segunda-feira, 14 de maio de 2012

MCCE vai disponibilizar lista de candidatos “ficha encardida” emMT

“Vai ter muito sujeito ficha suja que vai colocar alguém da família, como o filho, a filha, irmão, etc., para representá-lo. É o que chamamos de ‘ficha suja reflexa’. Para evitar que os eleitores sejam enganados, também disponibilizaremos uma lista dessas pessoas em nosso site”.




Redação 24 Horas News



O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral em Mato Grosso vai disponibilizar na eleição deste ano uma novidade aos eleitores: os “candidatos fichas encardidas”. Trata-se daqueles que não possuem condenação, mas acumulam grande número de processos. O anuncio foi feito pelo coordenador do MCCE no Estado, Antônio Cavalcante Filho. O objetivo e contribuir para o eleitor na hora de votar. “Faremos um levantamento dos processos que cada um responde e disponibilizaremos as informações a todos”, afirmou.


Por conta do número de municípios no Estado e, consequentemente, de candidatos que participarão do pleito, aliado à falta de estrutura o qual dispõe, o MCCE fará levantamento da situação dos candidatos a prefeito e vereadores apenas das principais cidades.

 “Levantaremos a situação dos candidatos de municípios maiores, mas ofereceremos instrumentos para que os cidadãos façam seus próprios levantamentos sobre os candidatos de suas cidades”, salientou o advogado do MCCE, Vilson Nery.

O advogado também alerta os eleitores para a “jogada” que muitos “candidatos ficha suja” farão com o objetivo de garantir sua permanência no poder. “Vai ter muito sujeito ficha suja que vai colocar alguém da família, como o filho, a filha, irmão, etc., para representá-lo. É o que chamamos de ‘ficha suja reflexa’. Para evitar que os eleitores sejam enganados, também disponibilizaremos uma lista dessas pessoas em nosso site”.

O eleitor também terá papel fundamental contra os candidatos “ficha suja”. N site do MCCE, serão disponibilizados, por exemplo, modelos de documentos através dos quais qualquer cidadão pode solicitar impugnação de uma ou mais candidaturas com base em elementos da Ficha Limpa.

“Digamos que em uma cidade um vereador ao presidir a Câmara teve suas contas rejeitadas. Deixaremos um modelo de petição no site que o cidadão poderá preencher e provocar o promotor e o juiz eleitoral pedindo a impugnação da candidatura desse vereador. Disponibilizaremos modelos de petições para cada circunstância prevista na lei da Ficha Limpa para que os próprios cidadãos possam trabalhar em prol de sua aplicabilidade”.
 
Outra proposta do MCCE é apresentar aos candidatos a prefeito de Cuiabá um documento em que se comprometerão a atuar de forma transparente e ética, principalmente no que se refere ao trato com os recursos públicos e às obras que serão executadas em virtude da Copa do Mundo de 2014. Segundo Vilson, eles serão entregues após o dia 5 de julho, prazo final para os partidos ou coligações registrarem as candidaturas. “Essa ação será feita em parceria com o Instituto Ethos. No entanto, ainda vamos decidir se reuniremos todos os candidatos juntos ou apresentaremos o documento individualmente”.

Com Patrícia Neves, do Diário de Cuiabá

Leia mais:

Do Blog do Chicó 

Ficha Suja de MT já sabe de sua impossibilidade eleitora 

O malandro do PSD de MT anda dizendo que não vai mais sair candidato a deputado estadual e vai eleger sua filha deputada porque ele quer qualidade de vida. José Riva merece ter uma qualidade de vida melhor. Acho mesmo que o STF pensou foi nele quando aprovou a lei da ficha limpa. Proprietário de mais de 100 ações por improbidade administrativas, duas cassações e outras denúncias, Riva vai seguir o conselho do STF e conceder a si próprio um tempo sem mandato para pensar em tudo que fez.

Fonte: Prosa e política

Visite a pagina do MCCE-MT