domingo, 4 de fevereiro de 2018

UM BRASIL SEM AGUA E SEM DEMOCRACIA


As empresas públicas de água brasileiras, as águas subterrâneas e as fontes de água mineral são os próximos alvos da privatização. A relação entre Temer (Rede Globo/PSDB) e Paul Bulcke (Nestlé) indica que a privatização destas empresas e recursos naturais será apresentada como a “solução” dentro do Fórum Mundial da Água. 




Por Antonio Cavalcante Filho 


Como já era previsto, o golpe segue a todo vapor o seu roteiro fúnebre de sepultamento da democracia. A primeira etapa do golpe-parlamentar-midiático-judicial implantado em 2016 com o afastamento sem crime de responsabilidade da presidente Dilma Rousseff, e agora, com a condenação sem provas do ex-presidente Lula, se fechou com “sucesso” no último dia 24, em Porto Alegre.
 
No primeiro momento da sua implantação, assistimos o início do desmonte do Estado Democrático de Direito, as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, assim como as privatizações. Nesta primeira etapa, vimos que para este objetivo criminoso ser alcançado, o Brasil sofreu dois golpes sequenciais (golpe dentro do golpe). Para a reversão desse processo de massacre da democracia, contra os trabalhadores e contra os interesses nacionais, é melhor não cultivarmos muitas ilusões. É de “bom alvitre” já irmos nos acostumando com a escuridão que virá pela frente, pois as noites serão longas e escuras.

A trama macabra do conluio de bandidos que tomaram o poder de assalto só está começando. Já está definido o próximo passo do ilegítimo Michel Temer, que, com o apoio de partidos antinacionalistas e escravocratas, como o PSDB, o DEM e o PMDB, governa o país para os ricos banqueiros, para os empresários bilionários e para as multinacionais, ainda provocara destruição e estragos sem precedentes na história do Brasil.

A partir dos próximos meses, começa a negociação para a venda sobre o direito das águas no Brasil. Entre as interessadas, estão as multinacionais Coca Cola, Pepsi e Nestlé. A depender dessa quadrilha, logo você deverá pagar a essas “pobres empresas”, se quiser beber água, cozinhar feijão ou tomar uma ducha.

A política de entrega dos bens do Brasil não tem limites, e agora mira o Aquífero Guanani, uma reserva de água doce com mais de 1,2 milhão de km², que deverá constar na lista de bens públicos privatizáveis, a exemplo das reservas de petróleo no pré-sal (que já começaram a ser entregues), da Amazônia e da Eletrobrás.

O presidente da Nestlé, o austríaco Peter Brabeck-Letmathe, há muito tempo vem demonstrando interesse no Aquifero Guarani, desejo este que é compartilhado com outras empresas multinacionais.

O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrâneo do planeta. Foi descoberto em 1996 pelo geólogo uruguaio Danilo Anton, e é uma dádiva eminentemente “mercosulina”, uma vez que está encravado no Brasil (69%), Argentina (21%), Paraguai (5%) e Uruguai (5%). Possui a capacidade de abastecer 400 milhões de pessoas e só no território brasileiro se espalha por oito estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para os golpistas, nada disso é relevante, e pode ser tranquilamente entregues para a exploração capitalista.

Há muito tempo que as grandes multinacionais se interessam pela exploração do manancial, há tanto que, em 2003, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Mundial criaram um fundo de apoio para Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e nele incluíram o Aquífero Guarani. Era uma tentativa de proteger de um lado, mas de criarem regras para exploração futura.

O Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani, conhecido por Projeto Aquífero Guarani (SAG), da Agência Nacional das Águas, foi criado com o objetivo de apoiar os países do Mercosul a na elaboração de um marco legal e técnico de gerenciamento e preservação do Aqüífero Guarani para as gerações presentes e futuras. Ocorre que os atuais governantes da Argentina, Paraguai e Brasil estão unidos na privatização do aquífero.

Então, para o consórcio golpista liderado por Temer, Rede Globo, Aécio Neves e PSDB é natural que as fábricas que engarrafem a nossa água e nos vendam pelos preços que bem entendam. Para eles, é natural que um recurso público seja privatizado e gere ainda mais lucros aos capitalistas.

A relação entre os governantes reacionários da Argentina e Paraguai, mais os golpistas brasileiros, sob a influência da Nestlé é pública, e, na semana em que participa do Fórum Econômico Mundial, um dos temas escolhidos para ser discutido pelos vários participantes internacionais é justamente ‘Creating Shared Values in a Fractured World’ (Criando valores compartilhados em um mundo fraturado), uma clara alusão a um programa de ações da empresa Nestlé.

Na conferência de imprensa, prevê-se que Michel Temer reforce o compromisso de privatização, e isso no futuro inclui que nossas águas sejam entregues para a Nestlé.

No próximo mês de março, o Brasil vai sediar o Fórum Mundial da Água, em Brasília, e a Nestlé e o Water Resources Group estarão representados, pois se trata de um Fórum das grandes empresas privadas. As empresas públicas de água brasileiras, as águas subterrâneas e as fontes de água mineral são os próximos alvos da privatização. A relação entre Temer (Rede Globo/PSDB) e Paul Bulcke (Nestlé) indica que a privatização destas empresas e recursos naturais será apresentada como a “solução” dentro do Fórum Mundial da Água.

Com o já esperado resultado do julgamento do caso Lula, em Porto Alegre, aquele teatro montado para dar aparência de legalidade a uma farsa, e, assim, consumarem o golpe, estará tudo acabado, tudo perdido? A nossa história termina com um golpe? Nas noites de trevas a nos espreitar nos céus do Brasil não haverá uma fresta de luz, uma chama acesa a arder na escuridão?

No mundo inteiro, diz Leonardo Boff, “há uma ascensão da direita. E a direita não tem sonhos, só tem força e violência. Para o escritor e poeta francês Victor Hugo, “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã". A utopia, afirma Anatole France, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, “é o princípio de todo progresso. Sem as utopias de outrora, os homens viveriam ainda miseráveis e nus nas cavernas”. Vocês, continua Leonardo Boff, “são aqueles condenados a terem sonhos, porque vocês são violados, desprezados e humilhados. E a defesa de vocês é sonhar um outro mundo, não só diferente, mas um mundo necessário. ”

Antonio Cavalcante Filho, o Ceará, é sindicalista e escreve neste espaço às sextas-feiras - E-mail: antoniocavalcantefilho@outlook.com

Fonte RD News