segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TERCEIRIZANDO A GESTÃO


Meio que reticente, até outro dia, antes de ser surpreendido com a boca na botija (para delírio dos aliados golpistas), Taques parecia não ceder, mas acabou cedendo em 100% aos apelos da politicalha, oferecendo as secretarias do Estado de “porteira fechada” aqueles que, no outro golpe, o de 64, Tancredo Neves os teria chamado de “Canalhas! Canalhas! Canalhas!”




Por Antonio Cavalcante Filho 


Demorou, mas os velhacos de sempre, sempre retornam na maior “cara de pau” ao comando da “velha política estadual”. Se acotovelando entre eles mesmos, e atropelando todos os princípios, “lutam com garra” para assumir o melhor espaço nos “portões” de acesso aos cofres estaduais.

Meio que reticente, até outro dia, antes de ser surpreendido com a boca na botija (para delírio dos aliados golpistas), Taques parecia não ceder, mas acabou cedendo em 100% aos apelos da politicalha, oferecendo as secretarias do Estado de “porteira fechada” aqueles que, no golpe de 64, Tancredo Neves chamaria de “Canalhas! Canalhas! Canalhas!”

Isso é a confirmação de que o eleitor mato-grossense tem sido vítima de maus gestores e aproveitadores desde há muito tempo, e que a incompetência e a mentira estão quase vencendo a esperança. É triste admitir isso (que estamos à deriva), mas é melhor saber do drama do que viver com a expectativa de que alguma coisa vá melhorar, e ante o quadro visto, sofrer mais e mais decepções.

O cidadão comum chegou até a sonhar que a tal reforma administrativa seria o freio dos penduricalhos dos gabinetes extraordinários, diminuindo, assim, os milhares de cargos comissionados. Enfim, que a partir daí, se fizesse uma reengenharia administrativa para melhorar os serviços públicos e ao mesmo tempo pudesse diminuir os seus custos.

Porém, além de perpetuar os muitos supérfluos, não há tendência alguma de melhorar. Muito pelo contrário, o que se vê por parte da atual administração são ataques permanentes aos servidores efetivos, críticas desleais às carreiras que são essenciais para o bom funcionamento da estrutura do Estado, e o loteamento do governo entre os partidos políticos de coronéis das penumbras.

As múmias estão vivas! Muito vivas e continuam sedentas por dinheiro público, e como outrora, são recebidas com pompas no Palácio!

O Estado de Mato Grosso de fato teve uma crise de arrecadação, mas de resto todo o país a teve, e isso foi o reflexo direto do golpe contra a democracia, que retirou a autonomia e a validade do voto popular, colocando em seu lugar um grupo de aves de rapina (tucanos à frente) para dilapidar o patrimônio público, os direitos dos trabalhadores e massacrar ainda mais os empobrecidos.

Ao permitir a entrega do patrimônio nacional para os países e empresas estrangeiras, retirar direitos sociais e encher ainda mais o bolso dos banqueiros, o golpe e os golpistas estão acabando com a possibilidade de que o Brasil possa ser respeitado por suas virtudes. E de quebra patrocinam uma radical transformação de nosso país em uma espécie de república haitiana.

É lógico que, em grande parte, a culpa do desemprego, do empobrecimento, das brumas de tom cinza carregadas de incertezas que se espalham pelo país afora, como consequência do golpe, são também das madames paneleiras, dos coxinhas desmiolados, dos militontos nazi-doidos e dos midiotas embevecidos pelo noticiário da Rede Globo, mas que agora estão mais amarelados do que a cor das páginas da revista Veja e da camiseta da CBF que vestiram.

Taques orgulhosamente se apresentou ao país como o primeiro governador a apoiar o golpe. E agora, para piorar ainda mais sua situação, em contradição com o que pregava na campanha, ele loteia a gestão do Estado aos partidos “aliados”, entre estes, o PSDB que “cedeu” seus “melhores quadros” para arrecadar dinheiro na Secretaria de Educação, retirando o futuro de nossos jovens. Dessa forma, Pedro Taques sepultou de vez sua carreira política e, nesse cortejo fúnebre, foi-se também a esperança de alguns milhares de enganados por suas falsas promessas (confesso que fui um desses).

Ora, entregar a pasta do sistema penitenciário a um gestor que não explicou o lance do avião que teria sido superfaturado é aumentar a população do nosso “Triângulo das Bermudas” da má gestão. É um exemplo claro de que não se respeita a meritocracia e os bons hábitos administrativos. Isso sem mencionar que se trata de área sensível, que vem gerando problemas graves em Estados vizinhos.

Porque não prestigiar pessoas da carreira de agente penitenciário?

A última falácia do governador é anunciar um concurso para 3 mil cargos de professores na secretaria de Educação, quando cerca de 60% do quadro de professores da rede pública estadual é formado por contratados precariamente (os chamados interinos). Significa que manteremos essa prática nefasta, que prejudica a qualidade do ensino e revela uma péssima gestão.

Com um agravante: servidores temporários contribuem com um outro sistema previdenciário, os recursos da contribuição patronal e do trabalhador são descontados na folha de pagamento, mas não são recolhidos ao cofres mato-grossenses. Mais burrice impossível! 

Sabemos que faltam profissionais no sistema prisional e na Politec, mas esses concursos anunciados não são apenas para “inglês ver”?

Se não for engodo, por que os servidores aprovados no concurso do Detran, outro espaço que sofre com a má gestão, não são convocados e nomeados? E porque gastar R$ 70 milhões com propaganda, incensando alguns sites noticiosos que agridem servidores efetivos, criando “lista de supersalários”? Ora, será que dá para publicar a lista de quem (agências, empresas e profissionais) recebeu e dividiu a bolada de milhões da área de propaganda do governo?

Por fim, não é terceirizando a gestão, dividindo a administração de áreas sensíveis com partidos políticos atolados em corrupção, que as coisas vão melhorar em nosso Estado. O tempo passa, e cada vez tenho menos esperança de que Pedro Taques irá ouvir o choro da população empobrecida.

Antonio Cavalcante Filho, cidadão, escreve às sextas feiras neste Blog. E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com
Fonte RD News
Visite a pagina do MCCE-MT