quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ato público e caminhada marcam Dia de Paralisação de Advertência na Rede Estadual

Trabalhadores da Educação ocupam Assembléia Legislativa mas não conseguiram debater suas reivindicações com deputados. Helena Bortolo repudia boicote de parlamentares



Com o tema “A Educação em Mato Grosso necessita de mais investimentos”, trabalhadores da educação de Cuiabá e de vários municípios do interior do Estado, e também estudantes da escolas estaduais, participaram nesta quarta-feira de ato público em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e de uma caminhada até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e ao Palácio Paiaguás no Dia de Paralisação de Advertência na Rede Estadual. A categoria exige mais investimentos na educação; implementação do piso salarial de R$ 1.312,00; posse dos aprovados e classificados no concurso público realizado no ano passado; e hora-atividade para os professores contratados (interinos). A expectativa de realização de uma audiência pública que reunisse deputados e trabalhadores se frustou, ficando de ser realizada em data futura.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares, ocupou o espaço de 30 minutos na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, antes de iniciar o ato público em frente ao Poder Legislativo. O sindicalista traçou um retrato da educação pública no Estado e no país. Falou das conquistas dos trabalhadores da educação ao longo de quase cinco décadas de lutas do sindicato. Alertou que a educação no Brasil “é prioridade apenas nos discursos”. “São os trabalhadores da educação que fazem a diferença”, destacou.

Discursando diante da Assembléia Legislativa, sob um sol inclemente, a presidente da Sub-sede de Cuiabá, professora Helena Bortolo, repudiou os parlamentares que não abriram o plenário da Casa para a audiência pública reivindicada pelos trabalhadores da Educação. "Nossa luta, apesar destes boicotes, não pára, ela vai continuar até que o direito de nossa população, de contar com um ensino de qualidade, se torne uma realidade em todos os cantos deste Estado", prometeu Bortolo.

Nos próximos dias, esta PÁGINA DO E vai divulgar, em vídeo, o inteiro teor do pronunciamento de Gilmar Soares na Comissão de Educação e outros pronunciamentos de lideranças do Sintep que marcaram a histórica caminhada desta quarta-feira.

Com informações da assessoria do Sintep MT

Fonte: Pagina do Enock
 
visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org