quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Movimentos sociais fazem atos contra Cunha e cobram agenda à esquerda




Movimentos sociais encabeçados por CUT, MST, UNE e outros grupos convocaram, para esta quinta-feira (20), manifestações contra o impeachment, o ajuste fiscal, a permanência de Eduardo Cunha (PMDB) na presidência da Câmara, a agenda conservadora e ataques a direitos sociais, nas principais cidades do País.

Segundo informações da CUT, o ato reforçará a ideia de que a saída da crise política e econômica que Dilma Rousseff atravessa neste segundo mandato deve ser feita pela "esquerda".

"A política econômica do governo joga a conta nas costas do povo. Ao invés de atacar direitos trabalhistas, cortar investimentos sociais e aumentar os juros, defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes fortunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública", escreveu a CUT, em nota.

"Somos contra o aumento das tarifas de energia, água e outros serviços básicos, que inflacionam o custo de vida dos trabalhadores. Os direitos trabalhistas precisam ser assegurados: defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade", acrescentou.

Partidos como o PT, PSOL e PC do B assinam o manifesto da CUT, ao lado das seguintes entidades: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, Federação Única dos Petroleiros, União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Fora do Eixo, Mídia Ninja, União da Juventude Socialista, Juntos, Juventude Socialismo e Liberdade, Associação Nacional de Pós Graduandos, Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico, União da Juventude Rebelião, Uneafro, Unegro, Círculo Palmarino, União Brasileira das Mulheres, Coletivo de Mulheres Rosas de Março, Coletivo Ação Crítica, Coletivo Cordel, Serviço Franciscano de Solidariedade, Igreja Povo de Deus em Movimento.

Você pode colaborar com a cobertura do GGN enviando fotos e relatos das manifestações para lourdes@jornalggn.com.br.

Abaixo, o local das manifestações:

ATO NOS ESTADOS

Aracajú/SE
14h - Praça General Valadão

Belém/PR
9h - Pronto Socorro Mário Minotti (PSM da 14 de março

Belo Horizonte/MG 
16h - Praça Afonso Arinos

Brasília/DF
17h - Praça do Conic

Campo Grande/MS
16h - Rua Barão do Rio Branco x 14 de Julho

Campina Grande/PB
11h – Parque Solon de Lucena
A estrutura do ato vai concentrar mais de 10 ônibus, na Lagoa Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, a partir das 11h. Em seguida, às 13h todas as caravanas seguem em direção à Praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande, onde será realizada a manifestação.

Cuiabá/MT
16h – Praça Ipiranga

Curitiba/PR
11h - Praça Santos Andrade

Florianópolis/SC
16h - Largo da Alfândega

Fortaleza/CE 
14h - Praça da Bandeira

Goiânia/GO
17h – Praça do Bandeirante

Macapá/AP
15h – Praça da Bandeira

Manaus/AM
16h -Teatro Amazonas

Natal/RN
15h – Av. Salgado Filho

Porto Alegre/RS
13h30 - Igreja Pompéia

Recife/PE
16h - Praça  Derby

Rio Branco/AC
9h – Teatro Plácido de Castro

Rio de Janeiro/RJ
16h – Concentração da Candelária, caminhada até a Cinelândia

Salvador/BA
14h - Praça Piedade e passeata até a Praça Castro Alves

São Luís/MA
15h - Praça João Lisboa

São Paulo/SP
17h - Largo da Batata, de onde sairão em passeata até a avenida Paulista

Teresina/PI
15h - Praça Pedro II

Vitória/ES
16h – Praça Costa Pereira

Fonte GGN


Visite a pagina do MCCE-MT