
“A corrupção está nos diversos setores da atividade brasileira, e a nossa função é dar um banho de cidadania”, ( O presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar)
População da Baixada Cuiabana participa de evento de controle social no TCE
Cidadãos, representantes de entidades civis organizadas e gestores públicos de 12 municípios da Baixada Cuiabana e do governo do Estado participaram na manhã de hoje, em Cuiabá, das palestras do Programa Consciência Cidadã, promovidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento, que tem como foco o estímulo ao controle social, arrebanhou a participação de 2,8 mil pessoas ao longo de seis edições realizadas em 2009.
Representando a sociedade civil organizada, o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o “Ceará”, parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas. “O MCCE acha de suma importância ver que o TCE está preocupado em dialogar com a sociedade. Nós, do MCCE, estimulamos o controle social há 10 anos e é isso que nós queremos: que os munícipes se organizem e que cada cidadão fiscalize o dinheiro público, que é de todos nós”, declarou Ceará aos presentes, durante a abertura do evento.
As palestras abordaram as ferramentas existentes para que cada cidadão faça a fiscalização da aplicação dos recursos públicos e o papel das instituições públicas, proferidas pelo presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, o conselheiro e corregedor-geral Valter Albano, o conselheiro e ouvidor-geral Alencar Soares e a secretária de Articulação Institucional do Tribunal, Cassyra Vuolo.
A exemplo de edições anteriores do programa, o público reagiu ao chamamento para o exercício pleno da cidadania. “Essa aproximação do TCE é muito importante. Nós, cidadãos, precisamos de muitas coisas governamentais, das instituições públicas. E se não acompanhamos, muitas vezes não sabemos o que está acontecendo”, afirma o primeiro-secretário da Associação Várzea-grandense de Deficientes Físicos, Airton de Oliveira Alves.
Além de Cuiabá, o programa foi realizado este ano nas regiões de Diamantino, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste e Rondonópolis.
Fonte: Tribunal de Contas - TCE/MT