quinta-feira, 24 de março de 2016

Sergio Moro coloca listão da Odebrecht sob sigilo


Listão da Odebrecht com pagamentos a cerca de 200 políticos vazou para a imprensa nesta quarta-feira (23) e conta com nomes de peso como Aécio Neves e Eduardo Cunha. Após a repercussão da lista, Sergio Moro resolveu colocar o documento sob segredo de Justiça


 Eduardo Cunha e Aécio Neves estão em listão da Odrebrecht



O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta quarta-feira (23) colocar em segredo de Justiça uma lista de pagamentos a cerca de 200 políticos, apreendida em uma busca da Polícia Federal na casa de um dos executivos da Odebrecht.

A medida foi tomada pelo juiz após a relação ter sido anexada no processo sobre as investigações da 23ª fase da Operação Lava Jato, conhecida como Acarajé, e divulgada pela imprensa.

A lista cita políticos da oposição e do governo que receberam repasses da empreiteira. Nos documentos, não há juízo sobre a legalidade dos pagamentos. A construtora é uma das maiores doadoras a políticos.

Estão presentes, por exemplo, os nomes do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do deputado Paulinho da Força (SD), do também deputado Celso Russomano (PRB), dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR) e Humberto Costa (PT-PE), 

Conforme afirma o jornalista Fernando Rodrigues, que divulgou a lista, trata-se do mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela da empresa descoberta e revelada ontem na investigação. Segundo a PF, o executivo Marcelo Odebrecht também estava envolvido no pagamento de propinas.



Visite a pagina do MCCE-MT