
A Convenção é o mais completo documento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento). Ela prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio de rastreamento, bloqueio e devolução de bens e também a criminalização do suborno e lavagem de dinheiro. Os artigos se referem também ao aprimoramento gradual da legislação em questões como financiamento de campanhas eleitorais e prestações de contas.
De acordo com a Convenção, os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção, e cabe aos países signatários implementar as normas da Convenção. A sociedade civil e o setor privado desempenham papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção e exigir que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.
Caminhada Mato-grossense pela Ética, Cidadania e Transparência
As organizações que desenvolvem ações de prevenção e combate à corrupção no Estado de Mato Grosso têm a honra de convidá-lo (a) para participar da 1º Caminhada Mato-grossense pela Ética, Cidadania e Transparência.
Dia: 12/12 - SÁBADO
Hora: 08:00h
Largada: Praça da República - Centro - Cuiabá - MT
Chegada: Colégio Liceu Cuiabano, onde será realizado um ato público, em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, com apresentação pela Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Portal da Transparência e de outras ações de prevenção e estímulo ao combate da Corrupção.
FIQUE DE OLHO NA APLICAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO!
TODO CIDADÃO TEM DIREITO E O DEVER DE FISCALIZAR O DINHEIRO PÚBLICO
