"Os fatos sociais, políticos, econômicos, religiosos têm múltiplos lados. São complexos e não se resumem a simplismos", escreve o doutor em Ciências Sociais Robson Sávio Reis Souza. "A mídia empresarial conseguiu implantar nas mentes e nos corações dos brasileiros duas das mais perversas mentiras que só servem para a alienação social"
Por Robson Sávio Reis Souza,
Doutor em Ciências Sociais, professor
universitário e membro da Comissão
A mídia empresarial, que sempre tem lado, conseguiu implantar nas mentes
e nos corações dos brasileiros, entre outras, duas das mais perversas
mentiras que só servem para a alienação social: (1) que os fatos e
acontecimentos têm dois lados e (2) que o Brasil está polarizado.
Os fatos sociais, políticos, econômicos, religiosos têm múltiplos lados. São complexos e não se resumem a simplismos.
Quando a mídia impõe a pseudoversão dos "dois lados", reproduz uma
simplificação grosseira da realidade, historicamente conhecida: o
maniqueísmo - a velha luta entre o bem e o mal.
Observe que a mídia empresarial (corrupta e corruptora, em seu DNA)
sempre se posta do lado do bem e o outro lado, cirurgicamente escolhido e
nomeado, é apresentado como sendo o lado do mal.
Ao usar essa perversidade simplificadora da complexa realidade
sociopolítica, a mídia escolhe quem é o inimigo e como lançá-lo à
fogueira inquisitória da chamada "opinião pública" (outra simplificação,
porque essa opinião que se diz pública se reduz ao pensamento
majoritário dos segmentos sociais que têm poder de vocalização; ou seja,
a opinião publicada que agrada e reproduz as expectativas de uma
minoria social de privilegiados).
Percebam que ao escolher o "outro lado" e nomeá-lo, a mídia
empresarial procede de tal forma que múltiplas vozes e possibilidades de
análise são silenciadas ou invisibilizadas para que o inimigo eleito
seja condenado, por convicções, pela "opinião pública".
Outra fake news deslavada e propagada aos quatro ventos pela mídia empresarial é que o Brasil é um país polarizado.
Para justificar sua posição de apoio aos segmentos fascistas,
autoritários, antinacionais e perversos da sociedade, a mídia precisa
construir uma falsa imagem que há "um outro lado" tão perverso, ou até
mais perverso, que precisa ser enfrentado e combatido pelos "bons".
Veja o que acontece nos dias atuais: a mídia empresarial é uma das
principais responsáveis pelo golpe de 2016 e pela assunção do
autoritarismo travestido de normalidade democrática.
Há um lado radicalizado que todos conhecemos. Esse lado defende a
ditadura militar; o AI - 5, a tortura, o fechamento do Congresso e do
STF; a submissão da impressa aos seus caprichos; a transformação do país
no quintal dos norte-americanos; a entrega de nossas riquezas naturais
ao estrangeiro; a total submissão ao rentismo gerador da mais perversa
concentração de renda da história do capitalismo; a destruição de seres
humanos para abrir espaço à sanha do capital; a total subordinação dos
poderes da república a grupos milicianos...
Pergunta: onde e quando, uma única vez, o outro "polo" defende esse tipo de radicalização?
Obviamente, esse discurso da polarização serve para (1) manter os
ultradireitistas mobilizados e (2) passar a falsa ideia que a mídia é
isenta e dá oportunidade de manifestação dos "dois lados"; (3)
justificar o escamoteamento daqueles têm medo (e ainda algum pudor) de
se revelarem à sociedade. Hipocritamente - porque têm lado e medo de se
revelarem -, milhões de brasileiros preferem se refugiar nesse discurso
alentador da covardia.
Não nos enganemos: há muitos lados nos fenômenos sociais,
políticos, religiosos... e não há nenhuma polarização. Mas, há muitos
covardes que adoram tais discursos.
Fonte facebook do Doutor em Ciências Sociais,
professor Robson Sávio Reis Souza
Fonte facebook do Doutor em Ciências Sociais,
professor Robson Sávio Reis Souza
https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante