terça-feira, 15 de abril de 2014

Sem votação hoje, Câmara deve abrir novo processo contra João Emanuel





CIRCUITO MATOGROSSO
Camila Ribeiro  - Da Reportagem
Aline Coelho  - Da Redação

O presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro informou em Plenário que recebeu na manhã dessa terça-feira (15) nova representação do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) pedindo a cassação de João  Emanuel Moreira de Lima (PSD). O grupo solicitou a perda de mandato do  parlamentar por conta da agressão a ativista Ivonete Jacobe ocorrida no início do mês.
 
No episódio, um assessor de João Emanuel, identificado apenas como Fábio teria desferido um soco no rosto da ativista após essa questionar o vereador sobre os dias na prisão.

“Para não falarem que é perseguição, não vamos colocar essa representação em votação hoje, vamos deixar para próxima sessão”, contou Júlio Pinheiro. Assim, na próxima quinta-feira (17) os vereadores definem sobre a abertura de um novo pedido de cassação contra João Emanuel.

Liminar

Pouco depois da 11h dessa manhã o presidente da Casa de Leis Júlio Pinheiro foi informado oficialmente sobre a suspensão da sessão que votaria a perda do mandato de João Emanuel, decisão da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. 

O descontentamento de Júlio Pinheiro sobre a decisão que já repercutia nos bastidores e foi adiantada pelo presidente da Comissão de Ética Toninho de Souza, foi externada no plenário da Câmara.

“Com insatisfação que acabo de receber a liminar expedida pela ‘brilhante desembargadora’ Maria Aparecida Ribeiro suspendendo os trabalhos da Comissão de Ética dessa Casa e é com muita tristeza que a câmara vai aguardar o TJ decidir o que vai ser feito sobre o caso”, declarou Júlio Pinheiro.

O presidente da Câmara disse que a decisão aconteceu “aos 45” do segundo tempo e por conta disso irá ingressar com representação no Conselho Nacional de Justiça, inclusive se deslocando pessoalmente a Brasília para ingressar com ação contra a “brilhante magistrada”.

Ainda irônico disse que pedirá ao presidente do TJ que receba todos os vereadores, se for preciso fará a sessão dentro do Tribunal com a presença da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

FONTE CIRCUITO MATOGROSSO

Saiba mais

Presidente diz que vai acionar desembargadora no CNJ 
 Suspensão de votação que poderia cassar vereador causa polêmica na Câmara

 vereador Júlio Pinheiro (PTB)

Midia News 

LISLAINE DOS ANJOS E 
LAISE LUCATELLI
DA REDAÇÃO

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), anunciou em Plenário, nesta terça-feira (15), que a Mesa Diretora irá ingressar com uma representação, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contra a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

Na manhã de hoje, a magistrada proferiu uma decisão que culminou na suspensão da sessão que poderia cassar o mandato do vereador João Emanuel (PSD) por quebra de decoro parlamentar. A sessão seria realizada no começo da tarde.

Na decisão, a magistrada concedeu mais tempo de defesa para João Emanuel, uma vez que o parlamentar alegava, em um mandado de segurança, não estar de posse de todos os documentos necessários para elaboração de sua defesa no processo.

"Vamos fazer essa sessão de cassação lá dentro do Tribunal de Justiça, na frente dela [desembargadora], para ela ver a lisura do processo"
“Vou pessoalmente a Brasília entregar essa representação”, afirmou Pinheiro, sem esconder a irritação.

O presidente do Legislativo disse estar “muito insatisfeito” com a decisão da magistrada e solicitou uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Orlando Perri. O magistrado vai receber a comitiva de vereadores às 18h de hoje.

“Vamos fazer essa sessão de cassação lá dentro do Tribunal de Justiça, na frente dela [desembargadora], para ela ver a lisura do processo”, ironizou.

Nova cassação

O presidente da Câmara afirmou, ainda, ter recebido outro documento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pedindo a cassação de João Emanuel.

Desta vez, pela omissão do parlamentar diante da suposta agressão cometida por um de seus seguranças contra a ativista política Ivonete Jacob, no início do mês.

“Na terça-feira [22], vou colocar o pedido em votação para saber se iremos abrir um outro processo de cassação contra o ele [João Emanuel]”, afirmou Pinheiro.
 
Fonte Midia News  
 
 
Visite a pagina do MCCE-MT