Daldegan desrespeitou pareceres técnicos e autorizou Eliene Lima a plantar eucalipto em área de proteção ambiental na Chapada - acusa MPF
"As denúncias vão aparecendo e ampliando os dados que permitirão avaliar o quanto Blairo Maggi foi marionete ou cúmplice em uma série de patifarias neste Mato Grosso. O homem que disse que veio para estabelecer novos patamares na prática política, só fez, na verdade, pelo tudo que indicam os fatos agora revelados, reforçar o poder e o controle de Geraldo Riva e sua turma sobre a máquina do Estado. Os crimes de antes de Maggi, levaram Riva e sua turma a se transformarem em réus em 118 processos movidos pelo MPE. Agora, graças ao MPF, passamos a ter uma perspectiva das irregularidades 'mais modernas' deste grupo que se constitue na maior força dentro do governo do PR- PMDB-PT-PP. Confira as novas revelações. Tudo acontecia sob o olhar bovino do sojicultor Blairo Maggi e do seu esquema de segurança comandado pelo homem do Cenimar, Luiz Antonio Pagot". (Pagina do Enock) Veja a matéria abaixo:
Daldegan desrespeita portaria e autoriza plantio de eucaliptos para deputado
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan
Da Redação - Thiago Itacaramby - Especial para o Olhar Direto
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, (Foto) ignorou pareceres técnicos do órgão e autorizou o plantio de eucaliptos em uma área de reflorestamento na Fazenda Santa Rita, de propriedade do deputado federal Eliene Lima (PP) - a direita, na foto.
Conforme consta na decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, da 1º Vara Federal de Mato Grosso, o ex-secretário do governo Blairo Maggi (PR), deferiu o pedido de documentos necessários para obter a Licença de Instalação e Operação (LAU). A propriedade está localizada dentro de uma área de proteção ambiental em Chapada dos Guimarães.
O parecer do juiz revela que Daldegan teria desrespeitado a Portaria 149, de 11/12/2008, da Coordenadoria de Unidade de Conservação da Sema/MT, que veta o plantio de eucaliptos naquela reserva legal.
As negociações ocorreram graças à intervenção do ex-secretário adjunto da Sema e atual adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Afrânio Cézar Migliari. Com base no texto extraído da escuta telefônica entre Lima e Migliari, o deputado diz que: “Eu ia ver se alguém acompanhava aquele trem. É que eu já to desistindo de ver com quem eu to vendo lá, porque o trem não anda”, diz o deputado.
A liberação da LAU se deu em 22/04/2009. De fato, toda a transação desconsiderou a existência da portaria, na qual proibia o plantio de eucaliptos naquela reserva legal.
PRISÕES
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, se entregou na manhã desta sexta-feira (21), na Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis, logo após ficar sabendo da Operação Jurupari.Ele teve a prisão preventiva decretara pela Justiça juntamente com outros 90 acusados de exploração ambiental no Estado.
Já o ex-secretário adjunto da Sema e atual adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), se entregou na sede da PF em Brasília.
FONTE OLHAR DIRETO
MAIS INFORMAÇÃO:
“Fala direito, Eliene”. Fale, Eliene, que nós te escutamos. rsss
Por Adriana Vandoni .
Trecho do relatório da PF com a interferência do deputado federal Eliene Lima (preposto de Riva) em assuntos ambientais:
Fazenda Santa Rita, localizado em Chapada dos Guimarães e de propriedade do deputado federal ELIENE JOSE DE LIMA.
De acordo com as conversas telefônicas objeto das interceptações, é clara a ingerência do deputado federal Eliene de Lima junto a Afrânio Cesar Migliari para a obtenção da Licença Ambiental Única de sua fazenda. Deve se destacar que o referido licenciamento contrariou a Portaria 149, de 11/12/2008, da própria SEMA/MT, que vedava o plantio de eucalyptus na região de Chapada dos Guimarães / MT. Nestes casos, destaca-se ainda a participação do então Secretario de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, que revogou a portaria em questão, que embasava parecer contrario ao plantio. Veja abaixo conversa entre Eliene e Afrânio:
Em outra ligação no dia 07/04/2009. Eliene pede pra Afrânio “ajudar eu andar com esse trem” (liberação da LAU da Fazenda Santa Rita)
Eliene – Eu te liguei porque eu tenho aquele interesse naquela LAU e há pouco tempo atrás a Dra. Ana Flavia ligou pro engenheiro dizendo porque a minha escritura ta no meu nome e os documentos que veio tava em nome, na cadeia dominial de um outro, ne. Eu não sei o que eu explico pra ela. Acho que vou explicar que eu não fiz o registro da escritura ainda no cartório. Isso não é o suficiente?
Afrânio – Eu acho que é par ai mesmo. Você tem o contrato de compra e venda ou não tem nem contrato de compra e venda? Tem, né?
Eliene – Eu tenho até escritura do processo. só que .. mas como saiu uma certidão em nome de outro na cadeia dominial, saiu porque lá no cartório de registro eu não fiz o registro (incompreensível) pagar para fazer o registro.
Afrânio – Ahn Eliene – Então, eu explico assim pra ela que tá bom, né?
Afrânio – Eu acho que sim Não tem nada demais. Fala pra ela a verdade, o senhor comprou a fazenda, o senhor não transferiu ainda.
Eliene – Eu escriturei m as não registrei n o cartório.
Afrânio – Mas tem escritura de compra e venda isso?
Eliene – Tem escritura, tem já, só que …
Afrânio – Manda junto. Mandou essa escritura prá ca já?
Eliene – Tá. Mandei
Afrânio – Ele tá no processo?
Eliene – Tá no processo, só que a justificativa de que a certidão que entrou da cadeia dominial não está no meu nome porque eu ainda não registrei ainda no cartório de registros.
Afrânio – Eu sei, fio de deus. Mas você tem lá no documento, com a escritura de compra e venda você não precisava nem do registro. nem da matricula.
Eliene – Pois é. Eu não to entendendo …
Afrânio – Porque a escritura de compra e venda é um documento oficial de que você comprou essa Área. pô.
Eliene – Você tem um acesso melhor com ela ou o Luiz?
Afrânio – E, uai, eu posso falar com ela. Agora, eu preciso do número do processo e outras coisas mais. Eu tive ontem aqui teve algum engenheiro, ou alguém da sua parte, que teve aqui falando e ai eu conversei rapidamente, mas a pessoa não me pediu nenhum favor não, não pediu nenhuma informação.
Eliene – É 4281 1 o número desse processo.
Afrânio – Espera só um pouquinho. Eu to parando o carro aqui na secretaria. ta um pé d’água aqui, só um minuto, só vou pegar um papel pra poder anotar. Qual que é?
Eliene – E 42811, 2009.
Afrânio – Ta.
Eliene – Isso tá me matando, rapaz. Ajuda eu a andar com esse trem ai.
Afrânio – Tá bom.
Em 22/04/2009, a SEMA libera a LAU da Fazenda Santa Rita, de propriedade de Eliene Jose de Lima, mesmo com a existência de uma portaria (portaria 149 de 11 de dezembro de 2008) publicada pela SEMA proibindo o plantio de eucalyptus na região de Chapada dos Guimarães
Fonte: Prosa e Política



