sábado, 3 de janeiro de 2015

PENTE FINO: Taques manda investigar últimos dois anos de gastos de Silval


Apesar de situação crítica, governador nega ter recebido uma "herança maldita"





Da Redação

Após ser descoberto que o antecessor Silval Barbosa (PMDB) deixou apenas R$ 84 mil de saldo na conta corrente do Estado, o governador Pedro Taques (PDT) assinou decreto nesta sexta-feira (2) determinando uma auditoria referente aos últimos 24 meses do Tesouro Estadual. 

O decreto nº 4 ainda pendente de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê em seu artigo 7º que “fica autorizada a contratação de auditoria independente para o fim de avaliação da segurança das informações e bancos de dados mantidas pelo tesouro e pela receita estadual, cujo alcance se estenderá no limite dos últimos vinte e quatro meses e sobre todas as unidades administrativas que tenham acesso à administração financeira estadual”. 

Uma comissão executiva será composta pelos secretários de Estado de Fazenda, Planejamento, Administração e pelo gabinete de projetos estratégicos. A auditoria deverá apresentar relatório de diagnóstico, identificando responsáveis, usuários e beneficiários, além de indicar plano de ação e as medidas concretas para a correção das inconsistências e irregularidades. 

Ao ser questionado se teria recebido uma herança maldita, Taques evitou polêmicas, mas reconheceu que as dificuldades financeiras encontradas pela sua equipe são resultados de má condução do dinheiro público nos últimos anos. 

“Não prefiro adjetivar. O que questionamos é a capacidade de gestão. O Estado só pode gastar o que arrecada. Mas a verdade é que se emprestou muito dinheiro, se gastou mal, e precisamos resolver isto com choque de gestão que é a suspensão de pagamentos neste momento e auditoria de contratos”, disse. 

Taques ainda rebateu que o Estado esteja financeiramente quebrado. “Mato Grosso é um estado viável e tem sua plena capacidade de recuperação e retomada de crescimento econômico e financeiro”, disse.

Por outro lado, o secretário de Fazenda, Paulo Ricardo Brustolin, considerou delicada a situação financeira de Mato Grosso. “Pelos números apresentados as finanças estão numa situação financeira crítica”. 

Na próxima semana, uma nova coletiva de imprensa será feita desta vez com os secretários de Planejamento (Marcos Marrafon) e Fazenda (Paulo Brustolin) para exibir mais dados detalhados das finanças estaduais.

Até o final da próxima semana estão previstas três reuniões do governador Pedro Taques com sua equipe administrativa para tratar das finanças estaduais. 

Fonte Folha Max


Visite a pagina do MCCE-MT