domingo, 19 de janeiro de 2014

Movimento faz protesto contra colocação de praças na estrada da Chapad


A manifestação é realizada em frente ao Atacadão, saída para Chapada das 8h às 12h 
 Estrada da Chapada: previsão de 3 dos 4 pedágios que o Governo deve colocar

 

O Movimento Pedágio Não (MPN), que ganhou força à partir das redes sociais programou para este domingo (19), das 8h às 12h, uma manifestação em forma de panfletagem e adesivagem nos carros que estiverem tomando a estrada da Chapada dos Guimarães. O ato acontece no trevo que dá acesso ao Distrito da Guia e a MT 251.

De acordo com a presidente do Movimento, jornalista Fernanda Leite, a intenção do grupo é alertar a população sobre os valores abusivos, bem como a contrariedade com a implantação de pedágio em uma estrada que afeta não somente os turistas e banhistas, como também os moradores destas cidades, sendo que muitos moram em uma e trabalham em outra.

Segundo Leite, esses moradores teriam que desembolsar R$ 541.20 reais mensalmente, sem contar o valor do combustível. Para o turista, o preço seria mais salgado ainda, uma vez que existe cobrança de visitação nos principais pontos do parque nacional e aumento do valor do pedágio aos finais de semana.

De acordo com uma nota divulgada à imprensa do MPN, o Governo do Estado não deu a devida publicidade às audiências públicas que ocorreram em Cuiabá, Chapada e Campo Verde, nos últimos dias. Além disso, segundo a nota,  o Movimento, na última audiência realizada em Campo Verde, teve a oportunidade de se manifestar e apontar quais os motivos para a não implantação do pedágio. 


De acordo com Fernanda Leite, o representante do Governo do Estado, o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado – Sinfra – Márcio Guedes, disse que essas audiências não têm caráter deliberativo e seria apenas para 'avisar' que o pedágio vai ser implantado, sem levar em consideração a ampla maioria que se manifestou contrária.

Outro questionamento é sobre a contrapartida que será oferecida pelo governo na ordem de R$ 77 milhões para a empresa concessionada.  


 EXERÇA SUA CIDADANIA ASSINANDO O ABAIXO ASSINADO CONTRA O PEDAGIO NAS MT que liga Cuiabá/Chapada e Chapada/Campo Verde: Clicando aqui



NO VÍDEO ABAIXO, FERNANDA LEITE FALA SOBRE A MANIFESTAÇÃO 
QUE É REALIZADA NESTA MANHÃ DE DOMINGO (19):




Visite a pagina do MCCE-MT