domingo, 19 de agosto de 2018

PODRIDÃO INSTITUCIONAL


A podridão que exala das nossas instituições é tão grande que não consigo ver nenhuma delas funcionando. 
 




Por Antonio Cavalcante Filho 


Em qualquer país, cuja concentração de renda dos 5% mais ricos detém a mesma fatia que os demais 95% da população, não é um país democrático e sequer podemos chamá-lo de Estado, no máximo, podemos dizer que se trata de uma republiquetazinha plutocrática.

O Brasil é líder mundial em desigualdade econômica. Com tamanha injustiça social, um governo que só governa para os ricos não é um governo do povo, pelo povo e para o povo, e sim, um serviçal das elites, um bate-pau dos poderosos, um capitão do mato, um capacho da ‘Casa Grande”, ou seja: um canalha.

Uma frase que vem sendo muito utilizada pela mídia corporativa e redes sociais ligadas a empresas sonegadoras de impostos e aos setores dominantes, herdeiros de uma aristocracia semifeudal, é de que “as instituições no Brasil estão funcionando normalmente”.

Mentira! Esta frase é mais um fake news emprestada dos inimigos da democracia com o objetivo de dar ares de verdade a uma narrativa criminosa, típica do pós-verdade. Ou como diria George Orwell, palavras dissimuladas para fazer as mentiras soarem verdadeiras e para dar aparência consistente ao puro vento.

Não houve um só ato da presidenta Dilma, em 2014, que justificasse o impeachment, este, sim, um crime cometido por Eduardo Cunha e seus deputados amestrados (inclusive pelos daqui de Mato Grosso). Lembremos que o bandidão Cunha acelerou a votação das contas de diversos ex-presidentes, paralisadas há anos, para “julgar” e desaprovar as contas de Dilma para justificar sua cassação.

Idêntica postura foi adotada pelo Tribunal de Contas da União, e vale registrar que o relator das “pedaladas” foi visitado pela polícia em sua casa recentemente, e há provas documentais de seu envolvimento com as empreiteiras que saquearam o país.

Para garantir a impunidade, as empresas pagavam proteção para esse tipo de gente, e foi essa “casta” (protegida pelos tribunais de contas, setores do ministério público e da magistratura) que cassou os votos de 54 milhões de eleitores, e colocou uma quadrilha no poder.

Eu diria que as instituições vêm apodrecendo desavergonhadamente a olho nu, numa velocidade nunca vista! Visivelmente estão carcomidas, corroídas, fedem enxofre e são as representações de tudo o que de mal pode acontecer ao país e às pessoas.

Temos uma crise de desemprego, empresas fechando as portas, cassação de direitos, e os culpados de tudo isso são facilmente identificados: são os mesmos políticoides que estão aí em busca de reeleição, são os banqueiros, ruralistas do agronegócio e empresários escravocratas, são juízes, promotores, policiais e integrantes de tribunais de contas que deram cobertura para mais um golpe contra a democracia no Brasil.

Uma prova do apodrecimento do chamado “sistema de justiça”, como se fosse possível conciliar o ideário de justo, no sentido filosófico, e a prática de receber salários milionários, mordomias, privilégios, que elevam o salário de pessoas como o juiz Sergio Moro a receber mais de 100 mil reais por mês.

Para não falar nos inúmeros penduricalhos, cito apenas o auxílio-moradia, que por si só já é uma aberração moral, diante da situação de pobreza e de desamparo em que milhões de brasileiros se encontram.

É assustador ver a entrevista do Diretor Geral da Polícia Federal, que disse no fim de semana que recebeu telefonemas de magistrados e da própria Raquel Dodge, a Procuradora-Geral da República, a chefe dos “fiscais da lei”, determinando que “não se cumprisse a lei”, no caso do encarceramento político do ex-presidente, o que, desde o Brasil colônia, mais governou para os pobres.

Após afastar uma presidente sem crime de responsabilidade, o conluio golpista quer ir mais longe, quer cassar os direitos políticos da maior liderança popular da história do Brasil, mantendo-o condenado e preso de modo farsesco, sem provas, sem evidências, sem documentos nem atos determinados.

Tudo demonstra que Lula é prisioneiro político das elites corruptas e egoístas que assaltaram o poder no Brasil e que só é mantido preso porque lidera com folga todas as pesquisas para presidente. Estas elites, filhas da ganância e da barbárie, nunca consentiram que o próprio povo construísse o seu caminho, derrubando as seculares estruturas autoritárias rumo a liberdade, a justiça, a felicidade e a verdadeira democracia.

Em um país como o nosso, num estágio tão avançado de putrefação, nesta semana que renovamos as nossas esperanças de que a Democracia possa ser resgatada com a entrega à Justiça eleitoral dos pedidos de registro de candidaturas (entre elas a do ex-presidente Lula), a podridão que exala das nossas instituições é tão grande que não consigo ver nenhuma delas funcionando.

Antonio Cavalcante Filho, o Ceará, é sindicalista e escreve neste espaço às sextas-feiras - E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News


EU NÃO VOTO EM GOLPISTA!
 
ENTRE OUTRAS MALDADES, O GOLPE FOI PARA CORTAR GASTOS ESSENCIAIS PARA OS POBRES E GARANTIR OS EXORBITANTES LUCROS DE BANQUEIRO E RENTISTAS.
 



https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante