Movimento já está em 7 municípios
A juíza da 10ª zona eleitoral de Rondonópolis, Jaqueline Cherulli, instituiu naquele município o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com a participação da sociedade civil organizada, entidades religiosas e da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com este núcleo, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral passa a existir em sete municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá o movimento é coordenado por Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, e pelo advogado Vilson Nery. O movimento também foi instalado em quatro municípios da região Oeste do Estado (Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Curvelândia, Glória D´Oeste), pelo juiz Anderson Candiotto. O mesmo magistrado instalará o MCCE no município de Porto Esperidião no próximo dia 22 de agosto.
A juíza Jaqueline Cherulli, de Rondonópolis, mobilizou a sociedade civil daquele município para que todos assumam compromisso com o combate à corrupção eleitoral, entre eles o Lions Club, Rotary, Maçonaria, OAB, servidores e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso e empresários.
“Teremos um comitê que vai acompanhar todo o trabalho eleitoral realizado na cidade de Rondonópolis. Será formado por membros da sociedade civil organizada, Rotary, Maçonaria, OAB, representante da UFMT, empresários. Mas isso é só o começo. O comitê é aberto a toda sociedade. Quanto mais participantes, integrantes tiver, melhor. Fica aqui um convite para quem tiver interesse em fazer parte deste comitê”, disse a magistrada.
De acordo com a juíza Jaqueline Cherulli, a Lei da Ficha Limpa é um marco na democracia brasileira, justamente por ter origem em uma mobilização da sociedade. “Eu tenho certeza absoluta que esta eleição será diferente de todas as que nós já conhecemos até aqui”, concluiu.
RONDONÓPOLIS ABRAÇA PROJETO VOTO LIMPO
A magistrada Jaqueline Cherulli também deu início em Rondonópolis a campanha Voto Limpo, que em nível nacional foi lançada pelo Conselho Nacional da OAB em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral.
Em Cuiabá, as palestras da campanha Voto Limpo são ministradas nas escolas públicas, no período noturno, pelo presidente do TRE, desembargador Rui Ramos Ribeiro, pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT, Sílvio Teles e pelo advogado e membro do MCCE, Vilson Nery.
Em Rondonópolis, o cartório da 10ª zona eleitoral já preparou uma programação das palestras a serem ministras em escolas públicas, sempre às 19 horas nas terças e quintas (veja calendário no final desta matéria).
A parceria entre a OAB e a Justiça Eleitoral foi comemorada pelo presidente da subseção da OAB naquele município, Adalberto Lopes de Souza. “Este projeto é muito importante que para não se repita, em 2012, a corrupção eleitoral que vimos acontecer em todo o Brasil, nas últimas décadas. Nosso objetivo é disseminar a informação em toda a cidade, nos locais públicos, esclarecendo os eleitores para que saibam escolher melhor seus candidatos”.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS VOTO LIMPO
REGIÃO CENTRO:
DIA 21/08 (TERÇA) - ESCOLA ESTADUAL MAJOR OTÁVIO PITALUGA (EMOP)
REGIÃO VILA OPERÁRIA:
DIA 23/08 (QUINTA) - ESCOLA DANIEL MARTINS DE MOURA
REGIÃO JARDIM ATLÂNTICO:
DIA 28/08 (TERÇA) - ESCOLA ESTADUAL PROF.ª ELIZABETH DE FREITAS MAGALHÃES
REGIÃO CONJUNTO SÃO JOSÉ:
DIA 30/08 (QUINTA) - ESCOLA ESTAUDAL DOMINGOS APARECIDO DOS SANTOS
REGIÃO SALMEM:
DIA 04/09 (TERÇA) - ESCOLA ESTADUAL JOSÉ SALMEN HANZE
Fonte: TRE/MT
Leia Mais:
TSE lança campanha pelo "Voto Limpo"
Campanha destaca importância do voto do eleitor a escolha de canditatos Ficha Limpa
Com o mote “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início nesta terça-feira (21) à campanha Voto Limpo, que será veiculada no rádio e na televisão. A iniciativa busca incentivar a participação dos eleitores no pleito de outubro, ressaltando a importância da liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos ficha limpa.
A campanha é composta por cinco filmetes e cinco spots de rádio, de 30 segundos cada, cujas mensagens destacam a validade da Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, para as eleições municipais deste ano. De iniciativa popular, a norma foi sancionada no dia 4 de junho de 2010 após a coleta de mais de um milhão de assinaturas de eleitores de todo o país.
Ao contrário das eleições anteriores, este ano a campanha de esclarecimento do eleitor ficará concentrada nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição. A decisão de concentrar a campanha no mesmo período em que acontece a campanha dos candidatos foi da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, baseada em pesquisa realizada a pedido do Tribunalna qual foi constatado que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores que eram iniciadas 60 dias antes do pleito.
A escolha do tema Voto Limpo também é resultado da pesquisa que apontou que, embora de iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores. “A pesquisa apontou que o eleitor quer o candidato ficha limpa, mas não sabe exatamente o que é o voto limpo. Daí a nossa escolha pelo tema da campanha”, esclarece a ministra.
Os filmetes e spots alertam os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa e valorizando, assim, os candidatos bem-intencionados. As mensagens da campanha ainda incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os entre 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
As peças da campanha poderão acessadas a partir desta terça-feira (21) no Portal do TSE, na página da campanha Voto Limpo.
Fonte: TSE
Visite a pagina do MCCE-MT