segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Sinais de ruptura da democracia


Quando se cassa uma presidente legitimamente eleita para atender a interesses escusos de conluios de bandidos interno e externo, não há democracia. Quando se alça ao poder um usurpador que governa com um programa derrotado nas urnas, a democracia foi sequestrada. Quando, sem consultar ao povo, se impõe à nação, programas anti popupalares, antissociais e antinacional são sinais de ruptura da democracia. E sem democracia, quem governa é a força bruta da velhacaria. 




Por Antonio Cavalcante Filho



Algumas pessoas têm questionado a minha opinião sobre o festival de “grampos” criminosos que vêm sendo revelados em Mato Grosso, cobrando-me uma postura mais crítica quanto a tudo isso, inclusive discordando quando digo que se tratam de alguns “espiões atrapalhados” da pior espécie, do tipo que a gente vê nos filmes de comédia.

É claro que isso tudo dá um nojo danado, ao saber que o dinheiro dos cidadãos que recolhem impostos neste Estado (obrigação que Pedro Taques não estende ao agronegócio, cujas empresas recebem gordos benefícios fiscais) é usado para sustentar uma estrutura de segurança pública utilizada para o cometimento de crimes. E que esses recursos financeiros, os equipamentos eletrônicos, funcionários muito bem pagos, e a própria credibilidade estatal e da “gloriosa” Polícia Militar foi “sequestrada” por interesses nada republicanos.

Gostaria de saber o que dizem os coronéis, secretários, advogados, praças e soldados sobre os motivos de “relevante interesse público” que teriam levado a organização da “Grampolândia do Pantanal” a se utilizar da estrutura do Estado para ludibriar e fraudar decisões judiciais, permitindo a interceptação telefônica de advogados que atuam em processos contra os interesses dos “capas” do poder; a gravação e perseguição a mulheres amasiadas dos figurões do PSDB; e do grampo a jornalistas que não “comem na mão” de Pedro Taques e seus amigos endinheirados.

Mas tenham certeza: em mim isso gera o mesmo asco que em você! Há apenas um aspecto que preciso destacar.

O apodrecimento das práticas do governo Taques não é causa, é só um efeito da violação à democracia que teve início em 2014, quando o PSDB perdeu a sua quarta eleição presidencial seguida, e resolveu tomar o poder à força. Os tucanos, salvas honrosas exceções, são corresponsáveis por toda a podridão que campeia nossos dias, o próprio “combate à corrupção” foi corrompido, o tal membro do Ministério Público Federal, que subscreveu as “10 medidas contra a Corrupção”, foi preso por corrupção. É claro que, sendo membro de uma elite branca, eurocêntrica, um sujeito do sistema de justiça e bem-nascido, integrante da burguesia brasileira, já foi posto em liberdade.

É de conhecimento de todos que cadeia nesse país historicamente sempre foi um lugar reservado para negros, empobrecidos e pessoas que roubam um par de chinelos. Embora já hajam sinais alvissareiros de que isso vem mudando a partir de 2003. Porém, se o criminoso for da mais alta esfera oligárquica, logo ganha uma “prisão domiciliar”, uma tornozeleira eletrônica, porque – dizem os juízes - não oferecem riscos à sociedade. Aécio Neves está aí para provar o que digo, e ainda que hajam robustas provas de delitos diversos, o playboy continua solto e é um superprotegido do “amiguxo” do Supremo. Em relação ao PSDB, o Judiciário oferece tratamento vip, seja em Cuiabá, Sinop, São Paulo, Curitiba, Recife ou Manaus.

O senhor Pedro Taques se gabava até outro dia de ser o primeiro governador a aderir ao “impeachment” (apelido que deram ao golpe) e basta lembrar que o PSDB pagou quarenta e cinco mil reais por um parecer usado para cassar o mandato de Dilma. Com o golpe, foram alçados ao poder algumas pessoas que deveriam estar ali no presídio do Carumbé, isso depois de devolver o que roubam (digo o verbo no presente, porque a sangria continua) dos cofres públicos.

É de dar dó quando vejo um coxinha midiota criticar o governo da Venezuela, uma das maiores reservas de petróleo do mundo (mais um país alvo de propaganda odiosa dos EUA e da mídia golpista, os mesmos que “ajudaram” nos golpes de 1964/2016 no Brasil). Mas, ao mesmo tempo esse acéfalo que se imagina “crítico” se cala diante do desmonte do Brasil, da volta da escravatura nas relações de trabalho, no fim das aposentadorias e todo um programa cruel introduzido pelos usurpadores antipovo, que roubam os mais elementares direitos e garantias dos trabalhadores.

Muitos dos militontos que foram às ruas contra Dilma, dizendo-se contra a corrupção e usando da camiseta da CBF, hoje estão mudos, e acham normal termos um governo comprando deputados para votar contra o povo. O próprio Supremo condenou no Mensalão algumas pessoas que receberam dinheiro para votar com o governo, mas parece que os bilhões distribuídos para proteger Temer de processo penal, recebe um tratamento vip.

Ainda bem que já vemos alguns militontos arrependidos, que reconhecem terem sido tratados como “patos”, ou massa de manobra dos golpistas corruptos.

O Pedro Taques e o Wilson Santos justificaram a prisão do ex-secretário da Casa Civil, o primo do governador, advogado Paulo Taques, argumentando que ele não roubou. Ou seja: para o PSDB, o uso de funcionários públicos, a estrutura de governo, os recursos de impostos para bancarem essas organizações criminosas seriam algo banal, comparado ao fato de uma criança tomar o pirulito de um coleguinha da escola.

De fato, para quem apoia o aniquilamento de direitos de milhões de brasileiros e à entrega do patrimônio nacional a grandes empresas estrangeiras, os “crimezinhos” da “Grampolândia Pantaneira”, o desvio de verba da Seduc durante a gestão do ex-secretário Permínio Pinto, ou os escandalosos esquemas de corrupção do VLT em Mato Grosso, não são nada!

Ora, essa gente não tem apreço pela Democracia. Lembro-me que Pedro Taques era procurador da República, pediu a prisão do comendador Arcanjo e batia no peito dizendo que agora iria prender o “braço político” do crime organizado em Mato Grosso. Balela, ele só prendeu um “dedo, e ao se eleger senador, logo começou a andar de braços dados com Blairo Maggi, e, hoje, na condição de governador, se vê apoiado pelos mesmos deputados que antes se reuniam em convescotes com Riva, Silval Barbosa, Arcanjo e CIA.

Pedro Taques não só convive harmonicamente com o outrora “braço político” do crime organizado, como também divide hoje seus projetos com “todo o corpo” das velhas oligarquias cleptocráticas e lesa pátria, que sempre comandaram as nossas instituições.

Enfim, quando se cassa uma presidente legitimamente eleita para atender a interesses escusos de conluios de bandidos interno e externo, não há democracia. Quando se alça ao poder um usurpador que governa com um programa derrotado nas urnas, a democracia foi sequestrada. Quando, sem consultar ao povo, se impõe à nação, programas anti popupalares, antissociais e antinacional são sinais de ruptura da democracia. E sem democracia, quem governa é a força bruta da velhacaria.

Antonio Cavalcante Filho é sindicalista e escreve neste espaço às sextas-feiras - E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News

https://www.facebook.com/antoniocavalcantefilho.cavalcante


DURANTE VISITA A MATO GROSSO, UM DIA APÓS RECEBER UMA BÊNÇÃO DO PASTOR MARCOS PEREIRA DA SILVA, PRESO EM 2013 PELO CRIME DE ESTUPRO, E CONDENADO A 15 ANOS DE RECLUSÃO, O USURPADOR DA REPÚBLICA, MICHEL TEMER, AFIRMOU AO GOVERNADOR PEDRO TAQUES, DE QUEM JÁ FOI PROFESSOR E COM O QUAL TEM AO MENOS 25 ANOS DE AMIZADE, QUE ESTÁ “MUITO ANIMADO, COM A ALMA INCENDIADA” COM AS REFORMAS QUE ESTÃO SENDO IMPLEMENTADAS CONTRA OS TRABALHADORES E APOSENTADOS