quinta-feira, 5 de março de 2020

PROTAGONISMO FEMININO: TEXTOS INSPIRADORES PARA O CNLB


Em memória do Dia Internacional da Mulher, o Organismo convidou algumas de nossas lutadoras para partilharem conosco seus olhares, em textos inspiradores, e que nos comprometem coma bandeira da vida das companheiras.




Organismo do Povo de Deus da Igreja no Brasil


PROTAGONISMO FEMININO





O Conselho Nacional do Laicato do Brasil -CNLB, atravésdesta publicação quer rever um pouco da história do dia 08 de março, pois não é apenas um dia de comemoração, mas um dia de luta das mulheres trabalhadoras: fazendo memória das transformações que as lutas femininas têm causado na sociedade, dando visibilidade aos trabalhos que as mulheres desenvolvem, suas ações e que nem sempre são reconhecidas. São mulheres que fazem acontecer a nossa história.Como cristãs leigas somos chamadas a sermos sal da terra e luz no mundo do trabalho, da política, da economia inclusiva e nas diversas periferias sociais e existenciais. Como mulheres queremos participar na construção de uma sociedade justa solidaria e pacifica e de iguais. 

Queremos através destes textos mostrar, ainda que simbolicamente, o rosto de algumas mulheres que militam no Organismo. Cristãs Leigas, que nos representam em diversos areópagos, sendo fermento na massa. Desejo que este instrumento possa ser o início de tantos outros para evidenciarmos a dimensão feminina da Igreja, atuando na sociedade, sendo protagonistas em vários ambientes e, conscientes do nosso batismo, atuando como Sujeitos Eclesiais tendo ousadia e criatividade para testemunhar Cristo Jesus. 

Por fim, sem perder a esperança e a capacidade de sonhar, que possamos animar tantas outras mulheres que ainda não se encantaram pelo Projeto de Jesus para que possam se sentir encantadas pela beleza que o Seguimento nos propõe. Que possamos elevar a autoestima de tantas que se sentem excluídas, discriminadas... Que possamos usar da mesma experiência damulher que tinha 12 anos de hemorragia, e no encontro com Jesus se curou (Mc 5,25-34). Tenhamos a mesma coragem e a mesma esperança de tocar na veste de Jesus e nos curar do que nos oprime e nos faz perder a dignidade de filhas de Deus. Sejamos corajosas como Maria, para fazer ecoar o som de nossas vozes ao entoar o Magnificat e dizer que os poderosos e opressores serão derrubados dos seus tronos e os humildes serão elevados na justiça, na paz e na garantia de direitos, caminhar de mãos dadas onde ninguém solta a mão de ninguém. 

Sônia Gomes de Oliveira 

Presidente