Trabalhadores da Educação ocupam Assembléia Legislativa mas não conseguiram debater suas reivindicações com deputados. Helena Bortolo repudia boicote de parlamentares
Com o tema “A Educação em Mato Grosso necessita de mais investimentos”, trabalhadores da educação de Cuiabá e de vários municípios do interior do Estado, e também estudantes da escolas estaduais, participaram nesta quarta-feira de ato público em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e de uma caminhada até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e ao Palácio Paiaguás no Dia de Paralisação de Advertência na Rede Estadual. A categoria exige mais investimentos na educação; implementação do piso salarial de R$ 1.312,00; posse dos aprovados e classificados no concurso público realizado no ano passado; e hora-atividade para os professores contratados (interinos). A expectativa de realização de uma audiência pública que reunisse deputados e trabalhadores se frustou, ficando de ser realizada em data futura.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares, ocupou o espaço de 30 minutos na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, antes de iniciar o ato público em frente ao Poder Legislativo. O sindicalista traçou um retrato da educação pública no Estado e no país. Falou das conquistas dos trabalhadores da educação ao longo de quase cinco décadas de lutas do sindicato. Alertou que a educação no Brasil “é prioridade apenas nos discursos”. “São os trabalhadores da educação que fazem a diferença”, destacou.
Discursando diante da Assembléia Legislativa, sob um sol inclemente, a presidente da Sub-sede de Cuiabá, professora Helena Bortolo, repudiou os parlamentares que não abriram o plenário da Casa para a audiência pública reivindicada pelos trabalhadores da Educação. "Nossa luta, apesar destes boicotes, não pára, ela vai continuar até que o direito de nossa população, de contar com um ensino de qualidade, se torne uma realidade em todos os cantos deste Estado", prometeu Bortolo.
Nos próximos dias, esta PÁGINA DO E vai divulgar, em vídeo, o inteiro teor do pronunciamento de Gilmar Soares na Comissão de Educação e outros pronunciamentos de lideranças do Sintep que marcaram a histórica caminhada desta quarta-feira.
Com informações da assessoria do Sintep MT
Fonte: Pagina do Enock
visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org