sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Já fazem 23 dias que Riva foi condenado por Bertolucci e não conseguiu derrubar a sentença.

"Basta senhor juiz do medo que nos prende em casa, como se ainda fosse seguro nela se esconder. Basta de inércia, de covardia, de submissão ao terror e poder dos criminosos. Basta de ficar chorando os nossos mortos. Basta de impunidade. Basta de injustiça. Basta senhor juiz. Basta!"
( Promotor de Justiça: Citações sobre o "Garantismo" Penal)





Já fazem 23 dias que Riva foi condenado por Bertolucci e não conseguiu derrubar a sentença. Só que o deputado mais processado de MT ainda não é cachorro morto



Quando foi condenado pelo juiz Luiz Alberto Bertolucci, no dia primeiro dia deste mês de outubro de 2009, sendo afastado do comando admistrativo da Assembléia, e perdendo seus direitos políticos por 5 anos, o deputado José Geraldo Riva ainda tentou gargantear. Soltou um nota em que dizia uma série de desaforos sobre o juiz Bertolucci. Só que o tempo passa, o tempo voa e a sentença do juiz Bertolucci continua valendo.

Pelo que se conclui, toda aquele esperneio de Riva dizendo que o juiz Bertolucci desrespeitou o seu direito à defesa não passou de mera blasonaria deste que é o deputado mais processado por corrupção em todos os tempos da história de Mato Grosso. O fato é que a sentença foi confirmada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Cunha e Riva continua afastado dos cofres da Assembléia, sem poder mais cuidar da administração da Assembléia, já que o Ministério Público, nos processos que move contra Riva demonstrou que Riva é a pessoa menos confiável para cuidar desta administração e destes cofres.

Depois da confirmação da sentença pelo Tribunal de Justiça, Riva parece que colocou o rabo entre as pernas e abandonou a tática dos xingamentos contra o juiz Bertolucci. Ainda sem acreditar muito na mudança, alguns setores da sociedade já começaram a sussurar que o tempo do poder de Riva pode estar passando. A boa espectativa é de que, depois da condenação no caso da Seria Públicidade, outros processos que se encontram conclusos na mesa do juiz Bertolucci podem ser sentenciados a qualquer momento - e aí Riva e suas práticas tão questionáveis à frente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso podem ir definitivamente para o vinagre.

Riva, que silenciou quanto à decisão do juiz, e não esperneia mais, está, agora, tentando, na Justiça, calar aqueles que falam sobre seus crimes e sobre a sua condenação. Sim, porque a verdade é que Riva ainda tem a favor dele a cumplicidade da unanimidade da Assembléia Legislativa, onde os deputados ainda não deram um vagido sequer sobre a sua condenação. Na mídia, também, nenhuma pauta que desdobre este caso e aponte a importância da condenação de Geraldo Riva pelo juiz Bertolucci aparece. Os grandes jornais e as grandes rede de TV, que atingem as grandes massas, se mantém omissas. Uma força pró Riva já desponta em alguns saites, como na virada do blogueiro Eduardo Gomes que, depois de estreiar seu blog atacando Riva, agora prefere atacar quem divulga informações contra Riva. Não foram poucas às vezes em que Eduardo Gomes compareceu à minha presença para se queixar da pressão que Riva vinha fazendo contra seus textos, através dos seus patrões no Diário de Cuiabá. Agora, Riva, no saite de Eduardo Gomes, navega em céu de brigadeiro.

Quer dizer, Riva ainda não é, como dizem alguns apressadinhos, um cachorro morto. Para que o novo cenário se confirme, há que esperar que o juiz Pedro Sakamoto negue a liminar pretendida pelo deputado mais processado de Mato Grosso que tenta calar aqueles que mantém o noticiário sobre o caso, como esta Página do E e o saite Prosa e Política, de Adriana Vandoni. Para que o isolamento de Riva avance, é preciso que venham as novas sentenças condenatórias em outros processos impetrados pelo Ministério Público contra ele. Para isso seria fundamental que o movimento popular e sindical retomasse as manifestações contra a corrupção na Assembléia e promovesse algo assim como uma "Lavagem da Assembléia Legislativa 2 - A Depuração". O movimento popular e sindical, todavia, à excessão do presidente do Sinjusmat, Rosenwal Rodrigues, parece não se preocupar com Riva e com o que ele representa.

São esses os fatos, até agora. Sigamos em frente.


SE VOCE AINDA NÃO LEU, LEIA AGORA - Para conferir o inteiro teor da decisão histórica do magistrado Luiz Aparecido Bertolucci, que condenou Riva, clique nos links abaixo:








http://www.scribd.com/doc/20637809/Tj-Pagina-Do-e-Bertolucci-Condena-Riva-1






http://www.scribd.com/doc/20638153/Tj-Pagina-Do-e-Bertolucci-Condena-Riva-2



Fonte: Pagina do Enock