domingo, 18 de dezembro de 2016

POR QUE SÓ OS MALUF?


O fato é que o agrônomo Permínio reconheceu no interrogatório que foi instalada uma máquina de arrecadar recursos ilícitos dentro da Secretaria de Educação no governo Pedro Taques, e isso teria por finalidade amealhar recursos para pagar as despesas de campanha de 2014 (oriundas de “caixa 2”). Mas, afinal, como se tratava de uma eleição estadual, quais são os beneficiários do dinheiro sujo? Quem foi eleito com dinheiro podre da corrupção?




Por Antonio Cavalcante Filho

Demorei mais que o normal para concluir meu artigo desta semana e a razão disso é que desejava ver o desfecho de dois interrogatórios designados para ocorrer na esfera policial e judicial: do tesoureiro do PSDB, Alan Maluf, e do ex-dirigente da agremiação e ex-secretário municipal de Cuiabá (de Agricultura e Educação) e ex-secretário estadual da Educação, o engenheiro agrônomo Permínio Pinto (que não se sabe porque “cargas d’água” veio a cuidar da Educação sem possuir formação em área tão sensível e que conta com muitos recursos orçamentários disponíveis).

Essa minha inquietação tem motivos de sobra. Há exatamente um ano ambos eram figuras badaladas e potenciais candidatos a prefeito da Capital, e se arvoravam em disputar mandato federal em 2018. Todavia o que foi dito pelos tucanos presos, até agora, gera mais dúvidas do que certezas. No início da noite de quinta-feira (15) apenas versões contraditórias dos fatos foram mencionadas pelos tucanos engaiolados.

O empresário Alan Maluf ainda não foi interrogado no processo, apenas ouvido em sede de inquérito policial, mas a versão que deverá prevalecer em juízo será de que as empresas (fornecedoras do governo) contribuíram “livremente” para o esquema, não haveria extorsão, peculato e nem corrupção.

Já os políticos eleitos com o dinheiro roubado (ou “doado” pelos fornecedores da Seduc), e outros que ficaram na suplência, dirão que suas contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, uma prova de que o TRE/MT é um grande “carimbador”, mas que não exerce adequadamente o papel fiscalizador. A não ser contra hipotéticos “vereador de Cangas” ou prefeitinho de “Mata a Dentro”, que têm as contas de campanha rejeitadas se lhes faltar uma assinatura no balancete. O “crime da ata”, só para lembrar, continua sem solução, e enquanto isso um ilegítimo se arvora de senador, em Brasília, votando contra os interesses do Brasil.

Já o Gaeco precisa ter mais prudência, afinal ao prender Alan Maluf disse que os demais investigados, com “foro de privilegiados”, seriam conduzidos oportunamente, como se conveniência e oportunidade fossem balizas na esfera penal, para cumprir diligências de busca e apreensão.

Me intriga ainda saber que durante a eleição municipal de 2016 o Gaeco fez uma estrondosa operação em Sinop, e até agora nada foi dito sobre o resultado daquela atuação. Mas as apreensões e buscas na residência do prefeito daquela bela cidade foram transmitidas “ao vivo” pelos programas eleitorais, inclusive aquele titularizado pelo PSDB.

Foi a versão cuiabana do esquema “Caramuru” e “Metamat” episódios que são lembrados como anedotas, mas que deveriam ser investigados pela polícia e Gaeco.

O fato é que o agrônomo Permínio reconheceu no interrogatório que foi instalada uma máquina de arrecadar recursos ilícitos dentro da Secretaria de Educação no governo Pedro Taques, e isso teria por finalidade amealhar recursos para pagar as despesas de campanha de 2014 (oriundas de “caixa 2”). Mas, afinal, como se tratava de uma eleição estadual, quais são os beneficiários do dinheiro sujo? Quem foi eleito com dinheiro podre da corrupção? E quem são os políticos que não foram eleitos mas que ficaram na suplência (e podem assumir mandatos), e se valeram de recursos roubados de nossas criancinhas?

É triste saber que, pelo andar da carruagem, apenas duas pessoas serão punidas: o Maluf tesoureiro do PSDB, que supostamente teria armado a rede de contato com fornecedores do governo estadual, de acordo com o que consta nos processos judiciais. E o segundo punido seria o único político citado até agora pelos depoentes, o deputado estadual Guilherme Maluf, que não concordou que a Assembleia Legislativa instaurasse uma investigação parlamentar para saber quem roubou na Educação, quanto roubou e onde foi parar o dinheiro.

Ao ser interrogado, Permínio respondeu na audiência judicial que não sabe se o mesmo esquema de arrecadar propinas foi montado nas outras 23 secretarias estaduais e nos órgãos da administração indireta. O fato de não negar a existência de propinodutos na Secretaria de Cidades, Detran, Secretaria de Infraestrutura, que possuem orçamentos milionários e pouca fiscalização já deveria acender a “luz de alerta” do Gaeco.

Afinal, há um festival de dispensa de licitação que não se justifica (inclusive na Secretaria de Saúde), e é bem possível que um cruzamento de informações revele que fornecedores da campanha eleitoral são os atuais prestadores de serviço do governo eleito. E uma avaliação nas contas das empresas (fornecedoras) pode trazer a certeza de que a bandalheira não se resumiu à Seduc. A própria dispensa de licitação, se for vista com lupa, pode “falar muito”.

Por todas essas razões, acho injusto que só os Maluf sejam citados.

Antonio Cavalcante Filho, cidadão, escreve às sextas feiras neste Blog. E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News


O fato de não negar a existência de propinodutos na Secretaria de Cidades, Detran, Secretaria de Infraestrutura, que possuem orçamentos milionários e pouca fiscalização já deveria acender a “luz de alerta” do Gaeco.





PARA OS COXINHAS MILITONTOS E NAZI-DOIDOS DOS MOVIMENTOS MIDIOTAS DO "FORA DILMA" REFLETIREM NESSE FINAL DE ANO




Saiba mais


EI, VOCÊ AÍ



Brasil 247

Por Leandro Fortes

O governo Temer decidiu acabar com as multas sobre demissões sem justa causa.

Significa o seguinte: para combater o desemprego, Temer criou uma ferramenta de estímulo às demissões arbitrárias.

Deu para entender?

Não, não a medida. Essa é incompreensível.

Estou falando de você que, movido por um antipetismo pedestre, manipulado por uma mídia de merda, orientado por jornalistas idem e embevecido pela própria indigência intelectual colocou essa quadrilha no poder.

Deu para entender o bosta que você é?

Fonte Brasil 247



Visite a pagina do MCCE-MT