quarta-feira, 12 de maio de 2010

MCCE: “Éder quer limpar a imagem suja dele no paletó do juiz”

"Justiça seja feita: nem todo ladrão é político!" - Autor desconhecido


O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em Mato Grosso, Antônio Cavalcanti Filho, popular Ceará, disse, nesta terça-feira (10), que causa estranheza o fato do secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, lançar a candidatura do juiz federal Julier Sebastião da Silva à Prefeitura de Cuiabá para o pleito de 2012.


Ceará lembrou que Éder é citado como réu em um processo que tramita na Justiça Federal e será julgado pelo mesmo juiz. No processo, a Justiça Federal apura as responsabilidades do ex-secretário de Fazenda referentes ao superfaturamento na aquisição de máquinas e caminhões pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano.

De acordo com Ceará, “Éder quer limpar a imagem suja que ele tem no momento nos panos limpos do paletó do Julier, que pra nós é uma pessoa íntegra”.

Para Ceará, isso reforça ainda mais a necessidade do secretário se afastar do cargo, porque a declaração de Éder querendo lançar Julier à Prefeitura demonstra que ele tem poder dentro do Governo e pode interferir no processo de investigação.

“Tem que se afastar, se ele não fizer, o Governo tem a obrigação de fazer isso para que as investigações tenham credibilidade perante a opinião pública”, afirmou.

Segundo Ceará, Éder deveria estar preocupado nesse momento em se afastar imediatamente do cargo que ocupa no Governo “para provar a sua dignidade para a sociedade mato-grossense”.

“Porque essa pasta é uma secretaria estratégica de articulação política com as demais secretarias. Então ele deveria em vez de estar lançando candidatura de quem quer que seja, é estar preocupado com as graves acusações que recaem sobre ele”, afirmou.

Ceará acredita que ter a candidatura lançada pelo secretário Éder Moraes pode prejudicar a imagem do juiz federal. “Julier vêm fazendo um excelente trabalho como juiz federal e ele deve pesar bem essa posição. É muito mais importante ter o Julier no Poder Judiciário para punir sonegadores e gestores que mal versam o dinheiro público do que se atirar numa candidatura, principalmente lançada por pessoas que pairam enormes dúvidas da sua honestidade, integridade moral e ética na política”, defendeu.

O MCCE prometeu entrar com uma representação contra Éder Moraes, caso os processos e as investigações contra o secretário parem ou sejam engavetados.

OAB estranha atitude de Éder

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, o advogado Cláudio Stábile também estranhou a declaração de Éder Moraes. “Acho até estranho que ele tenha feito isso, porque não é normal o réu lançar o juiz como candidato. Se ele disse isso realmente, lançaria uma suspeita sobre essa conduta”, afirmou.

Stábile reforçou que defende o afastamento de Éder do cargo. “Todo secretário que tiver algum envolvimento nesse caso das máquinas tem que se afastar”, disse.

Glaucia Colognesi e Lisânia Ghisi PnB Online

Fonte: Preto no Branco