terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Parte o lutador e obstinado Nivaldo Queiróz


GRANDE, COMO ERA GRANDE: 
Depois de 8 anos lutando contra o câncer, morre em Cuiabá o sindicalista, radialista e jornalista Nivaldo de Souza Queiroz, fundador da CUT e do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Velório de Nivaldo será na Pax do CPA II, a partir de 1 hora da manhã desta terça


Nivaldo Queiroz, um exemplo de vida, de convivência familiar, de atuação sindical, de militância na esquerda, de dedicação profissional, de coragem inquebrantável diante das adversidades


Parte o lutador e obstinado Nivaldo Queiróz

Do portal da UFMT

Para os amigos e colegas de trabalho, “lutador” é a palavra que melhor define o servidor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Nivaldo de Souza Queiróz, que faleceu nesta segunda-feira (10), por volta das 16h30, no Hospital Jardim Cuiabá, em consequência de câncer. Durante oito anos ele lutou contra a doença buscando, incansavelmente, os recursos médicos e de assistência de modo que pudesse tratar-se sem deixar seus afazeres profissionais e familiares. “Perdemos um grande companheiro, um amigo, colega de muitos anos aqui na TVU. Nivaldo nos deixou um grande exemplo de dignidade humana. Sempre foi um lutador, em todos os sentidos, e nos ensinou a nunca desistir de um objetivo. Ele se foi, mas a sua integridade e persistência ficarão como modelo para todos nós que convivemos com ele durante esses últimos anos”, diz Nilo Bezerra, gerente de Rádio e Televisão da TV Universidade.

Militante estudantil e sindical, Nivaldo foi vice-presidente da Associação dos Servidores da UFMT (Assumt) e depois presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Sintuf), criado a partir da associação. Como sindicalista, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso e lutou em defesa e pela garantia de direitos não apenas de sua categoria, mas de todos os trabalhadores.

Além da homenagem por ocasião dos 30 anos do Sintuf, em outubro deste ano o Sindicato inaugurou seu Centro de Formação, a que deu o nome de Nivaldo Queiróz. “Nivaldo é um companheiro de luta, militante importante para os técnicos administrativos e queremos homenagear as pessoas em seu momento positivo, em vida”, disse a coordenadora Geral da entidade, Léia Oliveira, por ocasião da surpresa feita ao colega.

Profissionalmente, ingressou na UFMT em 1984. Já maduro, fez graduação em Jornalismo e passou a atuar na TV Universidade em 2000, como repórter. Fez também o curso de Rádio e TV, concluído em 2013 na UFMT, por dedicação à sua grande paixão, o rádio. Trabalhou na Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, atuou na implantação de rádios comunitárias em Mato Grosso, tendo trabalhado durante vários anos na emissora do CPA, onde chegava diariamente às 05 horas da manhã.

Ao mesmo tempo em que era repórter da TV, trabalhava pela concessão da Rádio UFMT, o que viu concretizado no final de 2008, e pela implantação, que deixou em estágio adiantado. Deixou essa história registrada em seu trabalho de conclusão de curso, defendido em abril de 2013, sob a orientação da professora Vera Leite. “Nivaldo foi uma pessoa verdadeira a quem tive a honra de conhecer dentro de uma sala de aula, tornando-me sua amiga e tendo a honra de conduzi-lo a uma banca de TCC como orientadora, em um momento crítico, em que a doença dava sinais mais fortes que a sua força interna de lutar por mais um dia. Vá em paz meu querido amigo. Deus o acolha em seus braços e tenha certeza de que sua passagem por aqui será sempre lembrada com muito carinho por seus amigos, filhos e netos”, escreve a professora em rede social.

Na vida pessoal, Nivaldo era incansável ao cuidar dos filhos e dos pais, já idosos. Ele deixa cinco meninos, como dizia ao se referir a eles; cinco irmãos; o pai, Durvalino Queiróz da Silva, 86 anos; e a mãe, Ernestina Joaquina de Queiróz, 83 anos. Natural de Nortelândia (MT), Nivaldo completaria 56 anos no dia 29 de setembro. Viveu a infância em Poxoréu e veio para Cuiabá na adolescência, em 1972.

“Era um ser humano maravilhoso, lutador, comprometido com a missão da UFMT e com os colegas; uma pessoa de rara beleza”, ressalta o secretário de Comunicação e Multimeios da UFMT, professor Dielcio Moreira.

“Ele lutou, tanto essa luta contra o câncer, como pela UFMT e por nossas conquistas e agora pedimos a Deus que descanse em paz”, desabafa a técnica administrativa Eliane Miranda, colega da Universidade e da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da UFMT (UFCred).

O radialista e arquivista Roberto Silva, da Coordenação de Jornalismo e Imprensa, lembra que em sua trajetória política e sindical foi um dos articuladores da vinda dos presidenciáveis ao debate realizado pela UFMT, nas eleições de 1989. Também ressalta a garra de Nivaldo pela vida. Velório de Nivaldo Queiróz começará a uma hora da manhã

A família do servidor Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Nivaldo Queiróz, informa que o velório terá início a 01 hora da manhã desta terça-feira, na Pax do CPAII, e transcorrerá até as 15h, quando o féretro sairá. A Pax CPAII fica na Rua Acre, 797. O sepultamento será as 16h30 no cemitério Parque, no bairro Parque Cuiabá.


No vídeo, você revê a entrevista que Nivaldo Queiroz concedeu à PAGINA DO E, em setembro de 2013.







Fonte Pagina do Enock


Visite a pagina do MCCE-MT