Vencido o golpe, resta a lição: fazer política
Por Miguel do Rosário
Os jornalões amanheceram prudentes. A capa da Folha de hoje joga água na fervura.
O Globo diz que a movimentação nas redes tem sido bem menor do que o esperado.
Só o fato dos jornalões darem esse tipo de notícia, num cenário
midiático geralmente de oposição histérica e manipulação sistemática da
informação, já mostra uma mudança de rumos. Ao menos temporariamente.
Todo o sistema oligárquico pareceu recuar fortemente nos últimos
dias, após análise de último minuto das trágicas consequências de um
golpe de Estado para a democracia brasileira.
Boletim de alguma consultoria séria, provavelmente estrangeira, deve
ter circulado nos altos escalões do poder econômico: bancos, indústrias e
mídia, com previsões catastróficas de um golpe para a imagem do Brasil
lá fora e para a economia aqui dentro.
Protestos, greves, revolta, cenário de guerra civil.
O presidente da CUT, ao falar que pegaríamos em armas e iríamos todos às ruas defender a democracia, usou uma metáfora.
Mas também falou uma verdade literal.
Derrubar o poder do voto, depois de uma campanha tão difícil em 2014,
seria uma profunda ofensa para milhões de brasileiros que se deram ao
trabalho de fazer campanha e votar.
Seria humilhante para os 54 milhões de eleitores de Dilma Rousseff.
E a humilhação é um péssimo conselheiro.
54 milhões de humilhados, então, seria um barril com 54 milhões de toneladas de pólvora.
Agora é importante que a sociedade civil organizada, os setores do
governo, e todo o campo progressista e popular não se deixe iludir com
esse recuo das oligarquias.
Evidentemente, trata-se de estratégia.
Fizeram um cálculo e constataram que um golpe machucaria seus bolsos. Então vão tentar usurpar o poder de outra maneira.
O governo tem de entender que a melhor defesa é o ataque. E que esse recuo das oligarquias é a sua oportunidade de reagir.
Seria uma colossal estupidez voltar a enfiar a cabeça num buraco.
É hora das grandes agendas positivas, e voltadas sobretudo para o campo progressista e popular.
Inaugurar casas populares é legal, mas isso pode ficar por conta de
ministros. A presidenta precisa tomar as rédeas das grandes narrativas
políticas e ideológicas.
Com verve e inteligência, com discursos bem escritos, com uma
assessoria de comunicação eficaz, a presidenta poderia recuperar sua
liderança política e ajudar o governo na sempre dificílima missão de
gerenciar expectativas, ou seja, de fazer a mediação entre as utopias e
as realizações possíveis.
Todos continuam reclamando muito da falta de horizontes. O governo
corta verbas de bolsas estudantis, por exemplo, mas não sinaliza quando
haverá recomposição. Com isso, deixa seus defensores nos sindicatos
rendidos, sem discurso.
A sociedade precisa de algo a que se agarrar para não sucumbir às tempestades de más notícias da mídia brasileira.
O governo pode ter vencido, temporariamente, o golpe, mas o apagão político e comunicacional ainda não foi superado.
As dificuldades orais de Dilma precisam ser superadas através do uso
da palavra escrita. Por que Dilma não assina artigos e os divulga via
redes sociais? Por que não faz discursos diários para veicular em seu
blog?
Por que não organiza conversas públicas, com empresários,
sindicalistas, jornalistas, ativistas, parlamentares, para veicular na
internet?
É importante que Dilma se exponha em eventos públicos, mas se ela é
tímida e tem dificuldade para discursar em palanques, porque não faz
eventos mais fechados, mais organizados, voltados para a internet?
Por que o governo federal não lança aplicativos voltados
especialmente para as atividades, escritos, discursos e entrevistas da
presidenta?
O problema do governo está extremamente concentrado na figura de
Dilma Rousseff. Isso tem um lado ruim, que é jogar peso demais numa
pessoa, mas também possui um lado bom.
O lado bom é que bastaria melhorar a imagem de Dilma, e melhoraríamos a imagem do governo.
Para isso, basta pôr de lado os convencionalismos, os formalismos, os
discursos cerimoniais, a agenda burocrática, e se concentrar
exclusivamente numa agenda política e comunicacional feita com os mais
modernos recursos da tecnologia moderna.
Fonte Tijolaço
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