CORRUPÇÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - Leia aqui inteiro teor da histórica decisão do juiz Luiz Aparecido Bertolucci que impediu a conexão dos processos contra Riva
Com quase 100 processos apontando seus possíveis crimes na Assembléia, Riva continua sendo o deputado mais processado de MT. Deputado é processado ao lado de 26 outros réus, entre os quais estão, além de Bosaipo, o atual vice-governador Silval Barbosa, apontado como possivel cabeça de uma coligação eleitoral que deve juntar o PMDB, o PR e o PT, vejam só, e também Sérgio Ricardo, Nico Baracat, Emanuel Pinheiro, Gilmar Fabris, e Hermínio Barreto, entre outros.
A pretensão dos advogados do deputado José Geraldo Riva (PP-MT), atual presidente da Assembléia (ele é presidente pela quarta vez - e quando não foi presidente era secretário geral!), talvez fosse juntar as mais de 100 (cem) ações civis públicas que o Ministério Público Estadual apresentou contra Riva e contra um grupo de nada menos que 26 (vinte e seis) outros réus numa só ação, tirar este processo da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, devolvê-lo a uma das varas da Fazenda Pública e, depois, numa só penada, quem sabe, acabar com todo o questionamento judicial que é feito pelo MP à gestão quase eterna de Riva à frente da Assembléia Legislativa.
Só que no meio do caminho das pretensões de Geraldo Riva havia uma pedra. Esta pedra se chama Luiz Aparecido Bertolucci Junior, que é o juiz titular da vara criada na época em que o desembargador Paulo Lessa e o desembargador Orlando Perri comandavam os destinos do Poder Judiciário em Mato Grosso.
Logo, Bertolucci é um daqueles profissionais que se alinham entre os progressistas do nosso Poder Judiciário. E Bertolucci acabou revogando a decisão do juiz Márcio Guedes, que o havia substituido durante algum tempo, no comando da Vara, enquanto ele atuava como juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça. Assim que assumiu efetivamente o cargo, Bertolucci impôs um entendimento completamente diferente daquele que vinha sendo imposto por Guedes. Com isso, os processo contra Riva continuarão a ser examinados separadamente, gerando, é claro, muita dor de cabeça para Riva, para os demais réus e também para seus advogados. A decisão de Bertolucci mantém acesa a expectativa, na sociedade mato-grossense, que possa surgir uma condenação contra Riva em algumas destas ações (não estão relacionadas aqui as ações criminais) e Riva possa, então, finalmente ser incluido entre os políticos de "ficha suja", sem condição de poder figurar em qualquer listagem de candidatos, tão logo o Tribunal Superior Eleitoral, sob o comando o progressista Ayres Brito, pacifique este entendimento.
CONFIRA NO LINK ABAIXO O INTEIRO TEOR DA HISTÓRICA DECISÃO DO JUIZ LUIS APARECIDO BERTOLUCCI
CONFIRA, ABAIXO, UMA RELAÇÃO DOS PROCESSOS CONTRA RIVA
(Para conferir pessoalmente os processos, procure a Vara Especializada em Ação Civil Pública, no Fórum de Cuiabá)
Fonte: Pagina do Enock