O Globo; Adriana Vasconcelos
BRASÍLIA - Líderes do Senado assinaram nesta terça-feira o pedido de urgência para votação do projeto ficha limpa - que veta a candidatura de pessoas condenadas pela justiça . O pedido também conta com a assinatura do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e do líder do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (PT-SP). O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) , apresentou à Mesa Diretora da Casa uma questão de ordem sobre a possibilidade de o Ficha Limpa ser votado primeiro.
Na presidência da sessão, o 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), informou que a questão de ordem deverá ser respondida na quarta-feira.
Arthur Virgílio argumentou que há acordo de líderes, apesar de a pauta estar trancada por medidas provisórias e por projetos em urgência constitucional (estes, relacionados às regras de exploração do pré-sal).
- Amanhã (quarta-feira), às 16h, quero colocar em votação o Ficha Limpa. Será uma grande resposta que o Senado dará ao Brasil - disse Perillo.
O projeto Ficha Limpa será votado primeiro na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Mais cedo, Romero Jucá (PMDB-RR) havia afirmado que aceita mudar a ordem de votações no plenário. Ele resolveu propor à oposição um esforço concentrado para limpar a pauta, passando pela votação da MP dos Aposentados e das demais que estão trancando a pauta, além dos projetos do pré-sal, depois o Ficha Limpa, que veta as candidaturas de condenados em segunda instância. Jucá amenizou o tom sobre o projeto, mas admitiu, no entanto, ter dois processos contra ele, que classificou de "ridículos". (Leia também: oposição pretende usar pressão popular para votação do projeto ficha limpa no senado )
"O governo não deve retirar a urgência da votação dos projetos do pré-sal. Ao contrário, queremos votar as MPs, o pré-sal e o ficha limpa", postou o líder no Twitter.
No microblog, Jucá também confirmou que pretende apresentar emenda para evitar o fim do fator previdenciário. Se houver mudança, a proposta terá que voltar para a Câmara.
"Estamos analisando uma alternativa a substituição ao fator previdenciário. Não podemos agir com irresponsabilidade no futuro".
"Temos que ter uma regra de transição ao fator previdenciário. Estamos analisando a fixação de uma idade mínima ou o fator 85/95."
MPs trancam a pauta do Senado
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), defendeu na segunda-feira que o Senado passe a proposta do projeto Ficha Limpa na frente das quatro medidas provisórias (MPs) que estão trancando a pauta da Casa. Mas ele admitiu que será necessário um acordo de todos os líderes partidários da Casa.
O projeto Ficha Limpa deve ser votado na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator, senador Demóstenes Torres, também defende acordo para a votação da proposta ainda nesta semana.
Fonte: O Globo
Saiba mais:
FICHA LIMPA, SENADO E A PRESSÃO REDOBRADA.
Pode ser hoje a votação do Projeto Ficha Limpa no Senado Federal. Por isso, é importante manter a pressão que trouxe o projeto – mesmo aos trancos e barrancos – até aqui. Vamos encher a caixa postal dos senadores com pedidos de votação e aprovação integral e sem mudanças do projeto ainda hoje.
Clique no link do “Alô Senado!” – abaixo – e vá diretamente para a página do serviço de relações públicas do Senado Federal. Lá, escolha como primeira opção “Comissão e Liderança”; como segunda opção marque “Todos os Senadores”; escolha “Solicitação” na próxima linha e preencha corretamente o resto dos dados. Basta clicar em enviar e pronto. Não leva nem dois minutos para você praticar esse ato cívico e pressionar os senadores.
Olha que tem senador que até te manda resposta.
Vamos “prás cabeças”!
Aja! Enquanto pode.
Um abraço.
A. Maximus
Fonte: Visão Panorâmica
ALÔ SENADO!:


