sábado, 2 de julho de 2011

A barbárie e suas vítimas


"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"
 ( Mahatma Gandhi)



Essencial. Indispensável. De extrema e urgente importância. Leiam o artigo abaixo, vejam os vídeos postados ou o documentário integral no link indicado. Quantas vezes for preciso ou de tempos em tempos. Compartilhem estas iluminações com outras pessoas.

A mudança que queremos ver no mundo passa por uma transformação radical de cada um de nós, dos nossos valores. Precedida de uma conscientização profunda, integral.


Não existe outro caminho.
 


Escancarando as entranhas da barbárie do capital

 
Por Alder Julio Ferreira Calado


Intuições a partir do filme/documentário “De la servitude moderne”, de Jean-François Brient, com montagem de Victor Léon Fuentes


Desde 2009, vem circulando na internet (via “youtube”), correndo inteiramente por fora do circuito midiático comercial, um filme/documentário produzido por Jean-François Brient (França), com montagem de Victor Léon Fuentes (Colômbia), e cuja difusão só depende de nossa boa vontade e empenho de seres humanos e cidadãos e cidadãs. O filme é precedido de um livro (que contém DVD), escrito pelo mesmo Brient, em 2007.


O objetivo do filme/documentário é de avivar nossa memória e ajudar a nos despertar, inclusive por meio da autovigilância, quanto às manifestações atrozes da barbárie capitalista = que o documentário chama, a justo título, de “sistema totalitário mercantil” -, tal como hoje se vem apresentando.


Trata-se de um patético grito de alerta aos sobreviventes desse sistema. Uma vigorosa denúncia profética e, por isso mesmo, incômoda aos ouvidos e aos olhos de quem prefere manter-se seguro em sua jaula. Cuida o filme de decompor, em sua anatomia e em sua fisiologia, todo esse sistema totalitário mercantil, de modo a permitir a(o) espectador(a) percorrer criticamente os mais distintos cenários desse sistema, seja em sua esfera econômica, seja em seu terreno político, seja em suas múltiplas manifestações culturais.


Permite, com efeito, perceber com detalhes as podres entranhas do modo de produção vigente, à medida que lança luz sobre, por exemplo, a rotina dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nos porões da barbárie, constantemente afetados por processos desumanos de organização do trabalho, em que seus agentes são tratados como máquinas de gerar lucro, nas piores condições.


O filme/documentário exibe igualmente cenários terrificantes de agressão à natureza, tratada exclusivamente como fonte de lucro, e lucro rápido e copioso… Mostra as formas de pilhagem dos recursos naturais. Desmascara a lógica capitalista dos cuidados médicos, pela via dos procedimentos convencionais da medicina mercantil. Põe o dedo na radical iniquidade das relações patrão-empregado. Denuncia as formas de exploração dos grandes conglomerados transnacionais, apoiados nas grandes potências e nos aparelhos de Estado, sob a roupagem das democracias formais. Põe a nu a grade de valores usada e abusada pelo sistema totalitário mercantil, para manter e ampliar as condições de alienação dos seus súditos. Faz, em breve, uma radiografia desse sistema, bem como de seus protagonistas e de suas vítimas.


Diferentemente da escravidão da Idade Antiga ou da servidão medieval, ou das revoltas características das primeiras revoluções industriais, “A servidão moderna é uma servidão voluntária e consentida”. Servidão expressa pelo conformismo e pela passividade das vítimas, assujeitadas que se acham à ditadura das mercadorias que adquirem cada vez mais e na exata proporção de sua alienação, implicando a abdicação de sua identidade, de sua autonomia, alienando-se de seu ser, em proveito do império do consumismo, da desigualdade social crescente e da incessante degradação do Planeta. Preferem resignar-se à dança macabra do sistema a lutar pela sua identidade, o que implicaria esboçar diante do sistema a única atitude digna do ser humano: a do combate à alienação, à exploração e à pilhagem do Planeta e dos humanos.


À medida que se submetem às regras do jogo, tornando-se seus consumidores incondicionais (ver, por exemplo, os estragos feitos por uma emissão como a do famigerado “Big Brother Brazil”, com sua enorme parcela de espectadores e colaboradores interativos…), e assim sacralizando suas regras, as vítimas só fazem consolidar o caráter sórdido de seu mundo, um “mundo insosso e inodoro”. Aos obedientes súditos do sistema totalitário mercantil, só lhes resta contentar-se com ser sua imagem e semelhança.


Sob a égide de tal lógica, o mundo vai se transformando numa enorme rede viária, a serviço da circulação e do consumo de mercadorias.


Que condições teriam concorrido à produção de um quadro desses? O documentário começa sublinhando que “primeiro foi preciso retirar dos membros dessa classe toda consciência de sua exploração e de sua alienação.” Esta é uma face dessas condições. Requer ser percebida em interação dinâmica com outras tantas, seja do ponto de vista econômico, seja em sua malha política, seja quanto ao seu espectro cultural. Vou buscar desdobrar um pouco nuanças desses aspectos, no tópico a seguir.


Algumas intuições inspiradas no filme/documentário


Ainda que não tenha sido propósito do autor do documentário, explicitar uma proposta detalhada, alternativa à barbárie capitalista vigente, não se deve ignorar que o mesmo documentário evoca, de modo implícito, já na formulação das denúncias, elementos de alternatividade. Pelo menos a quem se disponha a perceber…


Trato, por conseguinte, de enunciar o que, inspirado nessa profusão de denúncias ao sistema totalitário mercantil, o que percebo como elementos subjacentes de alternatividade a essa ordem tão bem dissecada pelo documentário. Tento formular, a seguir, em três rápidos tópicos, atinentes às esfera da produção, da política e da cultura. Antes, porém, convém ressaltar, com toda a força, que, para muito além de uma tentativa pontual, a partir de cada esfera tomada isoladamente, qualquer proposta de superação dessa ordem exige tomá-la como um todo, e não apenas por qualquer uma de suas partes integrantes.


1. Na esfera da produção


Por mais evidente que se apresente a necessidade de superar-se o atual modo de produção dominante, é indispensável, igualmente, articular-se ao combate incessante ao modo de produção, o combate ao modo de consumo.


Em vão se afirmaria um combate à estrutura de produção vigente, protagonizada pelos grandes conglomerados transnacionais, dissociado do combate ao modo de consumo, em grande parte, já introjetado e reproduzido por nós, seja no campo dos bens produzidos, seja na área dos serviços oferecidos. Vejamos alguns exemplos bem concretos.


- Com que autoridade vamos travar um combate convincente contra a lógica perversa da construção de projetos faraônicos de energia ou de canalização de água (Belo Monte, Transposição, usinas nucleares…), se nos mostramos, em nosso cotidiano, ávidos e abusivos consumidores de água e energia elétrica? Basta ver nossa insensibilidade e nossa atitude vorazmente consumista, em casa, nas salas “aclimatadas”, mesmo quando bem podemos estudar e trabalhar em espaços que dispensem o consumo de energia. Hoje, mesmo em espaços públicos (universidades, inclusive), sindicatos, até em certos movimentos sociais…), alguns dos quais oferecendo agradável ambiente natural, observa-se crescente tendência a recorrer-se a salas e ambientes “climatizados”… Algo semelhante também se passa, quanto à nossa atitude em relação ao uso da água e aos cuidados (ou descuidos?) em relação a tantos e abusivos vazamentos de água… Não se trata de pretender reduzir nosso combate estrutural contra a fonte maior desse mal, mas, de entender, que uma forma de combate se acha umbilicalmente ligada à outra.


E quanto à nossa atitude rotineira em relação ao recurso abusivo a automóveis? Como vamos ter postura convincente de combate contra a lógica de Mercado, se não exercemos qualquer vigilância interna quanto à nossa parcela de responsabilidade como usuários contumazes de automóveis – para uso tantas vezes individual?


Também no tocante à nossa postura em relação aos serviços públicos essenciais: como iremos ser convincentes em nossos propósitos de defesa do PÚBLICO, por exemplo, nos serviços de educação e de saúde, se pouco ou nada sentimos na pele os efeitos de sermos usuários de escolas públicas e do SUS?


2. No terreno político


Nos frequentes espaços de análises de conjuntura de que participamos, estamos cansados de lembrar quem são nossos parceiros, quem são nossos aliados e quem são nossos adversários. Quanto a estes, por exemplo, não cessamos de enfatizar a lista encabeçada pelas multinacionais, pelas grandes potências e seus organismos multilaterais. Uma das contradições mais impactantes de nossos tempos tem sido constatar, por um lado, nossa consciência do caráter auxiliar do Estado aos interesses dos grandes grupos, e, por outro, seguirmos apostando o melhor de nós na sustentação político-partidária convencional do Parlamento e dos agentes do Estado, em vez de ousarmos priorizar formas alternativas a esse modo de gestão da sociedade. Até nos declaramos comprometidos com isso, mas nossa agenda diária não traduz isto, em matéria de nossas prioridades concretas…


3. No âmbito cultural


Percebendo claramente ou não, tomando consciência crítica maior ou menor das tramas ideológicas disseminadas pelo sistema dominante, não é difícil constatarmos a reiterada incidência de contradições em que nos flagramos, no dia-a-dia de nossas atividades. Não raro, fazendo uso de um discurso afiado contra as astúcias do sistema, eis que, não raro, nos flagramos a reproduzir práticas que dizemos combater. E isto se dá, sobretudo, nos espaços minúsculos, pouco ou nada visíveis, tais como:


- ceder à crescente tendência de absorvermos, como necessidades efetivas, “necessidades” suscitadas pela lógica do sistema: abuso de nossa cota individual de consumo de energia; abuso do automóvel; ceder à onda do endividamento a qualquer preço; ceder à tendência de dispensar os serviços públicos, preferindo apelar para os serviços privados;


- adaptação/acomodação à medicina mercantil e seus sedutores planos de saúde;


- contribuição passiva (pelo fortalecimento objetivo) dos índices de audiência de emissões lastimáveis (não apenas o BBB…);


- contribuição objetiva, em escala maior ou menor, com distintas situações de privatização dos espaços públicos de trabalho (desrespeito a horários, relaxamento da assiduidade, utilização indevida dos recursos das repartições de trabalho; utilização indevida do tempo, dos espaços, de pessoal e de recursos públicos, etc.).


- dependência dos produtos sofisticados, em detrimento da valorização de produtos populares, inclusive nas feiras e mercados públicos;


- dependência de produtos sabidamente prejudiciais à saúde (não apenas do tipo “coca-cola”, além de se contribuir efetivamente com os lucros de grandes grupos transnacionais;


- não uso ou mau uso dos bens e serviços públicos (educação, saúde, transporte público);


- descumprimento de regras elementares da saudável convivência (impedir ou dificultar a outros usuários acesso à poltrona de um coletivo, dificultar a circulação dos passageiros ao interno do coletivo, especialmente, nas horas de pico; ocupar com o automóvel lugares de transeuntes);


- insensibilidade em relação à coleta apropriada do lixo…


Cada um, cada uma pode multiplicar “ad infinitum” os casos de descumprimento, no dia-a-dia de nossa convivência…


Nesses e noutros exemplos mencionados, a partir das questões suscitadas pelo referido documentário, é possível aperceber-nos das implicações concretas que incidem tanto no plano coletivo, quanto no âmbito individual, com relação ao desafio enorme de extrojetar, dia a dia, valores desse sistema totalitário mercantil, em suas mais distintas manifestações. Anima-nos, ao mesmo tempo, saber que, nas “correntezas subterrâneas”, já contamos com um bom número de pessoas e de grupos que tratam de testemunhar – inclusive em escala molecular – que é possível, sim, emitir sinais convincentes de práticas e concepções alternativas à ordem imperante…


João Pessoa, abril de 2011


Fonte: Abra Boca Cidadão


Link do documentário legendado em português:

“Meu otimismo está baseado na certeza que esta civilização vai desmoronar. Meu pessimismo em tudo aquilo que ela faz para arrastar-nos em sua queda.”



Capítulo II: A servidão voluntária

“Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos.”   (William Shakespeare)



A servidão moderna é uma escravidão voluntária, aceita por essa multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que lhes escravizam cada vez mais. Eles mesmos correm atrás de um trabalho cada vez mais alienante, que lhes é dado generosamente se estão suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os amos a quem deverão servir. Para que essa tragédia absurda possa ter sucedido, foi preciso tirar desta classe, a capacidade de se conscientizar sobre a exploração e a alienação da qual são vítimas. Eis então a estranha modernidade da época atual. Ao contrário dos escravos da Antiguidade, aos servos da Idade Média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje frente a uma classe totalmente escrava, que no entanto não se dá conta disso ou melhor ainda, que não quer enxergar. Eles não conhecem a rebelião, que deveria ser a única reação legítima dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que foi planificada para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.

Eis então o pesadelo dos escravos modernos que só aspiram a deixar-se levar pela dança macabra do sistema de alienação.

A opressão se moderniza estendendo-se por todas as partes, as formas de mistificação que permitem ocultar nossa condição de escravos.

Mostrar a realidade tal qual é na verdade e não tal como mostra o poder constitui a mais autentica subversão.

Somente a verdade é revolucionária

Capítulo III: A organização territorial e o habitat

“O urbanismo é a tomada do meio ambiente natural e humano pelo capitalismo que, ao desenvolver-se em sua lógica de dominação absoluta, refaz a totalidade do espaço como seu próprio cenário.” (Guy Debord, A sociedade do espetáculo)



À medida que o homem constrói seu mundo com a força do trabalho alienado, o cenário deste mundo se converte na prisão onde terão que viver. Um mundo sórdido, sem sabor, nem odor, que leva consigo a miséria do modo de produção dominante.

Este cenário está em eterna construção. Nada nele é estável. A remodelação permanente do espaço que nos envolve se justifica pela amnésia generalizada e pela insegurança na qual devem viver seus habitantes. Trata-se de refazer tudo a imagem do sistema: o mundo se torna cada dia mais sujo e barulhento, como uma usina.

Cada parcela deste mundo é propriedade de um Estado ou de um particular. Este roubo social que é a apropriação exclusiva do solo, se encontra materializada na onipresença de muros, barreiras, e fronteiras... São as marcas visíveis desta separação que invade tudo.

Mas ao mesmo tempo, a unificação do espaço, de acordo com os interesses da cultura mercante, é o grande objetivo da nossa triste época. O mundo deve transformar-se em uma imensa autopista, racionalizada ao extremo, para facilitar o transporte das mercadorias. Todo obstáculo, natural ou humano, deve ser destruído.

O ambiente onde se aglomera esta massa servil é o fiel reflexo de sua vida: se assemelha a jaulas, a prisões, a cavernas. Porém contrariamente aos escravos e aos prisioneiros, o explorado dos tempos modernos deve pagar por sua jaula.

““Porque não é o homem mas o mundo que se tornou um anormal.” (Antonin Artau)

Capítulo IV: A mercadoria

“A primeira vista, a mercadoria parece uma coisa simples, trivial, evidente, porém, analisando-a, vê-se complicada, dotada de sutilezas metafísicas e discussões teológicas.” (O Capital, Karl Marx, capítulo I, livro 4.)



E é neste lugar estreito e lúgubre, onde o escravo moderno acumula as novas mercadorias que deveriam, segundo as mensagens publicitárias onipresentes, trazer-lhe a felicidade e a plenitude. Porém quanto mais acumula mercadorias, mais ele se afasta da oportunidade de ser feliz.

“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8, 36)

La mercadoria, ideológica por essência, despoja de seu trabalho aquele que a produz e despoja de sua vida aquele que a consume. No sistema econômico dominante, já não é mais a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que determina a demanda. Então é assim que de maneira periódica, surgem novas necessidades que são rapidamente consideradas como vitais para a maioria da população: primeiro foi o radio, depois o carro, a televisão, o computador e agora o telefone celular.

Todas estas mercadorias, distribuídas massivamente em um curto lapso de tempo, modificam profundamente as relações humanas: servem por um lado para isolar os homens um pouco mais de seu semelhante e por outro a difundir as mensagens dominantes do sistema. As coisas que se possuem acabam por possuir-nos.

Capítulo V: A Alimentação

“O que vem a ser alimento para um é veneno para o outro.” (Paracelso)



Porém é quando se alimenta que o escravo moderno ilustra melhor o estado de decadência em que se encontra. Dispondo de um tempo cada vez mais limitado para preparar a comida que ingurgita, ele se vê obrigado a engolir rápido o que a indústria agroquímica produz, errando pelos supermercados à procura dos ersatzes que a sociedade da falsa abundância consenti em dar-lhe. Ai ainda, só lhe resta a ilusão da escolha. A abundância dos produtos alimentícios apenas dissimula sua degradação e sua falsificação. Não são mais que organismos geneticamente modificados, uma mistura de colorantes e conservantes, de pesticidas, de hormônios e de outras tantas invenções da modernidade. O prazer imediato é a regra do modo de alimentação dominante, também é a regra de todas as formas de consumo. E as conseqüências que ilustram esta forma de alimentação se vêem em todas as partes.

Mas é frente a indigência da maioria que o homem ocidental goza de sua posição e de seu consumismo frenético. Em vista disso, a miséria está em todos os lados onde reina a sociedade totalitária mercante. A escassez é o reverso da moeda da falsa abundância. E num sistema que promove a desigualdade como critério de progresso, mesmo se a produção agro-química é suficiente para alimentar a totalidade da população mundial, a fome nunca deverá desaparecer.

stão convencidos de que o homem, espécie pecadora por excelência, domina a criação. Como se todas as outras criaturas tivessem sido criadas apenas para servir-lhes a comida, a roupa, para serem martirizadas e exterminadas.”
Isaac Bashevis Singer

A outra conseqüência da falsa abundância alimentícia é a generalização das usinas de concentração e de exterminação massiva e bárbara das espécies que servem de alimento aos escravos. Esta é a real essência do modo de produção dominante. A vida e a humanidade não resistem ante o desejo de proveito de certos indivíduos.

Capítulo VI: A destruição do meio ambiente

«Que triste é pensar que a Natureza fala e que a espécie humana não a escuta» (Victor Hugo)



E a espoliação dos recursos do planeta, a abundante produção de energia ou de mercadorias, o lixo e os resíduos do consumo ostentoso, hipotecam a possibilidade de sobrevivência de nossa Terra e das espécies que nela habitam. Porém para deixar livre curso ao capitalismo selvagem, o crescimento econômico nunca deve parar. É preciso produzir, produzir e reproduzir mais ainda.

E são os mesmo poluidores que se apresentam hoje como salvadores potenciais do planeta. Estes imbecis da indústria do espetáculo patrocinados pelas empresas multinacionais tentam convencer-nos de que uma simples mudança em nossos hábitos seria suficiente para salvar o planeta de um desastre. E enquanto nos culpam, continuam poluindo sem cessar, nosso meio ambiente e nosso espírito. Essas pobres teses pseudo-ecológicas são repetidas pelos políticos corruptos em seus slogans publicitários. Porém nunca propõem uma mudança radical no sistema de produção. Trata-se, como sempre, de mudar alguns detalhes para que tudo fique como antes.

Capítulo VII: O trabalho

Trabalho, do latin Tripalium, três paus, instrumento de tortura.



Mas para entrar na ronda do consumo frenético, é necessário ter dinheiro e para conseguir dinheiro, é preciso trabalhar, ou seja vender-se. O sistema dominante fez do trabalho seu principal valor. E os escravos devem trabalhar mais e mais para pagar a crédito sua vida miserável. Eles estão esgotados de tanto trabalhar, perdem a maior parte de sua energia e têm que suportar as piores humilhações. Passam toda sua vida realizando uma atividade extenuante e insidiosa que é proveitosa apenas para alguns.

A invenção do desemprego moderno tem como objetivo assustar-los e fazê-los agradecer sem parar a generosidade do poder que se mostra tão generoso com eles. Que fariam sem essa tortura que é o trabalho? E são essas atividades alienantes que são apresentadas como libertadoras. Que mesquinhez e que miséria!

Sempre apressados pelo cronômetro ou pela chibata, cada gesto dos escravos é calculado afin de aumentar a produtividade. A organização científica do trabalho constitui a real essência da desapropriação dos trabalhadores, seja do fruto de seu trabalho, mas também do tempo que eles passam na produção automática das mercadorias ou dos serviços. O papel do trabalhador se confunde com o da máquina nas usinas, com o do computador nas oficinas. O tempo pago não volta mais.

Assim, a cada trabalhador é atribuído um trabalho repetitivo, seja ele intelectual ou físico. Ele é um especialista em seu domínio de produção. Essa especialização encontra-se na escala do planeta, no âmbito da divisão internacional do trabalho. Concebe-se em Ocidente, se produz na Ásia, se morre na África.

Capítulo VIII: A colonização de todos os setores da vida

“é o homem inteiro que é condicionado ao comportamento produtivo pela organização do trabalho, e fora da fábrica ele conserva a mesma pele e a mesma cabeça.” (Christophe Dejours)



O escravo moderno teria sido capaz de se contentar de sua servidão ao trabalho, mas à medida que o sistema de produção coloniza todos os setores da vida, o dominado perde seu tempo com lazeres, com diversões e férias organizadas. Em nenhum momento de seu cotidiano, ele foge da influência do sistema que faz parte de cada instante de sua vida. É um escravo a tempo integral.

Capíulo IX: A medicina mercantil

"A medicina faz-nos morrer mais...” (Plutarco)



A origem dos males do escravo moderno está na degradação generalizada de seu ambiente, do ar que respira, e da comida que ele consome; o stress provocado pelas suas condições de trabalho e pelo conjunto de sua vida social.

Sua condição subserviente é um mal que nunca encontrará remédio. Somente a total liberação da condição na qual ele se encontra, pode permitir ao escravo moderno se liberar de seus sofrimentos.

A medicina ocidental só conhece um remédio contra os males dos quais sofrem os escravos modernos: a mutilação. É à base de cirurgias, de antibiótico ou de quimioterapia que se trata os pacientes da medicina mercantil. Nunca se ataca a origem do mal, senão que a suas conseqüências, pelo motivo de que esta busca da origem do mal nos conduziria inevitavelmente à condenação fatal da organização social em toda sua totalidade.

Assim como ele transformou todos os detalhes de nosso mundo em simples mercadoria, o sistema atual fez de nosso corpo uma mercadoria, um objeto de estudo e de experiências para os pseudo-aprendizes de medicina mercantil e para a biologia molecular. Os donos do mundo já estão prontos para patentear os seres vivos.

A seqüencial completa do ADN do genoma humano é o ponto de partida de uma nova estratégia posta em ação pelo poder. A descodificação genética não tem outro objetivo que o de amplificar consideravelmente as formas de dominação e de controle.

Depois de tudo, nosso corpo também não nos pertence.

Capítulo X: A obediência como segunda natureza

“De tanto obedecer, adquirimos reflexos de submissão.” (Anônimo)



O melhor de sua vida foge entre seus dedos, mas ele prossegue assim, pois já está acostumado a sempre obedecer. A obediência se tornou sua segunda natureza. Ele obedece sem saber por qual razão, simplesmente porque ele sabe que deve obedecer. 

Obedecer, produzir e consumir, eis ai o trítico que domina sua vida. Obedece-se aos pais, aos professores, aos patrões, aos proprietários, aos comerciantes, obedecem-se também as leis, as forças da ordem e a todos os tipos de poderes, pois ele não sabe fazer outra coisa. Não existe algo que lhe dê mais medo que a desobediência, já que desobedecer, aventurar, mudar, é muito arriscado. Assim como uma criança que perde de vista seus pais, o escravo moderno se sente perdido sem o poder que o criou. Então ele continua obedecendo.

É o medo que nos fez escravos e que nos mantêm nesta condição. Baixamos a cabeça frente aos donos do mundo, aceitamos esta vida de humilhação e de miséria somente por medo.

No entanto, dispomos da força numérica frente a esta minoria que governa. A força deles não sai de seus policiais, mas de nosso consentimento. Justificamos nossa covardia diante do enfrentamento legítimo contra as forças que nos oprime com um discurso cheio de humanismo moralizador. A rejeição da violência revolucionária está ancorada nos espíritos daqueles que se opõem ao nome dos valores que esse mesmo sistema nos ensinou.

Porém, quando se trata de conservar sua hegemonia, o poder não hesita em se servir da violência.

Capítulo XI: A repressão e a violência

“Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.” (Henry David Thoreau, A desobediência civil)



No entanto, ainda existem indivíduos que escapam ao controle das consciências, mas estão sob vigilância. Todo ato de rebelião ou de resistência está de fato assimilada a uma atividade desviada ou terrorista. A liberdade só existe para aqueles que defendem os imperativos mercantis. A oposição real ao sistema dominante, infelizmente, é totalmente clandestino. Para estes opositores, a repressão é a regra em uso. E o silêncio da maioria dos escravos frente a essa repressão está justificado na aspiração mediática e política que nega o conflito existente na sociedade atual.

Capítulo XII: o dinheiro

“O que outrora se fazia “por amor a Deus”, hoje se faz por amor do dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e a boa consciência.” (Aurora, Nietzsche)



Como todos os seres oprimidos da historia, o escravo moderno precisa de seu misticismo e de seu deus para anestesiar o mal que lhe atormenta e o sofrimento que o sufoca. Mas este novo deus, a quem entregou sua alma, não é nada mais que nada. 

Um pedaço de papel, um número que apenas tem sentido porque todo mundo decidiu dar-lhe. É em nome desse novo deus que ele estuda, que ele trabalha, que ele luta e se vende. É em nome desse novo deus que abandonou seus valores e está disposto a fazer qualquer coisa. Ele acredita que quanto mais tem dinheiro mais se libertará dos problemas dentro dos quais ele está aprisionado. Como se a possessão andasse de mãos dadas com a liberdade. A liberação é uma ascese que provém do domínio de si mesmo; um desejo e uma vontade de atuar. Está no ser e não no ter. Porém é preciso decidir-se a não mais servir, nem obedecer. É preciso também romper com esse hábito que, ao parecer, ninguém ousa recriminar.

Capitulo XIII:  

Não há alternativa na organização social dominante Acta est fabula(a peça está representada)




Ora, escravo moderno está convencido de que não existe alternativa na organização do mundo atual. Ele se resignou a esta vida porque pensa que não pode haver outra. E é ai mesmo que se encontra a força da dominação presente: entreter a ilusão desse sistema que colonizou toda a face da Terra é o fim da história. Convenceu a classe dominada que adaptar-se a sua ideologia é como adaptar-se ao mundo tal qual se mostra e como sempre foi. Sonhar com outro mundo se tornou um crime criticado unanimemente pelos meios de comunicação e os poderes públicos. O criminoso é na realidade aquele que contribui, consciente ou não, na demência da organização social dominante. Não existe loucura maior que a do sistema atual.


Capítulo XIV: 

A imagem

E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Antigo Testamento, Daniel 3 :18)



Frente à devastação do mundo real, é preciso que o sistema atual colonize a consciência dos escravos. É por isso que no sistema dominante, as forças de repressão são precedidas pela dissuasão, que desde a infância, realiza sua obra de formação de escravos. Eles devem esquecer-se de sua condição servil, de sua prisão, e de sua vida miserável. Basta olhar essa multidão hipnotizada frente as telas que acompanham sua vida cotidiana. Eles enganam sua insatisfação permanente com o reflexo manipulado de uma vida sonhada, feita de dinheiro, de glória e de aventura. Mas seus sonhos são tão lamentáveis como sua vida miserável.

Existem imagens para todos e por todos os lados. Essas imagens levam consigo a mensagem ideológica da sociedade moderna e serve de instrumento de unificação e de propaganda. Vão crescendo à medida que o homem é desapropriado de seu mundo e de sua vida.

A criança é a primeira vítima destas imagens, pois se trata de sufocar a liberdade desde o berço. É necessário tornar-los estúpidos e tirar-lhes toda capacidade de reflexão e de crítica. Tudo isso se faz, evidentemente, com a cumplicidade desconcertante dos pais que não buscam se quer resistir frente à força imponente de todos os meios modernos de comunicação. Eles mesmos compram todas as mercadorias necessárias para escravizar sua progenitura. Desapropriam-se da educação de seus filhos e deixam que o sistema alienador e medíocre, se encarregue dela.

Existem imagens para todas as idades e para todas as classes sociais. Os escravos modernos confundem essas imagens com cultura e, às vezes, com arte. Recorrem-se aos instintos mais baixos para vender qualquer mercadoria. E, é a mulher duplamente escrava da sociedade atual, que paga o preço mais alto. Ela é apresentada como simples objeto de consumo. A revolta foi também transformada em uma imagem que se vende para melhor destruir seu potencial subversivo. A imagem ainda é, até hoje, a forma de comunicação mais direta e mais eficaz: ela cria modelos, aliena as massas, menti, e promove frustrações. Difundi-se a ideologia mercantil pela imagem, pois o objetivo continua sendo o mesmo: vender, modelos de vida ou produtos, comportamentos ou mercadorias. Vender é o único que importa.

Capítulo XV: A diversão

“A televisão aliena aos que a vêm, e não aos que a fazem.” (Patrick Poivre d’Arvor)



Estas pobres criaturas se divertem, mas esse divertimento só serve para distrair os mesmos do verdadeiro mal que lhes afeta. Deixaram que fizessem de suas vidas qualquer coisa e fingem sentirem-se orgulhosos por isso. Tentam transmitir uma satisfação, mas ninguém acredita. Não conseguem se quer enganar-se a si mesmos quando se deparam com reflexo frio do espelho da vida. Assim perdem tempo com estúpidos que lhes fazem rir e cantar, sonhar ou chorar.

Através do esporte midiatizado se representa o êxito e o fracasso, os esforços e as vitórias, que os escravos modernos deixaram de viver em seu cotidiano. Sua insatisfação lhe incita a viver por procuração frente ao aparelho de televisão. Assim como os imperadores da Roma antiga compravam a submissão do povo com pão e jogos, hoje em dia é com diversões e consumo do vazio que se compra o silêncio dos escravos.

Capítulo XVI: 

A linguagem

“Nós acreditamos que dominamos as palavras, mas são as palavras que nos dominam.” (Alain Rey)



O controle das consciências passa essencialmente pela utilização viciada da linguagem utilizada pela classe economicamente e socialmente dominante. Sendo o detentor de todos os meios de comunicação, o poder difusa a ideologia mercantil através da definição petrificada, parcial e falsa que ele dá das palavras.

As palavras são apresentadas como neutras e sua definição como evidente. Porém estando sob controle do poder, a linguagem designa sempre algo muito diferente da vida real. É antes de tudo uma linguagem de resignação e impotência, a linguagem da aceitação passiva das coisas tais como são e tais quais devem permanecer. As palavras trabalham por conta da organização dominante da vida e o fato mesmo de utilizar a linguagem do poder nos condena a impotência.

O problema da linguagem está no centro da luta pela emancipação humana. Não é uma forma de dominação que se junta a outras, mas o coração mesmo do projeto de submissão do sistema mercantil totalitário.

Para que uma mudança radical surja de novo, é preciso uma retomada radical da linguagem, e também da comunicação real entre as pessoas. É nisto que o projeto revolucionário se une ao projeto poético. Na efervescência popular, a palavra é tomada e reinventada por grupos extensos. A espontaneidade criadora se apodera de cada um e nos reúne a todos.

Capítulo XVII: A ilusão do voto e da democracia parlamentar

“Votar é abdicar.” (Élisée Reclus)



No entanto, os escravos modernos ainda se vêm como cidadãos. Eles acreditam que votam realmente e decidem livremente quem vai dirigir seus negócios. Como se eles ainda tivessem escolha. Apenas conservaram a ilusão. Vocês acreditam que ainda existe uma diferença fundamental quanto à escolha da sociedade na qual nós queremos viver entre o Partido Socialista e a Direita Populista na França, entre os Democratas e os Republicanos nos Estados Unidos, entre os Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido? Não existe oposição, pois os partidos políticos dominantes estão de acordo sobre o essencial que é a conservação da atual sociedade mercantil.

Não existem partidos políticos susceptíveis de chegar ao poder que duvidem do dogma do mercado. E são estes partidos que com a cumplicidade mediática monopoliza as aparências. Discutem por pequenos detalhes esperando que tudo fique onde está. Brigam por saber quem ocupará os lugares oferecidos pelo parlamentarismo mercantil. Estas estúpidas briguinhas são difundidas pelos meios na intenção de ocultar um verdadeiro debate sobre a escolha da sociedade na qual desejamos viver. A aparência e a futilidade dominam profundamente o afronto e as idéias. Tudo isto não se parece nem de perto nem de longe a uma democracia.

A democracia real se define primeiro e antes de tudo pela participação massiva dos cidadãos na gestão dos interesses da cidade. Ela é direta e participativa e encontra sua maior expressão na assembléia popular e no diálogo permanente sobre a organização da vida comum. A forma representativa e parlamentar que usurpa o nome da democracia limitam o poder dos cidadãos pelo simples direito ao voto, ou seja, a nada, tão real, que não existe diferença entre o cinza claro e o cinza escuro. As cadeiras do Parlamento estão ocupadas pela imensa maioria da classe econômica dominante, seja ela de direita ou da pretendida esquerda social-democrática.

O poder não é para ser conquistado, ele tem que ser destruído. O poder é tirano por natureza, seja ele exercido por um rei, por um ditador ou um presidente eleito. A única diferença no caso da democracia parlamentar é que os escravos têm a ilusão de que podem escolher eles mesmos o mestre que eles deverão servir. O direito ao voto fez dos mesmos cúmplices da tirania esmagadora. Eles não são escravos porque existem amos, senão que existem amos porque decidiram permanecerem escravos.


Capítulo XVIII: O sistema mercantil totalitário

“A natureza não criou amos nem escravos, eu não quero dar nem receber leis.” (Denis Diderot)



O sistema dominante se define então pela onipresença de sua ideologia mercante. Ela ocupa ao mesmo tempo todo o espaço e todos os setores da vida. Ela não diz nada mais que: Produza, venda, consuma, acumula! Ela reduziu todas as relações humanas em relações mercantes e considera nosso planeta como uma simples mercadoria. O dever que nos impõe é o trabalho servil. O único direito que ele reconhece é o direito a propriedade privada. O único deus que ele adora é o dinheiro.

O monopólio da aparência é total. Somente aparecem os homens e os discursos favoráveis na ideologia dominante. A crítica deste mundo está afogada no mar mediático que determina o que é bem ou mal, o que se pode ver ou não.

A onipresença da ideologia, o culto ao dinheiro, monopólio da aparência, partido único disfarçado de pluralismo parlamentar, ausência de uma oposição visível, repressão sob todas as formas, vontade de transformar o homem e o mundo. Eis o verdadeiro rosto do totalitarismo moderno que chamamos “democracia liberal”, porém é necessário chamá-la pelo seu verdadeiro nome: o sistema mercantil totalitário.

O homem, a sociedade e o conjunto de nosso planeta estão ao serviço desta ideologia. O sistema mercantil totalitário realizou o que nenhum totalitarismo conseguiu fazer antes: unificar o mundo a sua imagem. Hoje já não existe exílio possível.

Capítulo XIX: Perspectivas


À medida que a opressão se estende por todos os setores da vida, a revolta toma aspecto de uma guerra social. Os motins renascem e anunciam a futura revolução.

A destruição da sociedade mercantil totalitária não é um caso de opinião. É uma necessidade absoluta num mundo que já está condenado. Pois o poder está em todos os lados, deve ser por todas as partes e todo o tempo que devemos combatê-lo.

A reinvenção da linguagem, o transtorno permanente da vida cotidiana, a desobediência e a resistência são as palavras mágicas da revolta contra a ordem estabelecida. Mas para que desta revolta surja uma revolução, é preciso reunir as subjetividades em uma frente comum.

É na unidade de todas as forças revolucionárias que devemos trabalhar. Isso só se pode conseguir quando temos consciência de nossos fracassos passados: nem o reformismo estéril, nem a burocracia totalitária não podem ser uma solução para nossa insatisfação. Trata-se de inventar novas formas de organização e de luta.

A autogestão nas empresas e a democracia direta na escala comunal constituem as bases desta nova organização que deve ser anti-hierárquica tanto na forma quanto no conteúdo.

O poder não é para ser conquistado, ele deve ser destruído.

Capítulo XX: 

Epílogo

“Cavalheiros, a vida é muito curta… Se nós vivemos, vivemos para andar sobre a cabeça dos reis.” (William Shakespeare, Henrique IV)



Jean-François Brient
Tradução: Elisa Gerbenia Quadros

Fonte: http://www.delaservitudemoderne.org/texto-po.html 

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