concede essa graça mediante uma esperança que não pode ser quebrada (muito menos por golpes).

De cara instala no governo um grupo de secretários que atendem aos interesses dos ricos e rompem o “contrato” com o eleitor, de fazer uma gestão voltada para os vulneráveis, inclusive os municípios menores. Isso nos primeiros dias de 2015. Se recusa a taxar a riqueza de grandes latifundiários e multinacionais do agronegócio, comprometendo assim, a saúde financeira daquela maioria absoluta dos municípios de Mato Grosso e das justas reivindicações dos servidores públicos, refletindo negativamente na saúde, na educação, enfim, na qualidade de vida da população.

Quando o governo rompe com o compromisso de pagar o reajuste anual aos servidores, que se referem às perdas inflacionárias do último ano, um hábito que ocorria desde sempre, põe em cheque a vida e bem-estar da família de mais de 100 mil servidores estaduais. E isso tem reflexo inclusive no comércio local, que é destinatário dos gastos dessas pessoas, afinal, servidor público não tem contas correntes em paraísos fiscais e nem investe seus ganhos no estrangeiro.

Pensei que não havia mais notícia ruim do Governo Taques.

Mas começam a aparecer os escândalos de corrupção, que se sucedem em alta velocidade, há gente de enorme confiança do governo, que ocupou cargos relevantes na captação de recursos para a campanha eleitoral, e depois nomeado na gestão pública, que está vendo o “sol nascer quadrado”. E as notícias é de que coisas piores virão à tona, inclusive quando se desvelar quem (e de que modo) pagou a “festa da posse”.

Dá a impressão que o governo ético já deixou de existir.

Até já ouvi um zum-zum-zum de que os recursos financeiros para funcionar o Poder Judiciário e o Ministério Público também começam a atrasar, mas isso significa que as investigações e os processos contra a corrupção poderão ser afetadas? O futuro responderá.

Fato é que neste mês de setembro de 2016 os servidores públicos recebem mais uma notícia ruim, decorrente do déficit de competência desse governo: os salários vão atrasar. Primeiro para uns, depois para outros, e o futuro não é nada promissor.

O governo comete “pedaladas” fiscais quando atrasa recursos constitucionais para outros Poderes; quando atrasa salário de servidores; quando “cria” um programa para ajudar seus amigos nas eleições. É o caso da “Caravana da Transformação”, que fez campanha eleitoral aos candidatos do médio norte e do nortão do Estado. A tal “Caravana” não é um programa de governo que conste da LDO e nem da Lei Orçamentária. Se buscarmos a origem, notamos que é um gasto absurdo, feito apenas para alavancar candidaturas, isso porque funciona em período vedado pela ceguíssima Justiça Eleitoral.

A “cereja do bolo” foi o pagamento de quase meio milhão de reais feito ao candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, senhor João Doria (também conhecido como João Dólar). Não se sabe que tipo de serviço ele prestou ao Estado de Mato Grosso para ter o direito de receber uma quantia milionária, justo quando temos tantas carências.

Há motivos de sobra para o impeachment do governador, pois cometeu crime de responsabilidade mais de uma vez. Não foi ele o primeiro governador que orgulhosamente “peregrinava” pelo país a fora defendendo um golpe contra a democracia apelidado de “impeachment”? Para ele, Dilma que não cometeu nenhum crime de responsabilidade nem sequer foi citada nas investigações de corrupção ou nas delações premiadas, teria que ser cassada de qualquer jeito, se não fosse pelas “pedaladas” teria que ser pelo “conjunto da obra”. E para concluir, enriquecendo ainda mais as obras e o legado do  senhor José Pedro Taques, ele deve enfrentar mais uma greve geral, senão várias, decorrente da sua arrogância e incompetência.

E a palavra de ordem será “Vaza, Taques”!

Antonio Cavalcante Filho, cidadão, escreve às sextas feiras neste Blog. E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News


CANDIDATOS GOLPISTAS CONTINUAM PEDINDO NOSSOS VOTOS PARA PREFEITO OU VEREADOR. NOS ROUBARAM OS VOTOS DE 2014, E AGORA, EM 2016 QUEREM QUE VOTEMOS NELES? QUEM VOTA CONSCIENTE NÃO VOTA EM CANDIDATOS OU EM PARTIDOS QUE APOIARAM O GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA.




QUE TAL FAZERMOS A REFORMA POLÍTICA COMEÇANDO PELAS PREFEITURAS E CÂMARAS MUNICIPAIS? INDEPENDENTE DA SUA POSIÇÃO POLÍTICA, DEFENDA A DEMOCRACIA. DIGA NÃO AO GOLPE E AOS GOLPISTAS! 




Visite a pagina do MCCE-MT