quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PEDRO TAQUES NÃO SABIA?


Apesar ter sido ele proprio o homem que convidou Alan Malouf para se integrar no seu grupo político, Zé Pedro Taques insiste na tese de que não sabia de nada. A secretária do Gabinete de Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, parece que também não sabia de nada e parece ter ficado com receio de vir a saber de alguma coisa, tanto que jogou a toalha, abandonou o pomposo cargo que fazia tanta questão de exaltar e abriu fuga do governo, por razões pessoais
 
Paulo Taques Alan Malouf, Zé Pedro Taques e Adriana Vandoni, a secretária que escafedeu-se


Por Enock Cavalcanti

Que o empresário Alan Malouf, proprietário do requintado Buffet Leila Malouf, e um dos nomes mais badalados do jet set cuiabano, atuou como caixa de campanha do então senador e candidato a governador Zé Pedro Taques, é um fato sabido e conhecido nos bastidores da politica de Mato Grosso. Para o grosso da população, todavia, Alan Malouf era um cara fora de foco, o famoso “quem?”. O povão não tem tempo nem saco para conhecer todos os peões do tabuleiro da política regional.

O que a comunidade cuiabana, mato-grossense e brasileira vem descobrindo, nestes últimos dias, é que Alan Malouf, pessoa de grande confiança do governador tucano, teria sido um dos chefes de organização mafiosa especialmente montada para saquear os cofres da Secretaria de Educação do Estado à sombra do governo de Zé Pedro Taques.

A denúncia parte do Gaeco – dentro da chamada Operação Rêmora. Vejam que em depoimento aos promotores de Justiça e delegados, o próprio Alan Malouf contou aquela que pode ser a origem de toda esta trama: ele foi convidado pessoalmente por Zé Pedro Taques para ajudá-lo na sua campanha para o governo do Estado, organizando o recolhimento de dinheiro dos seus possiveis apoiadores. As investigações do Gaeco, certamente, apontam que Alan Malouf, talvez estimulado pelo convite do Zé Pedro, que acabou ganhando a eleição do médico Lúdio Cabral, resolveu organizar muitas outras coisas mais.

As revelações de Alan Malouf, Govani Guizardi e outros possiveis envolvidos no esquema centralizam as atenções em Mato Grosso – e vejam que até agora não se falou na abertura de uma CPI na Assembleia para investigar mais cuidadosamente os fatos. Um dos motivos para esse inércia talvez seja o fato do atual presidente da AL, Guilherme Maluf, está entre os investigados pelo Gaeco e até citado pelo empresário Alan Malouf, seu parente, como um dos possíveis beneficiados do esquema criminoso que teria sido montado.

A investigações da midia corporativa são discretas. O Governo do Estado tem desmentido, sistematicamente, qualquer envolvimento ou participação do atual governador Zé Pedro Taques no esquema mas a deputada Janaína Riva é uma das que já começou a falar, no âmbito do Legislativo, em possível pedido de impeachmente do Zé Pedro, que segue dizendo que não tem tempo para ter medo sejá do que fora.

Apesar ter sido ele proprio o homem que convidou Alan Malouf para se integrar no seu grupo político, Zé Pedro Taques insiste na tese de que não sabia de nada. A secretária do Gabinete de Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, parece que também não sabia de nada e parece ter ficado com receio de vir a saber de alguma coisa, tanto que jogou a toalha, abandonou o pomposo cargo que fazia tanta questão de exaltar e abriu fuga do governo, por razões pessoais que, como destacou o prefeito Roberto França em seu programa de televisão, não foram bem explicadas.

Roberto França, dada a sua força de audiência, parece ter sido acionado para criar uma blindagem em torno do atual governador, tanto que, nesta terça-feira já disparou criticas pesadas contra a deputada Janaina, dizendo que ela não produz nada como deputada e que se limita a desfilar como pretensa musa da Assembleia. Roberto não falou nada do pedido de impeachment que vem sendo sugerido por Janaina mas bufou como um autentico tucano desesperado em tirar as suspeitas contra Zé Pedro Taques das manchetes.



Visite a pagina do MCCE-MT