Voltar a Marx ainda é indispensável para entender a lógica e a
dinâmica do capitalismo. Seu trabalho é também uma ferramenta muito útil
que propicia uma análise rigorosa sobre a razão pela qual falharam os
prévios experimentos socioeconômicos para substituir o capitalismo por
outro modo de produção. Uma explicação dessas falhas é crítico para
nossa busca contemporânea por alternativas.
No bicentenário do filósofo alemão, capitalismo parece mais
brutal que nunca. Qual a atualidade do principal crítico do sistema? Por
que lê-lo no original – não em segunda mão?
Outras palavras
Por Marcello Musto
Tradução: Inês Castilho
Durante
três décadas, a ideologia e políticas neoliberais foram praticamente
incontestes em todo o mundo. Contudo, a crise econômica de 2008, as
profundas desigualdades que existem em nossa sociedade – particularmente
entre o Norte e o Sul globais – e as dramáticas questões ambientais do
nosso tempo levaram vários acadêmicos, analistas econômicos e políticos a
reabrir o debate sobre o futuro do capitalismo e a necessidade de uma
alternativa. É nesse contexto que hoje, em quase todo canto do planeta,
na ocasião do bicentenário do nascimento de Marx, há um “retomada de
Marx”: um retorno a um autor erradamente associado no passado com o
dogmatismo marxista-leninista e, dessa forma, precipitadamente
descartado depois da queda do Muro de Berlim.
Voltar a
Marx ainda é indispensável para entender a lógica e a dinâmica do
capitalismo. Seu trabalho é também uma ferramenta muito útil que
propicia uma análise rigorosa sobre a razão pela qual falharam os
prévios experimentos socioeconômicos para substituir o capitalismo por
outro modo de produção. Uma explicação dessas falhas é crítico para
nossa busca contemporânea por alternativas.
Immanuel Wallerstein, pesquisador sênior
na Universidade de Yale, está entre os maiores sociólogos vivos e um
dos acadêmicos mais qualificados para discutir a relevância atual de
Marx. Ele é leitor de Marx há muito tempo, e seu trabalho tem sido
influenciado pelas teorias do revolucionário nascido em Trier, em 5 de
maio de 1818. Wallerstein escreveu mais de 30 livros, traduzidos em
várias línguas, incluindo o muito conhecido The Modern World-System (O Moderno Sistema-Mundo), publicado em quatro volumes entre 1974 e 2011. Na entrevista a seguir, ele fala sobre a atualidade do marxismo.
Trinta anos depois do fim do chamado “socialismo
real”, continua a haver publicações, debates e conferências em todo o
globo sobre a capacidade de Marx para explicar o presente. Isso é uma
surpresa? Ou você acredita que as ideias de Marx irão continuar a ter
relevância para aqueles que buscam uma alternativa ao capitalismo?
Há uma velha história sobre Marx: você
o joga fora pela porta da frente e ele entra de novo pela janela
traseira. Foi o que aconteceu mais uma vez. Marx é relevante porque
temos de lidar com questões sobre as quais ele ainda tem muito a dizer e
porque o que ele disse é diferente do que a maioria dos outros autores
disseram sobre o capitalismo. Muitos colunistas e acadêmicos – não
apenas eu mesmo – achamos Marx extremamente útil e hoje ele está numa de
suas novas fases de popularidade, a despeito do que quase todos previram em 1989.
A
queda do Muro de Berlim liberou Marx dos elos com uma ideologia que
tinha pouco a ver com sua concepção de sociedade. A paisagem política
que se seguiu à implosão da União Soviética ajudou a libertar Marx do
papel de uma figura de proa para um aparato estatal. O que, na interpretação do mundo de Marx, continua a merecer atenção?
Quando
as pessoas pensam num conceito da interpretação do mundo de Marx, elas
pensam em “luta de classes”. Quando leio Marx à luz das questões atuais,
penso que a luta de classes significa a necessária luta do que eu chamo
a Esquerda Global – que acredito tenta representar os 80% da base
salarial da população mundial – contra a Direita Global – que representa
talvez 1% da população. A luta é a respeito dos outros 19%. É sobre
como trazê-los para seu lado, evitando que se associem ao outro.
Vivemos
numa era de crise estrutural do sistema-mundo. O sistema capitalista
existente não pode sobreviver, mas ninguém pode saber ao certo o que irá
substituí-lo. Estou convencido de que há duas possibilidades: uma é o
que chamo de “Espirito de Davos”. O objetivo do Forum Econômico Mundial
de Davos é estabelecer um sistema que mantém as piores características
do capitalismo: hierarquia social, exploração e, sobretudo, polarização
da riqueza. A alternativa é um sistema que deve ser mais democrático e
mais igualitário. A luta de classes é a tentativa fundamental de influir
sobre que futuro irá substituir o capitalismo.
Sua
reflexão sobre a classe média me faz lembrar a ideia de hegemonia de
Antonio Gramsci, mas penso que a questão é também entender como motivar a
massa do povo, os 80% que você mencionou, para participar da política.
Isso é particularmente urgente no chamado Sul global. Ali,
a oposição à globalização neoliberal tem sido frequentemente canalizada
para o apoio aos fundamentalismos religiosos e partidos xenófobos.
Estamos vendo esse fenômeno crescer cada vez mais também na Europa. Marx nos ajuda a entender esse novo cenário?
Em
primeiro lugar, Marx nos explicou melhor que qualquer outra pessoa que o
capitalismo não é o modo natural de organizar a sociedade. Em A Miséria da Filosofia, publicado
quando tinha apenas 20 anos, ele já zombava dos economistas políticos
burgueses que argumentavam que as relações capitalistas “são leis
naturais, independente do influência do tempo”. Marx escreveu que “houve
história, uma vez que nas instituições do feudalismo encontramos
relações de produção bastante diferentes daqueles da sociedade
burguesa”, mas que tais analistas não aplicam o conceito de história ao
modo de produção que apoiam: eles representam o capitalismo como
“natural e eterno”. Em meu livro Historical Capitalism eu tentei
afirmar que o capitalismo é o que ocorreu historicamente, em oposição a
certas ideias vagas e pouco claras, sustentadas por vários economistas
políticos do mainstream. Argumentei várias vezes que não há
capitalismo que não seja capitalismo histórico. Para mim é simples
assim, e devemos muito a Marx.
Em segundo lugar, quero
ressaltar a importância do conceito de “acumulação primitiva” – ou seja,
a despossessão do campesinato de suas terras – que foi o alicerce do
capitalismo. Marx entendeu muito bem que esse foi um processo chave na
constituição da dominação da burguesia. Aconteceu no começo do
capitalismo e ainda acontece hoje.
Finalmente, eu convidaria a
uma maior reflexão sobre a questão “propriedade privada e comunismo”. No
sistema estabelecido na União Soviética – particularmente sob Stálin – o
estado detinha a propriedade mas isso não significava que o povo não
estava sendo explorado e oprimido. Estava. Falar sobre socialismo num só
país, como fez Stalin, era também algo que nunca entrou na cabeça de
ninguém, inclusive Marx, antes daquele período. Temos de saber quem está
produzindo e quem está se beneficiando da mais valia se queremos
estabelecer uma sociedade melhor. Isso tem de ser inteiramente
reorganizado, em comparação com o capitalismo. Essa é a questão chave
para mim.
O ano de 2018 marca o bicentenário do
nascimento de Marx e novos livros e filmes foram dedicados a sua vida.
Há algum período de sua vida que considera mais interessante?
Marx
teve uma vida muito difícil. Ele lutou com uma pobreza pessoal severa e
teve a sorte de ter um companheiro como Friedrick Engels que o ajudou a
sobreviver. Marx não teve uma vida fácil também emocionalmente, e sua
persistência em tentar fazer o que considerava ser seu trabalho de vida –
a compreensão do modo como o capitalismo opera – era admirável. Isso é o
que ele se via fazendo. Marx não queria explicar o passado, nem definir
como seria o socialismo do futuro. Estas não eram as tarefas que ele se
colocou. Ele queria entender o mundo capitalista em que estava vivendo.
Marx
não era meramente um acadêmico isolado entre os livros do Museu
Britânico de Londres, mas sempre um militante revolucionário envolvido
nas lutas de sua época. Devido ao seu ativismo, ele foi expulso da
França, da Bélgica e da Alemanha durante a juventude. Foi também forçado
a exilar-se na Inglaterra quando as revoluções de 1848 foram
derrotadas. Ele participou jornais e revisas e sempre apoiou
os movimentos trabalhistas de todas as maneiras que podia. Mais tarde,
de 1864 a 1872, tornou-se o líder da Associação Internacional dos
Trabalhadores, a primeira organização transnacional da classe
trabalhadora e, em 1871, defendeu a Comuna de Paris, primeiro
experimento socialista da história.
Sim, é verdade. É essencial lembrar a militância de Marx. Como você ressaltou recentmente no volume Workers Unite!,
ele tinha um papel extraordinário na Internacional, uma organização de
pessoas que estavam fisicamente distantes umas das outras, num tempo em
que não existiam mecanismos de comunicação fácil. A atividade política
de Marx envolvia também a atividade jornalística. Ele não tinha nenhuma
intenção de ser neutro. Foi sempre um jornalista comprometido.
Em
2017, na ocasião do 100º aniversário da Revolução Russa, alguns
acadêmicos retomaram o contraste entre Marx e alguns dos seus seguidores
que estiveram no poder durante o século 20. Qual a principal diferença
entre eles e Marx?
Os textos de Marx são iluminadores e
muito mais sutis e variados do que algumas interpretações simplistas de
suas ideias. É sempre bom lembrar a famosa piada em que Marx dizia: “Se
isso é marxismo, é certo que não sou um marxista”. Marx estava sempre
pronto a lidar com a realidade do mundo, não como muitos outros que
impuseram dogmaticamente sua visão. Marx mudava de ideia frequentemente.
Estava constantemente buscando soluções para problemas que percebia
estarem desafiando o mundo. É por isso que ele ainda é um guia muito
útil e proveitoso.
Para concluir, o que gostaria de dizer às gerações mais jovens que ainda não descobriram Marx?
A primeira coisa que tenho a dizer para os jovens é que eles precisam lê-lo. Não ler sobre ele, mas ler Marx. Poucas
pessoas – diante das muitas que falam sobre ele – de fato leram Marx.
Isso vale para Adam Smith. Em geral, as pessoas somente leem sobre esses
clássicos. As pessoas aprendem sobre eles através dos relatos de outras
pessoas. Querem economizar tempo mas é uma perda de tempo! As pessoas
devem ler autores interessantes e Marx é o teórico mais interessante dos
séculos 19 e 20. Não há dúvidas sobre isso. Ninguém é igual a ele
quanto ao número de coisas sobre as quais escreveu, nem à qualidade de
suas análises. De modo que minha mensagem às novas gerações é de que
vale tremendamente descobrir Marx. Mas você deve ler, ler e ler os livros dele. Leia Karl Marx!
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