As datas dos novos pleitos já estão marcadas e acontecem de janeiro a março deste ano. A maioria das candidaturas impugnadas nos 14 municípios brasileiros se deve à rejeição de contas dos prefeitos mais votados em 5 de outubro de 2008.
Nos municípios onde haverá nova eleição, o pleito de outubro de 2008 foi anulado porque o candidato mais votado, que conseguiu mais de 50% dos votos válidos, teve seu registro de candidatura indeferido. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um dos principais motivos para o indeferimento foi a rejeição de contas dos candidatos. Houve também registro de casos de improbidade administrativa e de compra de votos.
Os municípios de Pimenteiras (PI) e Joselândia (MA), estão com eleição marcada para o dia 25/01. Em fevereiro, acontecerão as eleições de Nossa Senhora da Glória (SE), Lagoa Grande, Caetés e Pombos (PE) no dia 08; e de Japurá (AM) e São José do Sabugi (PB), no dia 15. Outros seis municípios realizarão eleições em março deste ano: no dia 1º, é a vez de Patu (RN) e Amajarí (RR); no dia 08, São José da Laje, Porto das Pedras, Porto Real do Colégio e Estrela de Alagoas, todos em Alagoas, realizarão nova eleição.
Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE e Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral.
Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE e Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral.