sexta-feira, 13 de março de 2009

3 de Março de 2009: Duas novas ações contra Riva e Bosaipo. MPE garante que, em conluio com factoring de Arcanjo, desviaram milhões dos cofres da Asse


3 de Março de 2009: Duas novas ações contra Riva e Bosaipo. MPE garante que, em conluio com factoring de Arcanjo, desviaram milhões dos cofres da Assembléia, usando "empresas fantasmas". No contraste, Roberto França diz que Riva vive "seu melhor momento"

13/03/2009 - 09:01:00

O ano avança e a rotina se mantém na política de Mato Grosso. O Ministério Público, através do promotor Célio Furio, ingressou, no dia 3 de março de 2009, com duas novas ações contra o deputado José Geraldo Riva (Partido Progressista), atualmente exercendo, pela quarta vez, a presidência da Assembleia de Mato Grosso - e contra seu mais fiel parceiro, o deputado Humberto Bosaipo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Nas ações, Furio denuncia a prática de improbidade administrativa (corrupção) que teria sido favorecida justamente pelo fato de Riva deter o comando do Legislativo estadual. Curioso é que, no mesmo dia em que esta noticia nos chega, também se informa que o deputado estadual Roberto França (sem partido) ocupou a tribuna da Assembléia, nesta quinta-feira, 12 de março, para dizer que Geraldo Riva atravessa "o melhor momento de sua carreira política" e que tem tudo para ser "o fiel da balança" na eleição de 2010. De acordo com o RD News, Roberto França (titular de um dos programas de TV "mais acreditados" da capital), rasgou elogios para Riva, fazendo uma espécie de "paredinha" na Assembléia e na mídia, talvez com o intuito de esconder, desmerecer e contrabalançar os processos disparados contra Riva pelo Ministério Público Estadual e que, segundo os promotores, se alicerçam em provas robustas. Confira, aqui, a rasgação de seda de França para Riva (que apareceu em diversas mídias, ao contrário da informação sobre os processos contra Riva, que seguem sendo sonegadas pela grande mídia e até por blogueiros que gostam de posar de moralistas, como o Marcos Antonio Moreira, do Click MT e Antero Paes de Barros, do Preto no Branco. Será por que? Por que sera? ):
http://www.rdnews.com.br/noticia.php?cod=12809
Ano após anos, o MPE continua levando à Justiça os podres da Assembléia - mas a unanimidade dos parlamentares estaduais prefere fazer de conta que não é com eles. O que se tem é um silêncio completo sobre os processos contra Riva e Bosaipo no plenário da própria Assembléia Legislativa, onde a unanimidade dos deputados (inclusive os deputados do PT, Alexandre César e Ademir Bruneto, e o líder do PDT, Otaviano Piveta) parece ter assinado um pacto de proteção em benefício de Riva. Mas quem tiver a curiosidade de visitar a Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, que funciona no Forum de Cuiabá, verá que não passa uma semana sem que o Ministério Público Estadual, através da Curadoria do Patrimônio Público, Histórico e Cultural, ingresse com novas ações civis públicas por improbidade administrativa contra o deputado José Riva (PP) e o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo. É a rotina broxante que marca a moderna política de Mato Grosso e representa um desdobramento da Operação Arca de Noé que desbaratou a máfia do crime organizado que era comandada (ou ainda é?!) pelo "comendador" João Arcanjo Ribeiro.
As investigações da Operação Arca de Noé, deflagradas sob a coordenação do Procurador da República José Pedro Taques, agora transformadas em seguidas ações contra Riva e Bosaipo, se iniciaram depois que documentos apreendidos na Confiança Factoring, de propriedade do "comendador" João Arcanjo Ribeiro, demonstrarem uma inusitada movimentação financeira de um grande volume de cheques sacados contra a conta corrente da Assembléia Legislativa. Consta, mais uma vez, destas novas ações, que os documentos apreendidos e juntados ao relatório do Banco Central demonstram que a empresa de Arcanjo teria sido utilizada para a lavagem de dinheiro proveniente da Assembléia Legislativa, mediante pagamentos efetuados para pretensos credores - que seriam, na verdade, empresas fantasmas.
Nestas duas novas ações (cujo inteiro teor divulgamos abaixo) são citadas as empresas ARTE FINAL VIDEO e OLIMPICUS SPORTS. Como o MPE tem relatado, seguidamente, no texto de suas ACPs, o esquema, comandado por Riva e Bosaipo, funcionaria assim: necessitando de dinheiro para pagamento de despesas pessoais ou decorrentes de campanhas eleitorais, os requeridos José Riva e Humberto Bosaipo recorriam, freqüentemente, à Confiança Factoring, da qual emprestavam dinheiro e, em troca, para garantir a quitação das referidas operações (empréstimos) eram entregues por eles cheques emitidos contra a conta corrente da Assembléia Legislativa. Tais cheques eram nominais a supostos fornecedores da AL e eram registrados junto à factoring como se estivessem sendo descontados em uma operação de fomento mercantil, tudo como forma de encobrir o desvio e a apropriação indevida de recursos públicos. A inusitada repetição destas operações é que teria resultado no volume imenso de processos já impetrados pelo MPE contra Riva e Bosaipo, relacionando o desvio de recursos que devem passar da casa dos 100 milhões de reais. (Se for feita a devida atualização monetária, essa quantia deve duplicar, triplicar, quem sabe, já que as ações do MPE contra os desmandos da Assembléia começaram a ser impetradas no ano de 2003.)
Outro lado
O deputado José Riva (PP) tem declarado, sistematicamente, recentemente, à imprensa, que aceita com tranqüilidade as ações propostas pelo Ministério Público e que tudo que for solicitado de informação será enviado, a exemplo do que vêm ocorrendo nas ações anteriores.
Riva informou ao Olhar Direto que já disponibilizou a quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal e que em nenhuma dessas investigações caracterizou qualquer desvio financeiro. No total, Riva responde a mais de 80 ações.
CONFIRA AQUI AS DUAS NOVAS AÇÕES IMPETRADAS PELO MPE, NESTE INICIO DE MARÇO DE 2009, CONTRA RIVA E BOSAIPO
http://www.scribd.com/doc/13233659/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Arte-Final-Video
http://www.scribd.com/doc/13233757/Mpe-Pagina-Do-e-Acp-Contra-Riva-Olimpicus-Sport
RELEIA, AGORA, ALGUMAS MATÉRIAS DESTA PÁGINA DO E SOBRE RIVA E BOSAIPOhttp://www.paginadoe.com.br/home/post/2358


Fonte: Pagina do Enock